Postado por Caio Hostilio em 28/fev/2015 - Sem Comentários
As tendências (e os interesses) por trás da revista ‘The Economist’… Só muito otário para acreditar nas patacoadas ditas por quem sempre usou e abusou daqueles de pouca inteligência!!! Só para clarear um pouquinho a falta de inteligência dos que se deixam levar por esses “falsos desbravadores dos mares”, seria providencial saber quem forçou o Brasil, a Argentina e o Uruguai a massacrar o Paraguai. Ah!!! E por quais motivos, além de buscar quem foram os soldados “forçados” brasileiros e o que sobrou da população paraguaia… Caramba!!! Essa revista já foi tantas vezes reverenciada aqui no Maranhão!!!
JB
Assim como a agência americana Moody’s, que na quarta-feira (24/02) rebaixou a nota da Petrobras de Baa3 para Ba2, fazendo a empresa ter um grau especulativo, a revista britânica The Economist também concedeu a si mesma o papel de juíza do Brasil. Segundo ela, o país vive seu pior momento econômico desde o início dos anos 90. Com o título “O atoleiro do Brasil”, a capa mostra uma passista de escola de samba presa em um pântano verde.
Não é a primeira vez que a Economist dá seus palpites. A mesma publicação havia recomendado em seu editorial do dia 18 de outubro de 2014, o voto em Aécio Neves (PSDB) quando faltavam menos de dez dias para as eleições presidenciais. Nessa edição, a capa trazia a ilustração de uma mulher estilizada como Carmen Miranda, mas com ar de tédio e desconfiança e com frutas apodrecidas sobre a cabeça. Com o título “Por que o Brasil precisa de mudança?” (“Why Brazil needs change?”), o texto faz um balanço pessimista dos quatro anos de governo da presidente Dilma Rousseff (PT).
O mesmo havia acontecido em outubro de 2010, quando também faltavam dias para a votação do segundo turno. A Economist sugeriu o voto em José Serra (PSDB) defendendo a alternância de poder e a austeridade: “É difícil imaginar Dilma e o PT colocando um ponto final nos gastos públicos”, argumentava o artigo.
Voltando ainda mais no tempo, a revista britânica publicou em novembro de 2009 uma edição com uma capa que ficou famosa. Nela, o Cristo Redentor aparece levantando vôo como um foguete. Mas o tom era de puro otimismo na matéria intitulada “O Brasil decola” (“Brazil takes off”).
Na época, o mundo ainda estava atolado na crise financeira internacional e o Rio havia sido escolhido sede das Olimpíadas de 2016 apenas um mês antes. Os capitais de investidores ávidos por lucros rápidos fluíam para os países emergentes. A Economist deu destaque ao Brasil entre os Brics e mostrou suas vantagens. “Ao contrário da China, é uma democracia, ao contrário da Índia, não possui insurgentes, conflitos étnicos, religiosos ou vizinhos hostis. Ao contrário da Rússia, exporta mais que petróleo e armas e trata investidores estrangeiros com respeito”.
Quatro anos depois, em setembro de 2013, o Cristo Redentor voltava à capa, mas em queda livre. Falando do Brasil, a matéria carregava no tom alarmista: “Uma economia estagnada, um Estado inchado e protestos em massa significam que Dilma Rousseff deve mudar o rumo”
O Jornal do Brasil já se pronunciou claramente contra a arbitrariedade das agências de classificação de risco, que se apresentam como isentas e imunes a pressões políticas e econômicas.
Agora, diante de capas caricatas e desrespeitosas de “renomadas” revistas, é sempre bom lembrar a famosa frase do escritor inglês William Shakespeare, esse sim uma autoridade em seu ofício: “A desconfiança é o farol que guia o prudente”.
A pergunta a se fazer é: Quais são os maiores interessados que estão por trás dessas “avaliações” negativas? Serão banqueiros apátridas que torcem pelo “quanto pior, melhor”? Quem estará ajudando a Economist a desqualificar o Brasil?
Postado por Caio Hostilio em 28/fev/2015 - 1 Comentário
Acometido pelos piores dos sete pecados capitais, veja o resultado do maléfico gesto de cobiça, ganância e inveja, do juiz Flávio Roberto de Souza sobre os bens patrimoniais de do empresário EiKe Batista…
JB
A Justiça Federal devolveu ao empresário Eike Batista um piano e um carro Range Rover apreendidos pela Polícia Federal no início de fevereiro e que estavam no condomínio onde mora o juiz titular da 3ª Vara Federal Criminal do Rio, Flávio Roberto de Souza.
O carro, que estava estacionado na garagem do edifício do juiz, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, teve a guarda devolvida ao filho de Eike, Thor Batista. Já o piano, que estava na casa de um vizinho de Souza no mesmo condomínio, voltou para a casa do empresário. No entanto, o piano chegou com parte da tampa danificada.
A decisão de devolver os bens ao empresário foi do juiz substituto da 3ª Vara Federal, Vítor Barbosa Valpuesta.
Encarregado de dois processos que Eike responde na Justiça, o juiz Flávio Roberto de Souza foi flagrado no último dia 24 ao volante do Porsche Cayenne turbo placa DBB 0002 que pertencia ao empresário. Após uma intensa polêmica sobre o uso dos bens apreendidos, a corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, determinou na última quinta-feira, 26, que Souza deixasse os processos ligados ao empresário por considerar um risco o “juiz manter em sua posse patrimônio particular”. No dia seguinte, Souza encaminhou à Corregedoria Nacional um pedido de licença médica para se afastar do cargo por 15 dias. O juiz substituto Vitor Valpuesta assumiu em seu lugar as atividades da 3ª Vara Criminal.
Postado por Caio Hostilio em 28/fev/2015 - Sem Comentários
Prefeitura divulga relação de classificados em processo seletivo simplificado
A Prefeitura de São José de Ribamar, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda (SEMAS), divulgou, nesta última quinta-feira (26), relação contendo os nomes dos candidatos classificados para a etapa de entrevistas do processo seletivo simplificado para contratação temporária de profissionais para os cargos de orientador social, atendente do cadastro único, assistente social, psicólogo, pedagogo, cuidador social, auxiliar de cuidador social e administrador. O cronograma das entrevistas está dividido por cargos e por ordem alfabética. A relação com os nomes dos classificados pode ser conferida no seguinte link http://goo.gl/iXGDWd As entrevista serão realizadas a partir desta segunda-feira (02), até o próximo dia 10, no prédio da SEMAS, localizado no bairro Moropóia, na sede do município, no horário das 8h30 às 15h. A divulgação do resultado será feita no dia 20 de março. Recursos estarão sendo recebidos no dia 25 de março. A homologação ocorrerá no dia 30 de março. E a convocação para assinatura de contratos será feita no dia 06 de abril. Estão sendo oferecidas 50 vagas com salários variando entre R$ 900,00 a R$ 1.800,00 Os profissionais selecionados trabalharão nas equipes de referência dos programas, projetos e serviços sócio assistenciais do município, todos ligados à Secretaria.
Zé Inácio realiza Seminário para construção do seu mandato
O Deputado Zé Inácio (PT) realizou nesta sexta-feira (27), o I Seminário “Brasil Atual e os Desafios do Mandato Popular”, que tem como objetivo definir as ações prioritárias para o planejamento do mandato parlamentar, a partir das propostas de campanha, diretrizes do mandato e princípios do mandato popular petista. O Seminário contou com a presença do Senador pernambucano Humberto Costa, líder do partido no Senado, que veio contribuir com as suas experiências como gestor público e parlamentar. O parlamentar destaca a importância da participação popular em seu mandato como deputado estadual. “Está neste momento ouvindo os seguimentos para discutir o nosso mandato é de uma grande satisfação. Porque durante todo o meu trabalho como gestor público, político e agora como parlamentar esses seguimentos contribuíram bastante”, disse Zé Inácio. Durante o Seminário foram discutidosem grupos algumas áreas de atuação do mandato do deputado Zé Inácio, entre elas, agricultura familiar, reforma agrária e meio ambiente; desenvolvimento territorial, economia solidária e segurança alimentar; igualdade de gênero; política para juventude; promoção da igualdade racial; direitos humanos e diversidade; educação e cultura.Quem também deu a sua contribuição para o Seminário “Brasil Atual e os Desafios do Mandato Popular”foi a ex-vereadora e ex-deputada estadual Helena Barros Heluy (PT), que falou sobre a sua atuação política. Participaram também do Seminário o presidente do PT Maranhão, Raimundo Monteiro, a representante da executiva nacional Berenice Silva, as prefeitas de Itinga, Vete Botelho e de Urbano Santos, Iracema Vale e o prefeito de Alcântara, Domingos Arakem. Alémde Graça Amorim representante daFederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar(Fetraf/Ma), que ressaltou a importância da contribuição do homem do campo no processo de desenvolvimento do Brasil no atual cenário político. O Senador Humberto Costa, falou da importância da iniciativa do deputado Zé Inácio. “Iniciar seu mandato com essas prerrogativas, com a colaboração popular é uma estratégia fundamental para que dê certo. Zé Inácio já está fazendo a diferença com essa iniciativa e por tanto fará um bom mandato”, declarou o Senador. Estiveram presente, 146 representantes de entidades e movimentos sociais de 47 municípios maranhenses, além de militantes do PT e sociedade civil organizada. Ainda na parte da tarde o Seminário, foram realizadas atividades em grupos com o objetivo de criarpropostas prioritárias para implementá-las durante o mandato legislativo.
CNB-MA inicia Seminário Estadual
A corrente petista Construindo um Novo Brasil do PT maranhense inicia nesta sexta-feira (27) o seu Seminário Estadual que irá analisar diversas pautas partidárias, entre elas: a conjuntura do Brasil e o papel do PT na condução dos Governos Lula e Dilma; os desafios do PT como partido de esquerda; proposição de ações da CNB-MA, com vistas ao fortalecimento da sua organização no Estado e reafirmação dos compromissos da CNB para a construção partidária. O Seminário será realizado até sábado (28), no Hotel Holiday Inn tem como convidados da noite de abertura Wilmar Lacerda, suplente de senador e liderança nacional do PT/CNB; Nilvado Araújo, secretário-geral da CUT-MA e Francisco Valderio, Mestre e professor de Filosofia da UEMA. O evento terá participação dos presidentes de Diretórios Municipais, prefeitos (as), vice-prefeitos (as), membros do Diretório Estadual e Executiva, além de, lideranças da CNB-MA.
Postado por Caio Hostilio em 28/fev/2015 - 4 Comentários
Que os políticos maranhenses cresçam politicamente, ou seja, que as disputas internas fiquem aqui, mas que todos se juntem e lutem por esse Estado lá Fora… Não esqueçam que a Premium I é uma conquista de todos os maranhenses e que todos devem lutar por ela!!!
O governador Flávio Dino recebeu amistosamente, ontem (27), no Palácio dos Leões, a bancada federal do estado com um discurso mais ameno, pois já fala em unir esforços em prol do povo maranhense, isso independente de cores partidárias, visando os resultados mais relevantes em prol da coletividade maranhense.
Espera-se que os 18 deputados federais pensem assim e lutem em conjunto por esse Estado!!! Pois não foi isso que todos nós vimos nesses últimos anos, haja vista que metade era eleita apenas para detratar o estado, não lutar em nada que fosse favorável ao estado, não brigar por aumento de recursos para o estado, além de subir à tribuna para xingar o ex-presidente Sarney… Será que valeu a pena o contribuinte gastar R$ 200 mil por mês com um deputado aprontar só isso?
De repente o governador Flávio Dino passou a ouvir contribuições, sugestões e ideias dos membros da bancada maranhense e falou pela primeira vez sobre os investimentos com os recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que a ex-gestão deixou em caixa.
Falou, ainda, do aumento do repasse do SUS, porém esqueceu de dizer que isso se deu ao trabalho efetuado pelo programa “Saúde e Vida” do governo Roseana Sarney, que foi elogiado por diversas vezes pelo ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Para o deputado federal Aluísio Mendes, é importantíssimo todos nós unidos trabalharmos para o desenvolvimento do estado. “Saí muito satisfeito da reunião com o governador Flávio Dino e reafirmo que todos os projetos para melhorar a qualidade de vida dos maranhenses, especialmente na área de segurança, terão o meu apoio”, afirmou o parlamentar.
O deputado Weverton Rocha (PDT-MA) ressaltou que os parlamentares precisam ficar unidos independente do partido ao qual pertencem. “Ficamos muito satisfeitos. Primeiro pela união. Segundo pelo entendimento de que acabou campanha, acabou política. Todos os partidos estão somados e unidos em prol da luta pelo estado e o que estamos mais ainda satisfeitos é porque sabemos que temos um comandante nessa luta”, disse.
Em minha humilde opinião, um bom gestor é aquele que sabe reconhecer o que vinha dando certo e prossegue humildade investindo nos pontos falhos deixados e busca corrigir o que vinha dando errado sem fazer muito alarde até que seus projetos dêem resultados!!!
Gerir não é para todos!!! Assim já dizia Ford…
Postado por Caio Hostilio em 27/fev/2015 - 1 Comentário
A intenção é rebuscar as falcatruas na Petrobras desde à época do desgoverno de FHC, que chegaram a afundar a P-36 somente para vender a companhia!!! Ex-dirigente da estatal, Barusco disse à Polícia Federal que o esquema de corrupção teria começado no governo FHC. Deputado do PSDB afirma não se opor à ampliação das investigações desde que haja provas. Primeira reunião da CPI é marcada por polêmica sobre doações de campanha.
O relator da CPI da Petrobras, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), defende a convocação do ex-gerente executivo de Engenharia da empresa Pedro Barusco. Barusco é um dos delatores da Operação Lava Jato e disse à Polícia Federal que o esquema de corrupção na estatal teria começado em 1997. A CPI foi instalada nesta quinta-feira (26) com a finalidade de investigar irregularidades cometidas apenas a partir de 2005.
“Barusco, que conseguiu delação premiada, afirmou que muito antes do governo Lula já ocorriam esses delitos. Como está no foco da investigação, seria de bom tamanho que ele [Barusco] pudesse explicar como se deu isso”, afirmou o Luiz Sérgio.
Mas, para que o delator seja interrogado, os membros da comissão têm antes de aprovar requerimento nesse sentido. Os requerimentos só poderão ser apresentados à CPI a partir da próxima segunda-feira (2). E a primeira reunião para votar esses pedidos vai ocorrer na quinta-feira da semana que vem (5). Nesse dia, o relator vai apresentar seu plano de trabalho, ou seja, informar como pretende conduzir as investigações.
A possível convocação de Barusco tem o apoio do deputado Afonso Florence (PT-BA). “Se há um réu confesso que diz que começou a prática de corrupção nos anos 90, vamos apurar essa informação. Se confirmada, a retroatividade será condição fundamental para que a investigação seja feita.”
O deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) não quis antecipar os requerimentos que serão apresentados pela oposição e declarou que não se opõe a ampliar o período de investigação, desde que haja provas de que havia um esquema de corrupção durante o mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso parecido com o que o Ministério Público investiga atualmente, referente ao período de mandato dos presidentes Lula e Dilma.
“Na medida em que haja a comprovação de que houve uma quadrilha organizada nos moldes do que houve no governo do PT, tem que retroagir”, comentou.
Postado por Caio Hostilio em 27/fev/2015 - 5 Comentários
Afinal, quem vai cobrar as mentiras alardeadas por anos de que os Socorrões I e II recebem pacientes vindos do interior e que a Prefeitura de São Luís não recebe nada, nadica de nada, do SUS por esses serviços? Por que o MPMA nunca exigiu da Prefeitura de São que mostrasse para os ludovicenses os valores acrescidos desses serviços de urgência e emergência oferecidos aos pacientes vindos dos municípios que só oferecem “saúde básica”, “Baixa Complexidade” e “Média Complexidade” em seus recursos recebidos em três parcelas por mês do Ministério da Saúde? Por que o MPMA nunca exigiu que os Socorrões I e II oferecessem de fato condições dignas, de acordo com as exigências da OMS, requer unidades de saúde Urgência e Emergência? Por que o MPMA nunca exigiu que as unidades médicas do município tivessem uma comissão de controle de infecção hospitalar? Por que não exigiu o oferecimento de uma saúde de qualidade e digna, principalmente com um serviço ambulatorial de qualidade? …
Em razão da falta de cadeiras de rodas na Secretaria Municipal de Saúde, a 1ª Promotoria de justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência realizou reunião, na última quarta-feira, 25, com a secretária de Saúde, Helena Maria Duailibe Ferreira, e com representantes de diversos outros órgãos, para cobrar a entrega do equipamento.
O promotor de justiça Ronald Pereira dos Santos cobrou também o envio da relação dos medicamentos de uso contínuo que o município está apto a entregar pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O representante do Ministério Público do Maranhão afirmou que recebeu várias reclamações de pessoas com deficiência que necessitam de cadeiras de rodas, mas não conseguiram obter o equipamento por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Em razão disso, o MPMA instaurou procedimentos para investigar o caso e enviou cinco ofícios ao órgão. No entanto, nenhuma resposta foi dada.
Na reunião, Helena Duailibe afirmou que as cadeiras de rodas não foram entregues devido à existência de débito de R$ 580 mil da gestão anterior. Ela garantiu que até o dia 15 de março as cadeiras de rodas serão entregues na Secretaria Municipal de Saúde.
O promotor justiça alertou que a continuidade do problema ocasionará em acionamento judicial.
Também estiveram presentes na reunião o defensor público Benito Pereira da Silva Filho e representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular e da Sociedade Comercial Centro Norte.
Um exemplo da inércia: O Posto de Saúde do João Paulo:
Postado por Caio Hostilio em 27/fev/2015 - 3 Comentários
O promotor de justiça de Defesa da Educação de São Luís, Paulo Silvestre Avelar Silva, realizou, na manhã desta quinta-feira (26), inspeção na Unidade de Educação Básica (UEB) Prof. Rubem Almeida. A equipe técnica da Vigilância Sanitária de São Luís verificou todas as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Também está sendo avaliado o cumprimento da carga horária de aulas e o número de professores.
Na avaliação do Ministério Público, o prédio está bastante deteriorado e o ambiente insalubre prejudica o aprendizado dos alunos. “As instalações da escola estão em péssimo estado de conservação”, observou o promotor de justiça.
Os técnicos da Vigilância Sanitária detectaram problemas na estrutura do prédio, a exemplo de rachaduras profundas nas paredes e desgastes nas colunas de sustentação do telhado. As instalações elétricas estão expostas, ventiladores deteriorados, banheiros quebrados e sem descarga sanitária. Além disso, o bebedouro está enferrujado e o encanamento apresenta mofo.
O representante do MPMA informou que vai aguardar o laudo da Vigilância Sanitária de São Luís para tomar as medidas administrativas e judiciais cabíveis. “A escola deve ser um espaço de estímulo ao conhecimento. Não foi isso que encontramos aqui. Esperamos que o Município de São Luís resolva a situação”, avaliou Paulo Avelar.
Postado por Caio Hostilio em 27/fev/2015 - 2 Comentários
Vossa Excelência tem acompanhado as edições do Diário Oficial do Estado, principalmente as do Executivo? Não vou entrar aqui ainda nas edições de “Terceiros”…
Caso V. Exª solicitasse a um pequeno grupo de especialistas em gestão pública que desse uma olhadinha de leve nessas publicações e depois lhe passe o que viram…
Vou lhe fazer um questionamento, pois V. Exª é um ex-magistrado. Um cidadão nomeado como Assessor Sênior pode ser designado para ser condutor (motorista) dos veículos de uma Secretaria, isso sem que tenha passado ao menos por um teste de direção e de código de trânsito, além de não comprovar a classificação de sua habilitação?
Não seria isso um desvio de função, senhor governador?
Acredito que a sua auxiliar teria designado o referido servido para exercer a chefia de transporte da Secretaria.
Diante disso, atrevo-me a sugerir que a mesma ratifique a referida Portaria, caso contrário, isso fica caracterizado como desvio de função.
Eis o motivo pelo qual postei aqui “Uma coisa antiga que o velho e novo não aprendem: manutenção preventiva!!!”, ontem (26), onde disse entre outras coisas: É notório no Brasil, tanto no seguimento privado quanto público, que seus executivos odeiam investir em dois pontos cruciais da atividade meio para que atividade fim tenha êxito: Administração de Pessoas e Organizações & Métodos.
Postado por Caio Hostilio em 26/fev/2015 - 2 Comentários
Lembro-me da época em que processos mirabolantes referentes ao Convento das Mercês eram liberados para os repórteres do jornalão Folha de São Paulo bisbilhotar de capa a capa, porém não deixavam que jornalistas daqui olhassem sequer a primeira página!!! De repente surgem ações esquisitas…
O ex-prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, reuniu a imprensa na tarde desta quinta-feira, dia 26, para informar à população sobre a Ação de Improbidade Administrativa ajuizada contra ele e ex-auxiliares pela promotora de Justiça, Elisabeth Mendonça, da Comarca de São José de Ribamar.
Luis Fernando revelou que a Ação se baseia numa Representação do seu tradicional adversário político, o ex-prefeito Júlio Matos.
“Desde 2004, Julinho, inconformado com suas derrotas e com a péssima avaliação da sua desastrosa administração na prefeitura de Ribamar, já ingressou com mais de seis ações judiciais contra mim, mas em todas elas foi derrotado”, disse.
Segundo Luis Fernando, desta vez, Julinho se valeu de um relatório técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE), emitido em 2011 no qual, como de praxe, o TCE concede prazo para apresentação de justificativas dos gestores auditados.
“Ocorre que ele (Julinho) esqueceu, ou propositalmente, deixou de levar em conta as respostas e justificativas já apresentadas por mim e pelo meu ex-secretário de obras ao Tribunal, que ainda nem concluiu o julgamento. Ora, se ele teve acesso ao relatório, não sei em quais circunstancias, deve ter tido também acesso às justificativas apresentadas mas não as incluiu na Representação justamente para criar o fato político. A preocupação do adversário já deve ser por conta do anúncio da minha pré-candidatura à prefeitura de São José de Ribamar em 2016”, arrematou.
Durante a entrevista, o ex-prefeito Luis Fernando, com serenidade e segurança de argumentos, discorreu sobre todos os pontos levantados pela promotora e comprovou, com vasta documentação, a total improcedência da Ação.
Luis Fernando fez questão de valorizar e enaltecer o papel do Ministério Público, mas lamentou o fato de não ter tido a oportunidade de comprovar perante a promotoria que todos os questionamentos que fundamentam a Ação já se encontram, há bastante tempo, devidamente justificados ao TCE. À imprensa, o ex-prefeito exibiu, ainda, certidão do TCE atestando que todas as suas Contas de Governo (2005 a 2010) já foram aprovadas pelo Tribunal.
Luis Fernando afirmou que, independentemente do direito de se defender no processo, faz questão de recorrer à imprensa para que o cidadão maranhense e, em especial, os ribamarenses, tomem conhecimento de toda a verdade sobre o assunto.
As obras questionadas na Representação (pavimentação de ruas na Vila Sarney Filho I e acesso à Praia do Meio) foram iniciadas na administração de Luis Fernando, em 2010, e somente concluídas na administração do atual prefeito, Gil Cutrim, a quem coube apresentar a prestação de contas.
Dos R$ 5 milhões do convênio, foram pagos na administração de Luis Fernando, aproximadamente R$ 1,9 milhões. Vasta documentação e relatório fotográfico comprovam a execução das obras, o que torna inexplicável o pedido da promotora de bloqueio de bens em valor superior a R$ 5,7 milhões, o que, sem dúvida, além de exorbitante e desnecessário, por terem sido as obras executadas e concluídas, trata-se de um mecanismo processual somente usado em situações de execução de sentença, segundo advogados presentes na reunião.
Por fim, Luis Fernando reafirmou sua convicção de que a Justiça mais uma vez será feita e o processo não servirá de instrumento político-eleitoreiro para o seu adversário.