Secretária destaca importância da parceria entre Prefeitura e Governo
Ao participar, na manhã desta terça-feira (20), de painel na Câmara Municipal de São Luís, a secretária Municipal de Saúde, Helena Duailibe, destacou as parcerias do Governo do Estado nas ações promovidas pela pasta e afirmou que graças ao apoio do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, a prefeitura de São Luís conseguiu reabrir a Unidade Mista do Coroadinho. “Não se pode falar em atendimento em saúde sem estarmos de braços dados com os governos estadual e federal. Foi através da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde que conseguimos reabrir a Unidade Mista do Coroadinho”, afirmou. Helena Duailibe destacou ainda a ajuda do Estado no serviço de remoção hospitalar, prestado com o apoio de quatro ambulâncias equipadas, prontas para atender remoções de pacientes. “A ajuda supri o déficit de ambulâncias e nos dá a tranquilidade. É, através da parceria com o estado, que a prefeitura vem cumprindo a sua obrigação com a sociedade ludovicense”, informou. De acordo com a secretária, além do que já foi citado, outro apoio importante do estado com a prefeitura, é com relação ao acesso a medicamentos, que segundo ela, também vem contribuindo de forma decisiva para melhorar o setor de saúde na capital maranhense. “Essas ações só estão sendo cumpridas pela Prefeitura graças a essa importante pareceria com o Estado. Outras ações positivas estão por vir nos próximos meses”, frisou.
Fábio Câmara defende autonomia de Helena Duailibe na Saúde
Parlamentar também reclamou do excesso de gastos com pessoal nas gratificações pelo SUS. O vereador Fábio Câmara (PMDB), defendeu nesta terça-feira (20), durante e painel na Câmara Municipal de São Luís, que a secretária Helena Duailibe (Semus) tenha total autonomia para montar a sua equipe na pasta. — A secretária [Helena] tem que ter total autonomia para, se quiser, fazer as composições, — disse o vereador. Fábio Câmara reclamou do excesso de dinheiro pago pela prefeitura de São Luís com o quadro de servidores. A quantia, de acordo com os dados do RH, da Semus, chega a quase 9.304 servidores. — Será se só se faz saúde com pessoas? E os medicamentos, laboratórios e insumos? — questionou Câmara. Além de mostrar preocupação com o excesso de pessoal, o peemedebista fez uma série de questionamentos em relação aos pagamentos das gratificações do SUS aos profissionais. — Dos 9.304 servidores, 6.065 recebem gratificações pelo SUS, número que representa 2/3 do total. O problema é que não sabemos quem são? Onde estão? Que serviços prestam? Quem nomeou ou contratou? E qual o custo mensal dessa folha aos cofres públicos? — enumerou o pemedebista.
Prefeitura inaugura laboratório de informática em escola da Areinha
Dando continuidade à política do prefeito Edivaldo de inclusão das mídias digitais na rede municipal de ensino, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), inaugurou na manhã desta terça-feira (20) o laboratório de informática da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Rocha, na Areinha. Serão beneficiados 310 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 29 professores. “O prefeito Edivaldo está empenhado para garantir a educação da forma mais integral possível, e isso passa pelo acesso à tecnologia. Com ferramentas de inclusão digital e acesso à internet, estimulamos a pesquisa, comunicação, investigação, oficinas e outras atividades”, destacou o secretário de Educação, Geraldo Castro. A escola organizou uma programação especial que reuniu a comunidade, a equipe pedagógica da escola e a equipe da Semed. A estudante Gabrielle Barbosa iniciou as atividades, cantando uma música em homenagem à UEB Maria Rocha. Danças coreografadas, poesia e até um espetáculo teatral, apresentado por estudantes do 8º e 9º ano, compuseram a programação.
Prefeitura de Ribamar executa ações emergenciais de infraestrutura
A Prefeitura de São José de Ribamar está executando ações emergenciais com o objetivo de recuperar a infraestrutura de várias regiões da cidade atingidas pelas fortes chuvas que continuam caindo na Grande Ilha. Com base em um levantamento elaborado pela Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos (SEMOSP), o trabalho consiste na realização de serviços diversos (recuperação asfáltica, limpeza de galerias de águas pluviais, melhorias de acesso, instalação de tubulação de drenagem, reconstrução de pontes, por exemplo) em bairros de várias regiões da cidade, dentre elas na Sede, Vilas, Zona Rural e Limítrofe. Só para se ter uma idéia do estrago causado pelas chuvas na cidade de São José de Ribamar, quatro pontes – situadas nos bairros Parque Araçagi, Miritiua, Ubatuba e Rio São João – tiveram trechos destruídos pela força das águas. A do Miritiua já foi reconstruída e os trabalhos, neste momento, estão sendo feitos no Parque Araçagi. Em seguida, as outras duas também receberão os mesmos serviços. De acordo com o secretário municipal de Obras de Ribamar, André Franklin Duailibe, as ações emergenciais também terão como alvo os chamados grandes corredores urbanos (avenidas) que cortam a cidade e fazem fronteira com a capital São Luís. Duailibe explicou que o serviço, apesar de estar sendo executado por várias frentes de trabalho, sofre certo atraso principalmente devido ao período chuvoso. “Em algumas regiões já conseguimos finalizar os serviços, mas em outras, em função das chuvas que continuam caindo, o trabalho tem que ser paralisado e, por conta disso, ocorre certa demora. No entanto, queremos deixar a população tranqüila e certa de que as ações irão chegar nas regiões que precisam das mesmas”, disse.
Famem e Fiema discutem parceria em prol dos municípios maranhenses
Em reunião de trabalho realizada na tarde desta última segunda-feira (19), o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, começaram a elaborar uma parceria entre as entidades que resultará em benefícios variados para os municípios maranhenses. O encontro aconteceu na sede do Sistema Fiema, em São Luís e contou, ainda, com as presenças do diretor regional do Senai e superintendente regional do IEL, Marco Moura; da superintendente regional do Sesi, Roseli Ramos; do diretor da Federação, Cláudia Azevedo; e do conselheiro regional do Sesi, Celso Gonçalo. Foram propostas diversas ações parceiras que permitirão levar para os municípios de todas as regiões do Estado serviços variados oferecidos pelo Sistema Fiema, tais como cursos de capacitação, consultorias, intermediação para contratação de estagiários e elaboração de projetos de tratamento de resíduos sólidos, por exemplo. Também foi proposta a realização de um seminário, elaborado em parceria pelas duas entidades, destinado aos gestores públicos (prefeitos, secretários municipais e demais assessores das Prefeituras) e que abordará as oportunidades e informações do Guia para Modernização de Procedimentos para Licenciamento de Empresas no Âmbito Municipal, lançado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a International Finance Corporation (IFC), do Grupo Banco Mundial. O Guia é um roteiro valioso para as prefeituras maranhenses que pretendem modernizar e simplificar seus procedimentos de licenciamento de empresas. Para promover as propostas do Guia, as prefeituras poderão contar com uma linha de financiamento especial oferecida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Programa de Modernização Administrativa, Tributária e da Gestão dos Setores Básicos (Pmat).
Tendência do PMDB é manter apoio a Dilma
Publicado em: Governo