Tambor, bois e arrasta-pé animam público na abertura do Arraial da Lagoa
Com apresentação de tambor de crioula, quatro bois e show do sanfoneiro Waldonys, o “São João do Maranhão – A Copa da cultura brasileira” foi aberto, na noite desta quinta-feira (19), no Arraial da Lagoa, em São Luís. Um grande público prestigiou a primeira noite de festança, incluindo muitas famílias. A governadora Roseana Sarney, usando um chapéu bordado de bumba-meu-boi, também conferiu a programação, que prossegue até Dia de São Pedro (29 de junho). “Hoje, estamos abrindo a temporada junina oficial do Governo do Estado mais entusiasmados e animados do que nunca. Afinal, estamos em plena Copa do Mundo e temos a certeza de que este clima de patriotismo reflete em tudo o que acontece nesta época do ano. E é assim, cheios de esperança e de alegria, que queremos vivenciar mais um São João do Maranhão, na certeza de que, por mais um ano, teremos uma festa vitoriosa”, destacou Roseana Sarney. A governadora ocupou uma das mesas da Barraca do Voluntariado de Obras Sociais (VOS), que toda a noite terá o comando de órgãos estaduais. Também presentes, as secretárias Olga Simão (Cultura), Carla Georgina (Comunicação Social), Luiza Oliveira (Direitos Humanos), Anna Graziella Costa (Casa Civil) e o secretário José Costa (Sectec). A programação junina, coordenada pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Cultura (Secma), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom), prossegue até dia 29 de junho, com atrações diárias. Na noite de abertura, a primeira atração do Arraial da Lagoa foi o Tambor de Crioula de Geralda Clemência, que subiu ao tablado de apresentações pontualmente às 19h. Depois, foi a vez do Boi Upaon-Açu, sotaque de orquestra, fazer a festa de quem marcou presença no terreiro junino.
Festejo junino de São José de Ribamar começa neste sábado
Terá início neste sábado (21), e se prolongará até o próximo dia 29, o festejo junino do município de São José de Ribamar, evento cultural e turístico promovido pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB). A programação completa da festança pode ser conferida no seguinte link http://goo.gl/QPDyAO Ao longo destes nove dias, mais de 80 de grupos folclóricos genuinamente ribamarenses – Danças Portuguesas, Cacuriás, Bumba-Bois (sotaques de matraca, orquestra, zabumba e baixada), Quadrilhas, Tambor de Crioula, Danças do Boiadeiro, Companhias de Dança e Teatro, bandas, dentre outras – irão animar o público e os turistas que estiverem na cidade. A programação será desenvolvida nos sete arraiais oficiais – Sede (Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, na orla marítima), Vilas (Vila Flamengo), Matinha (sede do Bumba-Boi), Parque Vitória (Praça do Rodão), Panaquatira (Viva), Rio São João (Viva) e Piçarreira (Viva) – e em outras dezenas de terreiros juninos – Piçarreira, Rio São João, Panaquatira, dentre outros – espalhados pela cidade e que receberão total apoio da Prefeitura ribamarense. “Mais uma vez, estamos promovendo um São João totalmente ribamarense. Todos os grupos que irão animar a festa são do município e todos receberam, antecipadamente, a primeira parcela dos cachês para se prepararem bem para o período junino e fazer bonito nos arraiais. Além disso, temos a convicção de que, investir na nossa cultural local, significa investir também na fomentação do turismo e na economia local. Tenho certeza que este será um dos melhores festejos juninos do Maranhão”, afirmou Gil Cutrim. Lava-Bois – A temporada junina no Maranhão será oficialmente encerrada nos dias 05 (sábado) e 06 (domingo) de julho em São José de Ribamar durante o tradicional Lava-Bois, evento também organizado pela administração municipal e que, este ano, chegará a sua 61ª edição. A expectativa é de que mais de 100 mil pessoas participem dos dois dias do tradicional evento.
Prefeitura recepciona turistas no aeroporto em clima de São João
Os turistas que desembarcaram em São Luís na tarde desta sexta-feira (20) foram recepcionados por personagens de manifestações culturais maranhenses, como o Bumba-meu-boi e o tambor de Crioula. A operação Boas Vindas, realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da secretaria de Turismo, tem o objetivo de promover a divulgação da cultura local, mostrando aos turistas uma prévia do São João. A ação que acontecerá ainda nos dias 21, 27 e 28 de junho, das 13h às 18h, no Aeroporto Marechal Cunha Machado, também será realizada em oito hoteis da cidade durante o café da manhã. O secretário municipal de Turismo, Lula Fylho, destacou que a expectativa é receber cerca de 100 mil turistas durante o período junino. “Momentos como esse são propícios para divulgar a cultura local. Ações assim mostram como são fortes nossos traços culturais e demonstram a hospitalidade do nosso povo”, afirmou o titular da pasta. Ele acrescentou que, com o incentivo do prefeito Edivaldo, novas parcerias estão sendo firmadas no intuito de intensificar as ações voltadas para o setor do turismo. O mês junino é um dos períodos em que a cidade de São Luís atrai mais turistas. Com a chegada das festas de São João, visitantes procuram na cidade a diversidade cultural e culinária, além dos atrativos históricos e naturais da cidade. O maranhense Carlos Miranda, que mora no Rio de Janeiro, afirmou que sempre que pode volta à cidade. “Achei sensacional a recepção. É muito bom voltar e ser recebido de uma forma calorosa como essa”, declarou o Carlos. Para a paulista Fernanda Fernandes, a passagem por São Luís será breve. “Gostei muito da recepção, achei a ideia muito legal. Vou passar apenas o final de semana, mas vou visitar o São João”, disse a turista.
Publicado em: Governo