Concordo em número, gênero e grau, haja vista que só haverá democracia consolidada se houver respeito ao questionamento crítico!!!

Publicado em   12/jan/2015
por  Caio Hostilio

Sempre estarei na defesa da linha de pensamento e científica Dialética e dela na luta árdua em favor do questionamento crítico. Por isso, não poderia deixar de concordar com esse texto do jornalista Marco D’Eça. Não que o questionamento crítico seja irresponsável, mas com embasamento e na busca de elementos que possam transmitir à coletividade ensinamentos de forma didaticamente mais fáceis de como agem os seguimentos políticos, sociais e econômicos. As formas mais viáveis são através de dissertações e crônicas, muitas delas mal interpretadas, mas que vão fundo ao ponto desejado.

A honra de ser oposição…

Este blog entende que existe outra visão sobre os problemas do Maranhão. E é com esta base que seguirá seu papel democrático no estado, sem ser contra ou a favor de governo, mas com alternativas às propostas que considerar inadequadas. Fazer este contraponto, longe de ser demérito, representará uma honra, que este blog terá orgulho de exercer

Editorial

Andrea Murad: consciência do papel político

Andrea Murad: consciência do papel político

Em artigo publicado ontem no jornal O EstadoMaranhão, a deputada estadual eleita Andrea Murad (PMDB) estabeleceu a legitimidade de sua atuação como parlamentar, destacando um dado que passava despercebido até então: os candidatos a deputado estadual que representaram a campanha adversária ao governador Flávio Dino (PCdoB) – capitaneada pelo senador Lobão Filho (PMDB) – obtiveram, juntos, cerca de 1,9 milhão de votos.

A soma é 100 mil votos maior que votação do próprio Dino.

– Realmente, os mais de 77 mil votos que recebi não foram para aceitar imposições do futuro governo, assim como os votos de mais de 1 milhão e 900 mil eleitores dados aos deputados estaduais que apoiaram o candidato do PMDB – escreveu Andrea, ressaltando que esta votação representa um desejo da população de independência dos deputados em relação ao governo.

Na mesma edição, o  EstadodoMaranhão trouxe, em sua página 3, editorial em que também destaca a importância de fazer oposição como garantia da legitimidade e do equilíbrio do processo político.

– Qualquer governo, por mais popular que seja, carece de uma oposição atuante, a lhe cobrar, diariamente, transparência, ética e eficácia na administração do bem público. Sem ela, homens de governo acomodam-se nos pequenos vícios da plutocracia – diz o jornal.

Editorial de O Estado: marcando posição

Editorial de O Estado: marcando posição

Não há demérito em ser oposição. E querer acabar com isso é acabar também com a democracia.

Na verdade, fazer oposição é uma honra, que apenas poucos conseguem ter.

Este blog tem consciência do seu papel no processo político do Maranhão; e seguirá a linha adotada pelo EMA, por Andrea e por outras lideranças políticas deste estado.

Por que fazer oposição, não é ser contra o estado ou o governo, mas é, apenas, entender que existe uma outra visão sobre as coisas.

E isto deve ser respeitado, não sufocado.

Este blog entende que a visão de Flávio Dino para o Maranhão não funciona. E vai estar vigilante apontado os equívocos do governo, além de apresentar soluções outras para as propostas que forem apresentadas, de forma legítima.

Mas o blog também reconhecerá o que der resultados.

E assim seguirá, firme na missão de analisar e apresentar sua visão sobre o processo político do estado.

Só assim, a dialética pode existir.

De forma democrática…

  Publicado em: Governo

2 comentários para Concordo em número, gênero e grau, haja vista que só haverá democracia consolidada se houver respeito ao questionamento crítico!!!

  1. Marconefarias@yahoo.com.br disse:

    Gostei da Dialética

  2. Thamara Silva disse:

    Precisamos de una oposição construtiva que sempre dê um contraponto a respeito de projetos e ações do governo atuante. A democracia tem Essa vantagem, nos dá plena capacidade de questionar oq vem sendo feito.
    Realmente algumas coisas que o FD prometeu em campanha não sao viáveis e nem relevantes como exemplo o Programa Mais Banheiros. Mas vc ta certo temos que fiscalizar bem as coisas, pois é a parte que nos cabe, criticar erros e reconhecer os acertos, somente assim poderemos ter um lugar melhor para viver.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos