O Brasil e nenhum outro país são perfeitos…

Publicado em   18/maio/2014
por  Caio Hostilio

imagesEm minha opinião, perfeição é algo distante onde existem seres humanos. Contudo, será que existe um país perfeito? Ou ao menos algo próximo disso? Parece que não, não é mesmo? Quando pensamos em governo logo nos vem à mente a palavra corrupção, coisa corriqueira aqui no Brasil, infelizmente.

É lamentável… Mas é isto que nós temos de ver sempre que há eleições nesse País! Isso sem falar nos corruptos não contabilizados, que de uma forma ou outra, compram partidos e lideranças, não com seu dinheiro, mas sim com o dinheiro do contribuinte, distribuindo cargos públicos e cooptando o Legislativo, que passa a ser um poder sem força, onde todos se submetem as ações ilícitas do executivo.

Enquanto estiverem vivendo a maravilhosa política do “pão e circo” imposta pelo poder nunca irão fazer nada de concreto para mudar essa realidade, muito pelo contrário, fizeram algo tão absurdo quanto aceitar os abusos do poder público.

Pessoas que são capazes de praticar a corrupção, em qualquer sentido da palavra, são capazes de qualquer atrocidade (quando ficam impunes!). O certo é que reina a impunidade.

A corrupção, a impunidade e a violência são fatores que caracterizam a cultura brasileira desde 1500. Ao menos é isso que pensa a maior parte da sociedade. Por isso o Brasil está entre os dez países mais corruptos do mundo, porém é bom sabermos que ele não é o único com empresas fraudulentas, políticos corruptos… A diferença mais visível é a que diz respeito à impunidade, que no nosso país é a causa do acelerado crescimento do número de criminosos.

Toda essa impunidade favorece ao esquecimento e banalização dos fatos pelos próprios lesados. Assim a indignação, força motriz, “fica para lá”. E povo não protesta, não age. Só reclama…

As soluções para acabar com essas falcatruas no nosso país têm de começar com a mudança da legislação, ou melhor, com a reforma total no nosso poder judiciário. E sem medo, punir, de forma radical, os corruptos (até mesmo se forem grandes autoridades).

Por mais que isso seja duro de aceitar, é a realidade. O homem de hoje é movido pela ganância. Aprendeu a querer mais dinheiro. E o pior, aprendeu a passar por cima das pessoas para alcançar seus intentos. Hoje se traem amigos, desviam dinheiro e até se assassina por ambição. Como que uma sociedade onde “os fins justificam os meios” vai se livrar de corruptos?

Critica-se o governo, porém o povo reelege políticos corruptos. O povo gosta de quem, de alguma forma, lhe ajudou, mesmo que ilegalmente. Hoje não se pensa mais coletivo. Então, como acabar com corruptos se sempre temos os corruptores e aqueles que ficam vendo tudo de boca fechada?

Quando o povo quiser, tanto a corrupção, quanto a impunidade e a violência diminuirão, consideravelmente. Não se pode esquecer que, quem está lá, do lado do crime, não são pessoas de outro mundo. São pessoas comuns, que por falta de caráter, deixam o dinheiro falar mais alto.

Então qual seria a solução definitiva para esses problemas? Implantar um sistema sócio-econômico socialista em todo o mundo, do jeito sonhado por Marx e Engels? Nessa altura do campeonato, isso é utopia. A solução… Primeiro deve-se mudar o homem, para depois mudar o  mundo!

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos