Uma carta de Chicão ao seu irmão Luiz Alfredo…

Publicado em   14/nov/2014
por  Caio Hostilio

Querido Irmão,

10369694_10201967622752307_9131618813507524000_nEstava numa reunião de trabalho com gente de bem, tratando de planos para melhorar o futuro de nossa gente sofrida, quando recebi uma ligação chorosa de nosso irmão Luis de Jesus, dizendo que vc estava morto ! Outras ligações foram chegaram dando conta que precisava ir com urgencia à sua casa !

Sentei, chorei e tudo em volta perdeu o sentido !

Somente aos poucos fui entendendo que se tratava de um crime de latrocínio a partir das várias versões que aos poucos me chegavam de amigos e parentes !

Na tua casa, repórteres, vizinhos , amigos , parentes e curiosos se avolumavam na entrada principal. Um cordão de carros de policia e ambulancias mostravam que a tragédia era real.

Vi teu corpo jogado na saleta de entrada ao lado da chapeleira presenteada por papai ! Rompi o isolamento mas não deixaram remover o lençol que te guarnecia, tentando encobrir o sangue derramado e velando as chagas das torturas recebidas !

Levaram teu corpo, limparam teu sangue, mas esqueceram uma parte tua na jardineira onde foi teu local de tortura !

Depois que as pessoas foram deixando o local, me deitei no chão, no mesmo lugar onde vc deu o último suspiro nos braços da sua amada esposa ! Buscando descobrir o seu ponto de vista, olhei ao redor para ver com meus olhos tuas últimas imagens. Olhei os objetos da sala. Olhei a coleção de bengalas robustas que poderiam ter sido utilizadas para sua defesa, mas estavam intactas ! Olhei para o teto e cheguei até mesmo a ouvir sua voz inconfundivel ! Foi ai que pude perceber a tua solidão nessa ultima batalha da sua vida ! Vc que tinha tantos amigos e irmãos, estava absolutamente sozinho quando mais precisou de ajuda para defender sua família… que como dissera um dos um dos facínoras: iria ser “aloprada”, seja lá o que isso signifique no “bandidês”!

Um amigo meu , que nem estava lá, percebendo o desespero, mandou um padre franciscano na tua casa! Chegando ele rezou e depois se ajoelhou comigo no teu chão de morte e rezamos para conforto de nossa alma e na tentativa de estabelecer um canal religioso contigo.

Oh, irmão! Me perdoa por não estar lá contigo às 9:30 h ! Daria tudo pra voltar naquele momento e poder te ajudar a travar o bom combate contra os quatro bandidos que tentavam destruir tua tenda sagrada ameaçando matar teus filhos e esposa !

E se nesse combate fosse eu que tivesse sucumbido, melhor para nossa cidade, melhor para nosso estado, para nosso país e para nosso mundo ! Não porque eu não valha nada ! Sou servidor dedicado e trabalho muito, muito mesmo , de manhã , tarde e noite, sábados e domingos como tu bem sabes, mas infelizmente, pelas características do meu trabalho nunca salvei vidas e nem precisei curar doenças. Não quis o destino que eu fosse

médico e chegasse a tua impressionante marca de dezenas de milhares de vidas salvas ao longo de uma carreira de quase 25 anos, coroando teu portfolio de bondades !

Quisera naquele fatídico dia, ter dito a chance de salvar uma única vida… a tua, e isso me bastaria para sempre. Tivesse feito isso , pouparia o choro de milhares de pessoas que acompanharam teu cortejo, pouparia o olhar desesperado de nossa mãe que jamais pensou em enterrar um filho, pouparia a dor de nosso pai, que mesmo com Alzheimer, passou a noite inteira, depois do velório, clamando teu nome.

Evitaria o sentimento de culpa e o inocente pedido de perdão do teu filho Lucas que, sem entender o caos instalado e a destruição institucionalizada do nosso pacto social , atribuiu a si mesmo a culpa por tua morte ! Uma estranha e surreal forma de inversão , onde as vitimas acabam se transformando em culpados.

Pouparia também a dor de nossa irmã Graça que ainda trava uma luta interior para vencer o vazio gerado pela morte do nosso Leomar.

E até mesmo, por pura ironia, poderia aplacar a dor estampada no irmão de um dos facínoras , que em visita à prisão, bradava com cabeça contra a parede, que tinha um irmão louco, pois ajudara a matar o médico que salvara a mãe deles !

Querido irmão, fica em paz ! Aqui olharemos os teus e não deixaremos que nada lhes falte, apenas o vazio insubstituível do grande pai e grande esposo que vc foi !

Adeus Junior , sabemos que vc foi um homem do bem , um verdadeiro sacerdote da medicina, e sentirei saudades de tudo que vc representou nessa vida. Até mesmo das tuas brincadeiras ácidas que fazias com familiares e pacientes… também pudera , nosso bisavô Luiz Alfredo Netto Guterres – o médico dos pobres, era assim também !

Sentirei saudades das nossas viagens de aventura pelos lençois maranhenses. Sentirei saudades dos deboches do “ Tio Bucho”, como gostava de repetir meu caçula Luiz Miguel – o teu querido Biliguel. Sentirei saudades das reuniões familiares que inventavas só para exibir teus invejados e fantásticos dotes culinários !

Adeus Junior e que Netto Guterres possa te acompanhar nesse outro mundo, que mesmo contra minhas crenças cientificas, acredito que deva existir.

Lembre-se que Netto Guterres, também morreu em decorrencia de um ato onde atuou bravamente para salvar a vida de uma família.! Vc foi além e se ofereceu em holocausto para salvar a própria família ! Digo holocausto, porque com certeza a situação não permitiu que vc tivesse a exata dimensão que seu sacrifício representaria a morte futura de milhares de pacientes que pela ausência de tuas mãos habilidosas – barbaramente quebradas pelos teus algozes, não receberão o poder de tua cura ! Infelizmente teus assassinos não mataram uma única pessoa, mataram milhares de pessoas ! Assim, deveriam responder por crime contra humanidade !

Conversa com ele, querido irmão, e vê se como médicos humanistas que foram, inventam um jeito de lançar em nosso mundo insano e desumano, um pouco de luz, alegria, paz, amor e caridade ao próximo !

Te amo, eternamente !

CHICAO

  Publicado em: Governo

53 comentários para Uma carta de Chicão ao seu irmão Luiz Alfredo…

  1. Luiz de Jesus Peres Soares disse:

    Chicão conseguiu expressar os sentimento de todos nos irmãos de Luiz Alfredo, meu irmão ta fazendo muita falta.

    • Célia Daumas disse:

      Peres, Chicão, sinto muito mesmo pelo Luiz Alfredo, meu contemporâneo de Santa Teresa. Desejo conforto a toda a família e que ele siga em paz. Vi a reportagem no jornal O Globo.

  2. Clara Sampaio disse:

    Chicão deixou falar o coração…que palavras lindas…o Junior na minha crença está sentindo esse amor… e se existe realmente outro mundo Chicão, eu acredito também que exista, ele deve ter muito amor senão não teria sentido algum…

  3. Luiz Carlos Cordeiro disse:

    Com os olhos marejados, vai aqui o meu abraço solidário ao meu amigo Chicao e a toda a família do Dr. Luiz Alfredo. Que Deus os ampare e conforte!

  4. Lidiane Souza Silva disse:

    Me emocinei muito ao lê essa carta peso a Deus que conforte o coração de cada um de seus familiares e amigos.

  5. silvana ferreira lima rubim disse:

    Deus, ao ler esta carta, a sensação que tive foi que ele estava ao meu lado lendo junto comigo….Deus dê conforto necessário a essa família, pacientes, amigos….Sabes de toda
    s as coisas.!!!!

  6. Clelia pinheiro disse:

    Como não se emocionar?! Diante das palavras vinda do coração! As lágrimas surgem……que Deus o abençoe

  7. José Eudes Soares Oliveira disse:

    Chicão! lembro do casarão na Rua Santo Antonio, de vcs… que não me conhecem, lembro de um de vcs estudando no Colégio da mesma rua. Como vc traduziu a dor que sentes em nós tambem. Que Deus te dê o conforto e aos seus tbm.

  8. ad disse:

    me emocionei q Deus conforte sua familia e amigos.vim o dr. luis alfredo quando fiquei no geral e vi toda a dedicaçao com seus pacientes.

  9. Solange Bugarin de Mello disse:

    Chico, Jesus, Graça, Luciano, tios Sônia e Luis, sinto muito e entendo o sentimento de vocês neste momento, pois muita saudade o Júnior, nosso irmão, primo e amigo nos deixou. Deus está amparando cada um de vocês, e iluminando o caminho dele com muito amor. Peço por todos em minhas orações.

  10. Ana Celia Piorski disse:

    Chicao , que Deus conforte sua familia …. Quanta tristeza

  11. MARIA DE FÁTIMA MEDEIROS DE SOUSA BARBOSA disse:

    Tive o prazer de conhecer esse homem de coração humano e justo, mais o que é de Deus ele toma de volta! Ele deu, ele o recebeu nos braços do pai!

  12. jacqueline weba disse:

    Ai Chicão tu me fez chorar, senti tua dor de verdade, td que expressou aqui nesta carta para seu irmão Junior foi escrita pelo sentimento de dor, que lindas e sábias palavras, quando perdi minha mãe vc foi lá e me abraçou, ela se foi e levou um pedaço de mim, teve trechos aqui que vc tbm deu de entender isso, quando eles partem eh assim que ficamos, Graça precisa muito do apoio de vcs assim como sua mãe e td família, tenho certeza que se vc estivesse lá seria mais um a combater esses marginais que não perdem nada quando tira a vida de um cidadão do bem, verdadeiros monstros desprovidos de sentimentos, Deus conforte o coração de tds vcs, sinta-se abraçado Chicão, meus pêsames.
    2 min · Curtir

  13. Deus ilumine os familiares e lhes dê força e resignação em momento tão difícil.

  14. Márcia Macieira disse:

    Chorei muito aqui…peço a Deus que possa confortar toda a família que neste momento passa pelo grande deserto da dor. Não conhecia o Dr. Alfredo pessoalmente, apenas por telefone, pois, inúmeras vezes liguei para marcar entrevistas para matérias jornalísticas…ele, sempre com muita gentileza nos atendia. As palavras escritas doem na alma porque me lembram do meu irmão amado, Antonio Macieira, o qual perdi no ano de 2005 nessa mesma circunstância. É uma dor imensa, gente…muito grande mesmo.

  15. Iracema de Jesus Azevedo Soares disse:

    Não lhe conheço Chicão e a ninguém da sua família, mas chorei mto , sensibilizada.Jesus conforte a todos

  16. Samia Cristina disse:

    Que Deus console essa familia… Essa realmente foi uma perda irreparável. Meus sentimentos a familia.

  17. Sheila disse:

    Desejo que nesse momento de dor, Deus possa trazer paz ao coração dos familiares e que faça brotar em cada cidadão o desejo por lutar por um Estado e por um Brasil onde reine a paz.

  18. Antônio F S padilha disse:

    Amigo Chicão
    Que a paz possa um dia voltar a fazer do teu coração a sua morada. Um abraço
    Francisco Padilha

  19. Luciano Augusto Peres Netto Guterres Soares disse:

    Saudade Física, Meu amado Irmão, mas tenho a certeza que estará sempre por perto! Porque o Espírito, com todo o primor de nosso Pai, e Imortal! ” Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo. Mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim. Deus não abandonará nenhum de seus filhos. Paz e Bem a todos.

  20. Francisca Menezes disse:

    Esse fatídico acontecimento abalou a todos nós. Somos solidário à dor dos familiares e lamentamos essa grande perda. Que Deus na sua infinita misericórdia conforte sua família e restaure a paz em nossa sociedade.

  21. Raul Pereira Bandeira Filho disse:

    o meu amigao de bola e amigo pessoal foi embora. o que eu tenho a dizer nesse momento tao triste e que nao sei porque Deus leva as pessoas de bem e deixa aquelas que so fazem o mal eu nao sei que explicacao se tem. as vezes eu perco a fe com isso. Desculpa se falei besteira va com D eus meu amigo que so fazia o bem para a humanidade. Meus sentimentos a famia. Raul Pereira Bandeira Filho

  22. solange disse:

    Não os conhecia, porém só quem já perdeu alguém de forma trágica sabe o tamanho da dor, que só Deus pra dar o conforto. Que Deus lhes deem muita paz!

  23. Janaina disse:

    Através desta carta passou sua dor! Chicão como és sábio, que esta luz especial que te acompanha possa te dê um pouco de conforto neste momento tão difícil . Meus sentimentos a todos vocês!!

  24. Neste momento de dor e saudade,invoco I Coríntios 15, 51,53:’ EIS QUE VOS REVELO UM MISTÉRIO: NEM TODOS MORREREMOS, MAS TODOS SEREMOS TRANSFORMADOS, NUM MOMENTO, NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS, AO SOM DA ÚLTIMA TROBETA. OS MORTOS RESSUSCITARÃO INCORRUPTÍVEIS E NÓS SEREMOS TRANSFORMADOS. É NECESSÁRIO QUE ESTE CORPO CORRUPTÍVEL SE REVISTA DA INCORRUPTIBILIDADE E QUE ESTE CORPO MORTAL SE REVISTA DA IMORTALIDADE’.
    Lindíssima carta do irmão ao Dr, Luis Alfredo, médico dos mais brilhantes do Estado e homem dotado dos mais puros sentimentos cristãos. Nosso consolo é saber, é crer na ressurreição dos mortos. Nosso imenso pesar pela terrível perda.

  25. Nazaré Medeiros. disse:

    Nossa Senhora como segurar esta onda sem chorar, doi muito a dor do outro em,
    Quando fiquei sabendo ja sentir muito mesmo sem conhece lo,mas por sentir que pessoas de bem útil a sociedade perdem a vida para estas criaturas. Sua dor

  26. katia Vasconcelos disse:

    Chicão , senti sua dor e não posso fazer nada para amenizar. Só pedir a Deus que lhe conforte, acompanhe todos os dias da sua vida. Espere o tempo que ele reorganizar tudo de novo.
    Um grande abraço amigo! !

  27. Janette Santos Alves disse:

    Me emocionei demais com suas palavras.
    Meu nome é Janette Santos Alves trabalhei com Dr. Luiz Alfredo um médico competente que adorava o que fazia operava rápido era muito bem feito o que fazia. Trabalhei 5 anos com eles no Hospital Dr. Carlos Macieira bom momentos, momentos de alegrias de muito trabalho, me dava apoio nos momentos difíceis, com palavras na época de faculdade.
    obrigada Dr. Luiz a Alfredo por ter feito parte das nossas vidas.
    Sei que vi está em um bom lugar com o nosso pai.
    Deus conforte os corações da sua família e os nossos corações.
    Além.

  28. Adriana Guterres disse:

    Que Deus possa preencher o vazio da ausência fisica do seu irmão, e que vcs possam sempre ter um coração agradecido a Deus pela vida dele.
    Um homem usado por Deus para curar.
    Meus sinceros sentimentos e minhas orações a toda família.
    Deus esteja com vcs. Ele está!
    Um abraço, Chicão.
    Adriana Guterres

  29. Márcia Duailibe Mendonça disse:

    Chicão, linda homenagem. Tenho orgulho de ter trabalhado com Sr. Luiz Alfredo, ter convivido com todos vocês, uma família linda! Tenha certeza que Jr. está recebendo energia, oração de muitas pessoas.
    Dói ver nosso país, em guerra: o tráfico X cidadão de bem, e ninguém toma providência.
    Dói saber que pais, filhos, esposas e irmãos choram todos os dias a morte de seus entes, de forma tão violenta. Ceifados por bandidos.
    Que Deus conforte todos vocês!

  30. Givanildo disse:

    Chicao, a sua dor e seu sofrimento, sem dúvida, é de milhares maranhenses. Um afetuoso abraço em você e na sua família. Que Deus, em sua infinita bondade, conforte os corações dos familiares e dessa legião de desabrigados, que a partida do nosso querido irmão da fraternidade representa agora. Deus cure a nossa dor. Abraços de um leitor!

  31. Iris Porto disse:

    Não conhecia o médico, mas as notícias de sua morte e da situação em que ocorreu, me deixaram triste pela perda que a sociedade e sua família teve, e indignada pela forma como se deu essa violência!! Oro a Deus que console sua família!! Essa carta linda me fez chorar!! A vida traz situações jamais imaginadas!! Abs!

  32. José de Ribamar Saraiva Leal disse:

    Essa é ador que nenhum médico pode curar. è ador de deixar um vazio onde havia uma vida voltada para salvar vidas. Só espero que tua alma tenha sido recebida por Deus que será conservada no lugar merecido.

  33. Marcelo Pereira Maia disse:

    Conheci Luís Alfredo nas minhas poucas passagens pelo Hospital Carlos Macieira. Posso também lembrar o quanto ele me ajudou na cirurgia da minha secretária lá no Hospital Geral. Tive contato com ele também lá na UDI nas ocasiões de ter assistido sua mãe e seu cunhado. Vou lembrar sempre daquele cara grande que todo mundo ficava olhando quando passava. Amigo, quero dizer que você deveria ter o dobro do tamanho que você tinha. Acho que assim daria pra caber no seu peito um coração tão grande. Sabe aquelas pessoas que saem de cena de forma forçada antes do filme terminar e que acabam deixando malucas as cabeças do autor, do diretor e do roteirista? Pois é, amigo. Assim foi com você. Descance em paz, cara. E continue sua missão do outro lado. Tenho certeza que ainda muita gente precisa de você.

  34. Vera Barros disse:

    Nesse texto você expressa sua dor, gratidão, amor e acima de tudo o orgulho de ter um irmão
    Herói. Conseguiu me fazer chorar como a maioria de nós que como tenho irmãs e um irmão mas nada substitui uns aos outros pois assim como ele, vc também foi e será importante pra sua família. Deixo o abraço a toda família.

  35. Josue disse:

    Chicao, não nos conhecemos. Sou um dos muitos colegas de Luiz Alfredo. Nascemos no mesmo dia e mês, apenas um ano separou o nosso nascimento. Escolhemos a mesma profissão e a mesma especialidade. Tivemos a mesma quantidade de filhos, praticamente as mesmas idades e até os mesmos sexos. Continuo chocado e abatido com a perda do meu grande amigo. De tamanho e coração. Convivemos muito próximos. Sempre nos encontramos nos hospitais e nunca deixamos de parar e conversar sobre qualquer assunto. Qualquer um era um pretexto para passarmos um longo tempo trocando idéias. As vezes me pego pensando que não aconteceu, que não eh verdade. Não consigo falar de Luiz usando o verbo no passado. Não consigo dizer era, foi. Não. Continuo conjugando o verbo no presente, pois para mim ele continua vivo. Minha mente ainda não processou sua ausência. Lembro de várias ocasiões em que estivemos juntos, suas falas, suas idéias. Parece que estou ligando para ele e o ouvindo falar: ” Fala irmão!” Várias vezes liguei para ele para pedir uma ajuda para operar ou internar um paciente. Em muitas delas ele não podia me atender, mas passado alguns minutos ele ligava de volta dizendo: “Diga irmão”
    Sinto muita falta dele. De saber que perdemos não apenas um grande amigo, mas também um grande medico. Luiz não tem substitutos entre nossos pares. Por sua habilidades como cirurgião, por suas qualidades como pai, esposo, filho, irmão, tio e amigo. Estamos todos de luto, sofrendo de uma dor que certamente levará muito tempo para ser aquietada. Receba a minha solidariedade e a minha admiração. Suas palavras tocaram profundamente o meu coração. Deus os abençoe e traga consolo aos seus corações. Encerro com as palavras do apóstolo Paulo escrevendo sobre esse tema em II Corintios 1: 4,5
    3 ¶ Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;
    4 Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.

    Josue Almeida Vieira Filho

  36. Florise Reis disse:

    Com os olhos marejados, deixo meus sinceros sentimentos a toda familía! Que Deus conforte o coração de cada um. Abraços

  37. Josy Saraiva disse:

    Que pena que pessoas de bem tem sido dizimadas sem dó e piedade neste País, onde o bandido dita as regras da vida. Que Deus possa acalentar essa Família que eu não conheço e gostaria de conhecer pq sempre ouvi falar que são pessoas de bem e que ajudam o proximo.

  38. euler disse:

    SE A JUSTIÇA DEIXASSE ESSE BANDIDO NA CADEIA, O MEU AMIGO JÚNIOR AINDA ESTARIA VIVO E SALVANDO MUITAS VIDAS . O JUIZ QUE SOLTA UM PILANTRA DESSE DEVERIA SER INVESTIGADO PELO CNJ .

  39. LUZINETE LOPES disse:

    QUE DEUS CONFORTE ESSA FAMÍLIA, QUE PERDEU UM MÉDICO TÃO QUERIDO POR TODA A SOCIEDADE.

  40. Thalissa disse:

    A dor, o luto, não o fizeram perder os sentidos nestas palavras, situacao tao comum num momento como esse, em que a perda faz os sentidos ficarem tao prejudicados, tao reduzidos. Os sentimentos da familia Alvaro e Fátima, que a benção de terem compartilhado com ele nessa vida, de alguma forma, seja o conforto, devido ao fato de poderem ter vivido junto com ele por alguns breves e ricos dias. Um grande abraco amigo Chicão. Ass: Alvaro e familia

  41. graça disse:

    Doído demais!

  42. solange saraiva disse:

    Sem palavras. A tristeza tomou conta de todos nos.

  43. Yolanda Castro Serra disse:

    Emocionante.

  44. reginaldo guaianaz disse:

    Estou emocionado com o conteudo do escrito que lí, feito pelo senhor CHICÃO, realmente esses BANDIDOS não mataram uma pessoa, mas,sim, muitas e muitas que precisariam dos prestes medicinais do doutor Luís Alfredo. Fica aquí meus sentimentos de pesares.

  45. socorro Paiva disse:

    Não os conheço pessoalmente mais tenho acompanhado o caso e tenho sofrido muito e depois de le a sua carta me acabei de chorar me senti na cena e só posso pedir p o nosso bom Deus que cuide de vcs aqui ficaram pais, irmãos, esposa, filho, primos amigos, pacientes e como eu que me sinto chocada com tamanha barbaridade. Linda a sua carta e pensar q ele salvou a mãe de um dos bandidos são os mistérios que só Deus explica fique com Deus e que ele cubra com o manto sagrado toda a família.

  46. Chicão, meus sinceros sentimentos.
    Que Deus conforte a família.
    Um texto lindo e muito emocionante.

  47. ELIZABETE disse:

    ME EMOCIONEI AO LER ESTA CARTA, SENTIMOS MUITO PELA DOR QUE ESTA FAMÍLIA ESTÁ PASSANDO, MAS DEUS O CONFORTARÁ.

  48. Walbene Oliveira disse:

    Infelizmente virou rotina em nossa cidade noticias terriveis como esta que vi pelo celular e não acreditava, senti muito, sotenho que rezar muito para que Deus conforte sua familia, logo que sai da cirurgia em um mutirão final de maio contei para minha esposa o que Dr Luiz Alfredo havia me falado no centro cirurgico (E ai mestre he pra tirar tudo o que não presta, eu falei Dr o Sr he quem manda) entendi que ele queria que eu relaxasse pois estava muito nervoso. Serei sempre grato.

  49. ROZENILDE CASTRO LAPA _ disse:

    Linda mensagem para seu querido irmão, mas tenho a certeza absoluta que seu irmão neste momento tão difícil de sua passagem em nenhum momento esteve sozinho, tenho absoluta certeza que muitas pessoas que lhe amam foram lhe acolher, por isso peço a todos tentem não chorar pois nosso amigo gostava de alegria e apesar do acontecido ele precisa não de lagrimas mais de ação para que fatos como este não voltem a acontecer, que sua esposa e filhos possam ser fraternalmente acolhidos por nosso pai maior e possam ser consolados.

  50. maria da graça soares disse:

    Querido Chicão
    Emocionante tuia carta Continuo com vocês em orações e lembro o que dizia Sto Agostinho: Os que partem estão vivendo no mundo do Criador e os que ficam , no mundo das criaturas . Com certeza o mundo do PAI é bem melhor, aliás , é um paraíso. Deus abençoe toda a família. meu abraço de paz.
    Lolosa

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos