Grupos folclóricos e show de Geraldo Azevedo animam mais de 18 mil na Lagoa, no sábado (21)
Um público de mais de 18 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, lotou o Arraial da Lagoa, em São Luís, na noite deste sábado (21), para participar das festividades do “São João do Maranhão – A Copa da Cultura Brasileira” e assistir a apresentações de grupos folclóricos e ao show de Geraldo Azevedo. A governadora Roseana Sarney acompanhou a festa no espaço e destacou a pujança do folclore do estado.
“A diversidade cultural maranhense é muito forte e o que estamos fazendo é dar continuidade à nossa tradição, prestigiando nossos bois, tambores, quadrilhas e cacuriás”, declarou a governadora Roseana, que ocupou uma mesa na Barraca do Voluntariado de Obras Sociais, a cada noite coordenada por um órgão estadual.
Roseana Sarney assinalou o destaque nacional alcançado pela festança do Maranhão no país, lembrando que, na noite de sábado (21), o Arraial da Lagoa estava sendo mostrado pelo programa “São João do Nordeste”, exibido pela Rede Globo; e também teve transmissão ao vivo da TV Brasil. “Nosso São João é um dos mais belos e genuínos do país e o Brasil reconhece isso, tanto que estamos com duas emissoras fazendo transmissões nacionais daqui hoje. A festa está muito bonita”, ressaltou.
A secretária de Cultura, Olga Simão, também enalteceu a cultura do estado. “A festa está sendo um sucesso muito grande, com público excelente”, declarou. Ela disse que o povo maranhense mantém a tradição de participar da festa popular, não apenas na Lagoa, mas também nos mais diversos arraiais espalhados pela cidade. “A nossa diversidade é muito grande, temos o bumba-meu-boi, o cacuriá, tambor de crioula, dança portuguesa, quadrilha, brincadeiras que tornam a festa muito rica e criativa”, destacou.
Público
O espaço foi aberto às 19h com a participação de pessoas de todas as idades, inclusive crianças dando os primeiros passos no bumba meu boi. A tranquilidade e a organização do Arraial foi o que mais chamou a atenção dos visitantes.
“A festa está ainda melhor do que a do ano passado, um espaço maravilhoso, grandes atrações e o destaque maior para as nossas brincadeiras”, disse o autônomo Inácio Correia.
Para a dona-de-casa, Ivaneide Santa Bárbara, o melhor foi poder assistir a grandes shows sem pagar nada. “Venho todos os anos, mas hoje estou aqui, especialmente, para assistir aos bois e a Geraldo Azevedo, uma oportunidade única”, ressaltou.
Show
A noite começou com as apresentações do Boi da Lua, que mostrou muita energia e gingado. Depois, foi a vez do Boi de Guimarães, do sotaque da Baixada, com suas ricas indumentárias e cazumbás. Em seguida, o Boi de Sonhos fez todo mundo dançar ao som do sotaque de orquestra
Na sequência, o cantor Geraldo Azevedo subiu ao palco para entoar seus grandes sucessos. “Antigamente o São João era uma manifestação forte só no Nordeste, mas hoje o forró é música conhecida no mundo inteiro. Cada lugar no Nordeste tem sua cultural regionalizada, aqui é o bumba-meu-boi, mas absorve o forró e a história de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Padeiro, e tantos outros”, declarou o cantor, em coletiva, minutos antes de iniciar o show.
Ele declarou estar muito feliz em participar do São João do Maranhão, terra que conhece bem e que tem grande carinho e entoou versos de “Terra à Vista”, música feita em homenagem à capital maranhense e também conhecida como “São Luís do Mara”. “Foi uma inspiração e uma homenagem que até hoje faz confundir a cabeça de algumas pessoas que pensam que sou daqui”, revelou.
No show, Geraldo Azevedo cantou grandes sucessos da carreira, como “ABC do Sertão”, “Dona da Minha Cabeça”, “Moça Bonita”, “Dia Branco”, “Bicho de Sete Cabeças”, além claro, de“Terra à Vista”. Após o show de Geraldo Azevedo, o público ainda conferiu mais duas apresentações, a diversidade do Boizinho Barrica e o Boi de Orquestra Brilho da Ilha.
Mais festança
A programação no Arraial, que prossegue até o domingo (29), é realizada pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Cultura (Secma), de Turismo (Setur) e de Comunicação Social (Secom), e tem patrocínio da Suzano Papel e Celulose, Caixa Econômica, Mateus Supermercados e Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com apoio do São Luis Convention & Visitors Bureau.
Grupos folclóricos fazem a festa no São João de Ribamar
Grupos folclóricos genuinamente ribamarenses fizeram a festa na noite deste último sábado (21) na abertura oficial do São João 2014 do município de São José de Ribamar, evento cultural e turístico organizado pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB).
A festança junina, que terá prosseguimento até o dia 06 de julho, com o tradicional Lava-Bois, está acontecendo nos sete arraiais oficiais – Sede (Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, na orla marítima), Vilas (Vila Flamengo), Matinha (sede do Bumba-Boi), Parque Vitória (Praça do Rodão), Panaquatira (Viva), Rio São João (Viva) e Piçarreira (Viva) – e em outras dezenas de terreiros juninos espalhados pela cidade e que estão recebendo total apoio da Prefeitura. A programação completa do São João ribamarense pode ser conferida no www.sjr.ma.gov.br
“A festa está linda principalmente porque o público, formado por moradores e visitantes, está tendo a oportunidade de desfrutar com segurança de uma programação com agremiações somente da terra. Acho que investir nos grupos culturais da cidade é uma ação importante que deve, sim, servir de exemplo”, disse a professora Elisabeth Ribeiro, que na noite de sábado curtiu a programação dos arraiais das Vilas e do Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen (Sede).
Para o comerciante Ronaldo Mendes, a exemplo do Carnaval, o período junino em São José de Ribamar está movimentando a economia da cidade, principalmente devido ao fato da programação ter sido, mais uma vez, descentralizada. “Em cada região da cidade tem um arraial bem estruturado e com uma programação muito boa, com grupos do município. Tal situação faz com que o dinheiro circule de forma mais rápida beneficiando uma cadeira produtiva formada por vários segmentos”.
Presente na abertura dos festejos juninos, o prefeito Gil Cutrim disse que, apesar das dificuldades financeiras pelas quais passam todos os municípios brasileiros, investir na cultura significa investir na geração de trabalho e renda, o que movimentada, ainda, outros setores da cidade, como o do turismo e gastronomia, por exemplo.
“A festa está linda, segura e com uma programação muito boa formada somente por grupos culturais de Ribamar. Tenho certeza que este será um dos melhores festejos juninos de todos os tempos do município”, afirmou Cutrim.
Publicado em: Governo