Eis um questionamento feito pela deputada Andrea Murad que o governador Flávio Dino deveria responder: “Por que ele está castigando a Saúde desse jeito?
Hoje (17), no expediente final, a deputada Andrea Murad, em resposta ao deputado Levi Pontes, fez algumas ponderações a respeito da situação atual da saúde que deveriam ser mensuradas pelos usuários dos serviços de saúde oferecidos pelo Estado nos últimos anos, principalmente nas UPAs e nas unidades hospitalares. A deputada disse que o governador tem que parar de querer subestimar a inteligência da pessoa ao de dizer que se preocupa com as pessoas, que trata o próximo como se fosse a si mesmo. “Se tratasse o próximo, não atrasava um dia de salário das pessoas, como ele tem feito, castigando os funcionários. Ele tem que procurar é ter vergonha na cara e honrar com os compromissos que ele precisa ter como governador”, afirmou Andrea Murad. Para Andrea Murad, o governador precisa pagar os funcionários e cumprir com a obrigação de dar leite para as crianças que não tem como pagar R$ 200 por uma lata de leite. “É por isso que brigo, é por isso que subo aqui a esta tribuna e subirei todos os dias se necessário for, porque o governo parece só se importar quando a gente sobe a esta tribuna, porque eles acham que a zoada vai ser muito grande e procuram resolver de forma atrapalhada, de forma inconsequente, sem se preocupar até com as notas que emitem”, disse a deputada. “Vamos procurar agir com responsabilidade, procurar tratar o povo com respeito, procurar tratar o povo com decência, pois o povo não tem culpa. O que acontece? Ele quer se vingar da gestão anterior e termina se vingando das pessoas. Saúde é vida. Por que ele está castigando a Saúde desse jeito? É a pergunta que eu nunca vou cansar de fazer. Então que ele procure ter pelo menos competência para manter o que encontrou, procure pelo menos ser gente para tratar o povo com mais respeito e parar de querer ser juiz para viver condenando agora o povo que não tem culpa nenhuma dos problemas que ele tenha com qualquer pessoa que seja”, finalizou Andrea Murad
Deputados participam de lançamento de revista sobre a saúde do Maranhão
A deputada Andrea Murad (PMDB) ao lado dos parlamentares Adriano Sarney (PV) e Sousa Neto (PTN), profissionais da saúde e imprensa, participaram do lançamento da revista que detalha as políticas públicas e os avanços da gestão de Ricardo Murad à frente da Secretaria de Estado da Saúde entre 2009 e 2014. Os investimentos feitos no sistema estadual de saúde nesse período estão compilados na publicação que o ex-deputado e ex-secretário lançou nesta segunda (16). A revista mostra os avanços obtidos na assistência à saúde dos maranhenses, com a descentralização e modernização de ações e serviços garantidos pelo Programa Saúde é Vida. Também detalha os investimentos com a construção de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), centros especializados e implantação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de novos serviços, como o Resgate Aeromédico e o Hospital do Câncer. A deputada Andrea Murad vê a publicação como um importante instrumento para esclarecer aos parlamentares tudo que foi feito na saúde pública do Maranhão. “São informações valiosas do que foi deixado para que o atual governo mantenha, afinal são avanços que a população recebeu e que não podemos permitir que retroceda. Há um grande programa em curso, com recursos garantidos e que é necessário para que as melhorias continuem na assistência à saúde dos maranhenses. Só precisar ser mantido”, declara Andrea Murad. A revista também mostra os avanços alcançados na área de saneamento básico, com um resumo dos diversos investimentos iniciados na gestão anterior da Companhia de Saneamento Básico para elevar o alcance e a qualidade dos serviços de abastecimento d’água e esgotamento sanitário no Maranhão. “Fizemos uma revolução na saúde pública do Maranhão. Investimos na profissionalização da gestão, com a contratação de profissionais altamente qualificados para o gerenciamento das nossas unidades; dotamos a rede de todas as condições físicas e de equipamentos; e cobramos atendimento resolutivo e humanizado”, declarou Ricardo Murad, ao falar do trabalho desenvolvido em sua gestão, por meio do Programa Saúde é Vida.
MPMA emite Recomendação ao prefeito de Bacabal para cumprimento do princípio de impessoalidade em peças publicitárias
O Ministério Público do Maranhão, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Bacabal, encaminhou, no dia 13 de março, Recomendação ao prefeito do município para que se abstenha de divulgar material publicitário de promoção pessoal. De acordo com o promotor de justiça Lindemberg do Nascimento Malagueta Vieira, titular da promotoria, os materiais divulgados em nome da prefeitura de Bacabal estão sendo utilizados para promoção pessoal do prefeito, o que vai de encontro aos princípios constitucionais. O promotor explica que as realizações administrativo-governamentais não são do agente político, mas da entidade pública em nome da qual atua. “É evidente a intenção de atrelar a imagem desta gestão e, em consequência, da pessoa do prefeito, à prestação do serviço público e ao município em si”. O MPMA recomendou que o prefeito deixe de divulgar o próprio nome, símbolo, imagem ou slogan que vincule as realizações públicas à sua pessoa, a fim de impedir a promoção do gestor. A Recomendação pede, ainda, que sejam utilizados os símbolos e brasões do Município em todos os materiais publicitários e que sejam identificados e retirados os anúncios irregulares, para que se cumpra o princípio constitucional da impessoalidade. O documento sugere o prazo de dez dias para que o prefeito informe a aceitação e providências que serão adotadas para cumprimento da recomendação do MPMA.
Ação da Polícia Federal no Maranhão que erradicou mais de 62 mil pés de maconha em Terras Indígenas e na Reserva Biológica do Gurupi, entre os dias 09 e 16/03/2015.
Publicado em: Governo