Deputada Andrea Murad concentra esforços em busca de assinaturas para CPI
Através das redes sociais, a deputada Andrea Murad (PMDB) reafirmou a busca por assinaturas para o seu pedido de CPI. Antes de abrir os trabalhos legislativos, a deputada havia anunciado que entraria com um pedido de CPI para investigar um suposto estupro e ainda outros casos repercutidos pela imprensa envolvendo Ribamar Alves na época da prisão do então prefeito de Santa Inês. A parlamentar lamentou o número insuficiente de assinaturas. “Infelizmente o requerimento só obteve o apoio de 4 dos 14 deputados necessários. Somos 42 parlamentares na Assembleia. Até o momento somente eu e os deputados Sousa Neto, Nina Melo e César Pires assinaram. Não acredito que a Assembleia irá se omitir num caso tão sério e importante que, inclusive, além da prisão do prefeito, provocou a reação do seu próprio partido, PSB, que o destituiu da direção e pediu que a Executiva Nacional suspendesse sua filiação até julgamento e apuração definitiva da acusação. Vou intensificar os contatos com os deputados, principalmente junto às deputadas e aos membros da Comissão de Direitos Humanos1”, escreveu a deputada. Andrea Murad explicou ainda a necessidade de investigar os casos e considerou importante a apuração dos fatos para gerar confiança nas mulheres que precisam denunciar qualquer tipo de violência. “Tem sido árdua a tarefa por assinaturas ao meu pedido de CPI, que objetiva investigar suposto estupro em Santa Inês, envolvendo o ex-prefeito Ribamar Alves. Como mulher, deputada, fico preocupada veemente com a pouca importância que os deputados estão dando ao episódio. Precisamos buscar a verdade, acima de todas as coisas, garantir a proteção e os direitos daquelas que foram submetidas a qualquer tipo de violência. Foi com esse intuito que elaborei esse pedido. Minha intenção é esclarecer os fatos, apurar a verdade para fortalecer nas mulheres a confiança que todas precisam ter para denunciar qualquer tipo de violência que sofram”, disse através da sua página oficial.
TRE confirma apoio ao projeto Atualização em Direito Eleitoral Para Eleitores e Candidatos
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), desembargador Lourival Serejo, confirmou nesta segunda-feira (22) apoio ao projeto “Atualização em Direito Eleitoral Para Eleitores e Candidatos”, iniciativa da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e que será desenvolvido a partir do próximo mês em várias cidades. O projeto tem como objetivo levar – de forma gratuita e através de palestras e cursos – ao cidadão comum e àqueles que irão disputar cargos nas eleições municipais deste ano informações sobre temas diversos, dentre eles propaganda política, condutas vedadas e reforma eleitoral; prestação de contas; oratória como fortalecimento do marketing pessoal; organização de uma campanha eleitoral. As informações sobre a iniciativa foram apresentadas ao desembargador pelo prefeito de São José de Ribamar e presidente da entidade municipalista, Gil Cutrim. “O objetivo é esmiuçar, ao máximo, temas que irão nortear as eleições de outubro. Esclarecer dúvidas, mostrar o caminho correto com as novas regras eleitorais. Tudo isso visando contribuir para que o cidadão comum e os futuros candidatos tenham compreensão clara sobre o que mudou; o permitido e não permitido”, explicou Cutrim, que agradeceu o apoio do presidente da Corte Eleitoral maranhense. Lourival Serejo classificou a iniciativa como oportuna e que também visa contribuir para que as eleições municipais transcorram de maneira tranquila e ordeira. “Além disso, o projeto, ao capacitar os agentes sobre vários temas, contribui com o trabalho da própria Justiça Eleitoral”, disse o desembargador. Gil Cutrim informou, ainda, que, além de técnicos da Federação e da Corte Eleitoral, outras instituições serão convidadas a contribuir, tais como Ministério Público Eleitoral e Tribunal de Contas do Estado, por exemplo. As inscrições para participar dos cursos e palestras gratuitas serão abertas em breve e estarão disponíveis no www.famem.org.br
Wellington do Curso cobra melhorias no transporte público de Imperatriz
O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, durante sessão plenária da última segunda-feira (22), para cobrar melhorias no transporte público da cidade de Imperatriz. Para o parlamentar, a má qualidade dos serviços é um dos principais motivos que faz com que o trânsito no município esteja a cada dia mais caótico, o que, segundo ele, tem gerado transtornos para a população, perdas na economia, entre outros problemas. “Muda o transporte público e o descaso com a população de Imperatriz continua. No primeiro dia de trabalho da empresa de ônibus ‘Ratrans’, a nova prestadora de serviço contratada pela prefeitura de Imperatriz, os usuários já constataram diversas irregularidades. A situação é de calamidade. A população imperatrizense não pode continuar sofrendo, sem ônibus com o mínimo de dignidade, como vem acontecendo há mais de quatro meses”, reclamou o parlamentar. Ao fazer referência às reclamações que recebeu de usuários do transporte público de Imperatriz, o deputado lamentou o desrespeito ao direito de ir e vir dos cidadãos, além de cobrar da gestão municipal providências no sentido de resolver a situação que há meses vem afetando os menos favorecidos. “Há alguns dias, recebemos o clamor da população de Imperatriz, que continua reclamando e sofrendo com o descaso do transporte público na cidade. Faço aqui, também, o relato da declaração do prefeito Sebastião Madeira, em discurso, durante a solenidade de apresentação da empresa à sociedade e imprensa, no qual pediu à população que tenha paciência. Então mais paciência do que a população já teve até o momento? Para um direito esperado por mais de quatro meses, os usuários de transporte coletivo terminaram sendo desrespeitados e tendo seus direitos de ir e vir lesados, pois ao se depararem com ônibus sucateados, o que poderia ser um sonho para os usuários de transporte público, tornou-se um pesadelo diário. Não podemos aceitar essa situação de descaso e desrespeito por parte do poder público! A população de Imperatriz não merece continuar sendo ultrajada”, disparou Wellington.
Publicado em: Governo
[…] FONTE: http://caiohostilio.com/2016/02/23/noticias-566/ […]