Gastão Vieira comemora a criação do Dia Nacional do Tambor de Crioula

Publicado em   14/jan/2016
por  Caio Hostilio

ARQUIVO GERAL DE FOTOS GASTAO VIEIRA 269Foram quase nove anos de espera, mas finalmente o Projeto de Lei (1677/2007) do ex-deputado federal, Gastão Vieira, que institui o 18 de junho como o Dia Nacional do Tambor de Crioula, foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff, nesta terça-feira (12).

“Cuidar dos bens imateriais que formam a verdadeira cultura brasileira, as nossas raízes, sempre foi a minha preocupação. Por isso, em 2007 apresentei na Comissão de Educação da Câmara, o Projeto de Lei que instituía o 18 de junho como Dia do Tambor de Crioula. A sanção da Lei é uma vitória para o nosso folclore, o reconhecimento, mais que merecido, de uma das manifestações mais populares do Maranhão”, disse Gastão Vieira.

Com a criação da Lei nº 13.248, a data fará parte do calendário comemorativo das tradições populares do país. Foi em 18 de junho de 2007 que o Tambor de Crioula recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, através de seu registro no Livro das Formas de Expressão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN.

Considerada uma das manifestações mais tradicionais do Maranhão, a brincadeira está presente em quase todas as festas populares no estado. Trazido para o Brasil entre os séculos XVIII e XIX por escravos de várias regiões da África, o Tambor de Crioula é uma espécie de dança de roda, comandada pelas coureiras, nome dado às dançarinas, pelos tocadores e pelos cantadores que seguem o ritmo dos tambores e do canto das mulheres. A dança mostra, com simplicidade, a força de uma cultura nascida nas senzalas e quilombos no Maranhão.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos