Ex-gerente da Petrobras diz que roubava sozinho. É possível? Só pra cima de bobinho!!! Aqui no Brasil pode tudo… De repete um dedo vira cérebro!!! Veja vídeos sobre caso
JB
O depoimento do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, afirmando que começou a receber propina “por iniciativa pessoal”, em 1997, é muito mais grave e traz à tona suspeitas muito mais sombrias do que as que ganham o holofote fácil da grande mídia.
Como explicar a omissão da diretoria da Petrobras naquela época? Quem nomeou Pedro Barusco? A quem ele dava satisfações em 1997? Ora, quem rouba não pode montar um esquema sozinho, sem que outros departamentos e setores participem. Principalmente auditoria e diretor financeiro. Afinal, é preciso que alguém elabore aditivos, setores aprovem e façam despachos, edite contratos com sub ou superfaturamentos, as listas de preços que existem em todas as companhias… Esses números não eram auditados?
Roubar numa empresa do tamanho da Petrobras, “por inciativa pessoal”, sem que outras pessoas ou departamentos tomem parte, parece impossível. Seriam suas palavras mentirosas? Quem eram os parceiros dele? Quem ele protege? Serão os mesmos que querem voltar ao poder agora? Ou a diretoria era toda de ingênuos e imbecis. A declaração de Barusco, não sendo mentirosa, agride o conceito de competência e moralidade da diretoria da época.
E os US$ 97 milhões que ele promete devolver incluem também os roubos de 1997? Ou este dinheiro ele não vai devolver?
Pedro Barusco, que confessou ter recebido propina, deveria prestar depoimento na CPI com roupas de prisioneiro, e não com paletó caro, barba com corte da moda e semblante sereno de quem está limpo. Barusco e os outros merecem a prisão com segurança máxima.
Publicado em: Governo
Como assim, impossível Caio!!! Isso é a coisa mais fácil de acontecer! e sem (quase) deixar rastros… … Agora… como alguém consegue esconder toda esta quantia sem que a Receita note, é outra coisa. Bom acho que se eu enfiar debaixo dos colchões aí fica mais fácil ainda.
Vou comentar um exemplo que eu presenciei. Foi no meu primeiro bico ainda durante a faculdade, um colega de classe já prestava serviços de automação de maneira informal. Ele era apaixonado pelo que ele fazia e é muito inteligente e pró ativo. Aceitei trabalhar com ele por achar interessante o trabalho.
Em um dos clientes dele, durante uma cotação de prestação de serviço de mordenização da fábrica (uma fábrica pequena na área de cosméticos) o responsável de produção, braço direito do dono da fábrica,em uma simples conversa perguntou ao meu amigo de quanto seria a parte dele se ele aceitasse o nosso orçamento? Eu não estava presente, afinal não fazia parte do meu trabalho as negociações.
Mas em conversa com o esse amigo ele desabafou o ocorrido. Fiquei indiginado, xinguei achei um absurdo (meu primeiro emprego) e ele me explicou que isso era normal!! NORMAL!!!! apesar de não ser sempre que acontece, isso é muito antigo….
Hoje com mais de 10 anos de formado entendo que essa roubalheira e propina faz parte das negociações de qualquer empresa.
Já vimos em reportagem com cameras escondidas a CARA-DE-PAU dos responsáveis por compras de empresas que pedem 1%, 2%, 10% e assim vai!!!!
Isso acontece independente da empresa pública ou privada…
O prestador de serviço, para não perder negócio, se torna refém deste ciclo. Se não paga perde a concorrência ou licitação pode até mesmo ser queimado do mercado se tornando obrigado a fechar a empresa, que as vezes de pequeno porte precisa de pouco pra continuar pagando salários.
Ah mas porquê não denuncia??? pelo simples fato de ser “minha palavra contra a sua” como está acontecendo com esta corja na política. Da mesma maneira os envolvidos conseguem se safar e o delator está fora do negócio permanetemente.
Existem ainda empresas que para pegar licitação abrem outra empresa para ser a própria concorrente!!!!! Claro que a nova “empresa” elabora um orçamento muito além do preço original. Esta situação em particular nem sempre é de conhecimento do contratado.
Então Caio… Barusco mentiroso??? Posso estar errado…. não ponho minha mão no fogo, mas a troco de que??? E o dinheiro repatriado?? Particular? Não sei não……
Superladrão??? hahah não… “só” mais um! Ele só guardou.
Ah! em tempo!
Superladrão por quê? Roubou um grande quantia ou pela quandidade de brasileiros roubados de uma só vez?
E o Ladrão? roubou quantos brasileiros?