Sindeducação volta a exigir ações emergenciais da Semed

Publicado em   12/nov/2014
por  Caio Hostilio

Armas brancas apreendidas na UEB Zuleide AndradeA presidente do Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação), profª Elisabeth Castelo Branco, voltou a cobrar, na tarde desta terça-feira (11), medidas urgentes e eficazes da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed) para equacionar o problema da falta de segurança nas escolas, bem como a sua reestruturação com um corpo administrativo capaz de atender às necessidades das escolas e um novo projeto pedagógico que assegure educação de qualidade e um futuro promissor para as crianças da capital.

DSCF6173 - Reunião com Semed, Promoria da Educação, Conselho Municipal e Conselhos Tutelares“Temos que transformar as nossas escolas em um local prazeroso para os professores e alunos. Não podemos admitir que a situação permaneça como está. O clima é de pavor e total insegurança. Vários assaltos já foram registrados nos últimos dias. A apreensão de armas brancas dentro dos estabelecimentos de ensino é estarrecedor e assustador”, pontuou a profª Elisabeth, durante reunião com representantes da Semed, Conselho Municipal de Educação, Conselhos Tutelares da Cidade Operária e Zona Rural e Promotoria da Educação, além de professores e diretores de diversas escolas da rede pública municipal.

Em episódios recentes, armas brancas foram apreendidas entre os alunos da UEB Zuleide Andrade (zona rural); uma professora teve seu carro roubado em frente à UEB Maria José Serrão no Turu; e a UEB Bandeira Tribuzzi, no Centro, foi invadida por bandidos armados que renderam e roubaram objetos pessoais de funcionários e equipamentos da escola. Em nenhum dos casos, havia vigilância escolar.

Apenas este ano, a Semed reduziu a 50% o número de vigilantes terceirizados nas escolas. Sobre o contingente, a presidente do Sindeducação exigiu ações de curto prazo ao poder público municipal, alegando que muitas escolas encontram-se em áreas controladas pelo tráfico de entorpecentes. Ela destacou ainda o exemplo de São José de Ribamar onde as escolas são protegidas pela Guarda Municipal. “Se as escolas são um prédio público, por que não submetê-las aos cuidados da Guarda Municipal de São Luís?”, sugeriu.

A líder do sindicato levantou ainda a questão da infraestrutura nas escolas da capital. “As nossas escolas não possuem estrutura adequada para um ensino de qualidade. Corredores e bibliotecas estão sendo transformados em sala de aula. Não há vigilante e muito menos corpo administrativo. O professor assume responsabilidades que não lhe competem, é uma sobrecarga humanamente impossível. O caos está instalado e temos que buscar medidas práticas para resolver todos esses problemas”, cobrou.

As reuniões para tratar da situação de precariedade das escolas com a promotoria da educação e a Semed são constantes, mas as ações de melhorias caminham na contramão desses esforços. O sindicato entende que falta determinação e vontade política por parte da Semed para realizar as transformações necessárias na estrutura educacional de São Luís. “A fórmula é simples: o processo ensino/aprendizagem não será eficiente se não transformarmos as escolas em um local onde professores tenham reais condições de desenvolver suas atividades pedagógicas e, os alunos, um ambiente seguro e propício ao estudo”, concluiu a profª Elisabeth Castelo Branco.

  Publicado em: Governo

3 comentários para Sindeducação volta a exigir ações emergenciais da Semed

  1. Talita disse:

    Pelo menos a prefeitura esta se comprometendo com algo, nao é como o atual governo do estado que está saindo e deixando cidades como Bom Jardim marcadas pelo anlafabetismo em âmbito nacional.

    RESP. SERÁ QUE VOCÊ É TÃO ANALFABETA QUANTO OS QUE TOMAM CONTA DA EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS? MALUCA RESPONSÁVEL PELA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DE BOM JARDIM, E DOS RECURSOS DE FUNDEB E OS DOS FNDE É A PREFEITURA, PORTANTO, VAI COM ESSE TEU DISCURSO CANALHA E SAFADO, LÁ PARA SACO DAS ALMAS, PORQUE AQUI NÃO COLA!!!

  2. Carolina disse:

    Eu acredito que a Semed está dando bastante assitência para as escolas, professores e alunos. O próprio secretário está sempre disponível para ouvir as demandas da educação e buscar soluções.

  3. WILSON disse:

    a questao educacional é de suma importancia para uma sociedade mais evoluida, mas é preciso que governo e prefeitura trabalhem de forma mais proxima para que os problemas sejam resolvidos.Quem sabe agora nesta nova gestao… vamos aguardar…

    RESP. NÃO EXISTE ISSO NÃO!!! VISTO QUE OS RECURSOS MUNICIPAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL SÃO GRANDES, TANTO DO FUNDEB QUANTO DO FNDE… O PROBLEMA SÃO OS DESVIOS, OS ATOS ILÍCITOS, AS APLICABILIDADES IRREGULARES, O FAVORECIMENTO LICITATÓRIOS ETC.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos