PRTB ganha força no Maranhão! Na última sexta-feira (20), o prefeito de Coelho Neto e ex-deputado estadual, Soliney Silva, foi registrado como delegado do partido no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, isto quer dizer que ele será o responsável por conduzir toda a articulação política da legenda, antes e durante o período eleitoral no estado. A missão foi dada pelo presidente nacional do PRTB, Levy Fidelix, após reunião na última semana na sede do diretório nacional em São Paulo. Além desta decisão foi decidido também o apoio incondicional a pré-candidatura de Lobão Filho (PMDB) ao governo e Gastão Vieira (PMDB) ao Senado.
Soliney Silva além de ser o responsável por conduzir o processo eleitoral do partido, assumiu o posto de presidente de honra no PRTB no Maranhão. Ficando a cargo dele, a responsabilidade de aumentar a representatividade da legenda tanto na Assembleia Legislativa como na Câmara Federal, sendo esta última a prioritária. A meta nacional da sigla é eleger dez deputados federais e um deve ser maranhense.
Faltando dez dias para acabar o prazo final para realização de convenções e definições de coligações, Soliney Silva corre contra o tempo para finalizar as articulações. De acordo com o dirigente, está sendo buscado o melhor caminho para que o PRTB eleja seus deputados estaduais, federais e ajude Lobão Filho garantir a vitória para governador.
Em relação às disputas proporcionais, a prioridade absoluta será a eleição de deputados federais. Tanto que de acordo com uma resolução nacional 005/2014 do PRTB, deputados estaduais de mandato poderão ser indicados para a disputa de federal, a fim de fortalecer a nominada do partido e garantir assim a representatividade na Câmara Federal. Isso quer dizer que Stênio Rezende e Carlos Filho pode entrar na disputa por uma vaga no Congresso Nacional, mas essa decisão ainda será negociada com os filiados.
De acordo com as costuras políticas, o PRTB deve integrar uma grande chapa de mais nove partidos aliados de Lobão Filho (PHS/PMN/PSL/PTdoB/PRP/PSC/PTN/PRP/PEN), tanto na disputa estadual como federal. De acordo com a projeção, elaborada por presidentes dos partidos, caso isto ocorra, pelo menos 15 estaduais e 6 federais devem ser eleitos nestas composições, fazendo com que todas legendas aliançadas tenham chance de eleição, afinal o patamar de votos para eleição de um deputado federal será de 30 mil votos e deputado estadual 20 mil votos, nesta composição.
Hoje o PRTB conta com uma nominada de 54 pré-candidatos a deputado estadual e 20 pré-candidatos a deputado federal, entre eles o ex-prefeito de Bacabal, Raimundo Lisboa; o vereador de São Luís, Beto Castro; o ex-prefeito de Santa Inês, Roberth Bringel; Luís Fernando Alves (irmão do prefeito de Santa Inês); a vereadora Gardênia (Humberto de Campos), a vereadora Ana Paula (Parnarama) e muitos outros.
Nesta segunda-feira (23), Soliney Silva reúne filiados e pré-candidatos a deputados estaduais e federais, para discutirem essas formações de coligações, além de definir data de convenção e número exato daqueles que irão disputar a eleição.
Publicado em: Governo