É certo afirmar que no Maranhão se vive uma intensa insegurança ou mesmo a falta de segurança constitucionalmente do poder público.
A mídia alardeia e a insegurança é reclamada por todos os segmentos da sociedade, devido ao vertiginoso aumento da escalada de violência, que, a cada dia, revela-se multivariada e perversa, excedendo todos os limites de aceitação.
Na verdade, o sistema de segurança não tem conseguido avaliar, controlar e evitar. Essa é a imagem passada pela mídia em relação à conjuntura atual. Além de se atribuir toda essa falta de segurança na Polícia Militar, quando é preciso reparar que a Polícia Civil está distante das ruas.
Vale ressaltar a frase de Jeffrey Sachs – economista norte-americano-, quando disse: “Estado desorganizado; crime organizado!”. Por isso, cujas responsabilidades estão desordenadas, a PM não representa e não é o Estado; ela é apenas instrumento e manifestação deste, mediante o exercício do seu poder polícia.
A violência no Maranhão é manifestada nos maiores municípios, exatamente onde vemos assaltos a ônibus, assaltos a bancos, assassinatos e crimes de toda ordem.
É nítido que a sensação de insegurança vem se manifestando cada vez mais, coisa amplamente divulgada pelos meios de comunicação.
A violência gera o medo, que por sua vez gera também a violência!!!
O que fazer para coibir esse estado de insegurança? Que se pronunciem os especialistas!!!
Publicado em: Governo