Notícias

Publicado em   08/abr/2016
por  Caio Hostilio

Deputado Wellington confirma vinda do diretor-geral do DNIT a São Luís para vistoria de obras da BR-135

DNINa manhã desta quinta-feira (7), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) fez referência à vinda do Diretor-Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro Silveira, ao Maranhão, no próximo sábado (9). A visita do Diretor-Geral atende a uma solicitação feita pelo deputado Wellington, durante Audiência Pública em Brasília, realizada no último dia 30 de março pela Comissão de Serviços de Infraestrutura no Senado Federal, na qual o parlamentar representou a Assembleia e, na ocasião, cobrou do DNIT atenção e providências quanto às obras de duplicação e recuperação da BR-135, a rodovia mais importante do Maranhão, além de uma visita “in loco” para comprovar o andamento das obras. O deputado também destacou a reunião realizada na última terça-feira (5) da Bancada Federal Maranhense, liderada pelo deputado André Fufuca (PP), com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), e com o diretor-geral interino do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Adailton Cardoso. O principal assunto em discussão foi a duplicação da BR-135. Também participaram do debate os deputados federais Victor Mendes (PV), Waldir Maranhão (PP), Pedro Fernandes (PTB), Aluísio Mendes (PTN), André Fufuca (PP), Weverton Rocha (PDT), Juscelino Filho (PEN), Rubens Júnior (PCdoB) e Cleber Verde (PRB). Durante o pronunciamento, Wellington citou, ainda, a reunião realizada na manhã desta quinta-feira (7) pela Comissão de Obras da Assembleia Legislativa com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/MA), Maurício Itapary, que veio prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras. “Os maranhenses e todos aqueles que passam pela BR-135, lamentavelmente conhecida por ‘rodovia da morte’, devido aos incontáveis casos de violência e acidentes, estão sofrendo com essa caótica situação que já repercutiu, inclusive, a nível nacional. A atual situação em que se encontra a BR-135, a mais importante do Estado, que atravessa todo o Maranhão e chega a Minas Gerais, também está prejudicando sensivelmente a economia maranhense. Desde 2015 estamos cobrando providências e a atuação do DNIT para a finalização dessas vergonhosas obras. No próximo sábado (9), a partir das 10 horas, receberemos a visita do Diretor-Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro Silveira, que gentilmente atendeu a um clamor não só do deputado Wellington, mas de todos os maranhenses que se sentem prejudicados com a vergonhosa e deplorável situação da nossa rodovia, e virá para trazer soluções”, declarou o parlamentar.

Bancada vai ao Ministério dos Transportes por estradas do Maranhão

Rubens Jr e Bancada do Maranhão no Ministério dos TransportesCom a presença do vice-governador Carlos Brandão a bancada do Maranhão da Câmara dos Deputados teve reunião na tarde desta quarta-feira, (06), no Ministério dos Transportes, com a presença do ministro Antônio Carlos Rodrigues. De forma articulada a bancada tornou a cobrar celeridade do Governo Federal para a recuperação das BR’s do Maranhão. Além disso os parlamentares presentes repudiaram a lentidão e o atraso no andamento das obras. O deputado Rubens Jr. considerou proveitosa a reunião com o ministro e acredita que as ações propostas levarão a resultados concretos: “Estivemos cara a cara com o ministro e acreditamos que as ações por parte dos órgãos responsáveis virão mais rápido”, declarou Rubens. Veja abaixo os principais pontos discutidos na reunião e as propostas de ações apresentadas. BR-135 – Recuperação emergencial – Já há 6 equipes trabalhando na recuperação emergencial da 135 e o Ministério garantiu que chegará a 8 até semana que vem. O trecho de recuperação compreende o KM 0, que compreende logo após a saída do aeroporto de São Luís até Bacabeira e também da cidade de Santa Rita até Caxuxa. Duplicação – Foi assegurado pelo Ministério que dentro de 10 dias a empresa selecionada tem o compromisso de voltar a trabalhar duplicação do trecho 1. Os trechos 2 e 3, de acordo com o ministro Antonio Rodrigues, o processo de licitação está sendo concluído. Para esses trechos já há uma emenda de bancada dos deputados federais que garantirão 150 milhões para o trecho 2 e 3. BR 222 – Na BR-222 será autorizado em caráter emergencial a recuperação entre as cidades de Miranda do Norte e Santa Inês, tão logo seja concluída as obras da BR-135. BR-226 – Para os parlamentares presentes o ministro disse que está desclassificando a empresa vencedora da licitação e que recorrerá à empresa que ficou em segundo lugar. Havendo confirmação dessa empresa de imediato o contrato será assinado para que no segundo semestre já seja iniciada as obras. Para a BR-226 foi pedido pelos parlamentares que seja feito o contorno de Timon. Além disso foi pedido prioridade do KM 100 ao Baú e também de Timon para Baú. Estiveram presentes o senador Edison Lobão (PMDB), os deputados André Fufuca (PP), José Reinaldo Tavares (PSB), deputado João Marcelo (PMDB).

Justiça suspende resultado de processo seletivo em Cajapió

Uma decisão judicial assinada ontem pelo juiz Luiz Emílio Bittencourt, titular de Olinda Nova do Maranhão e respondendo por São Vicente Férrer, determina a suspensão do resultado de processo seletivo público realizado em Cajapió, termo judiciário de São Vicente Férrer. O certame, realizado pela Prefeitura de Cajapió, visava ao preenchimento de nove vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, além de formação de cadastro de reserva. Ressalta a ação civil pública formulada pelo Ministério Público que o seletivo foi realizado em duas etapas: provas objetivas e curso introdutório de formação inicial e continuada. As vagas foram definidas como sendo 02 para a sede do Município e 07 para os povoados, restando 27 para formação de cadastro de reserva. Informa que vários candidatos foram até a promotoria em Cajapió, com o objetivo de denunciar supostas fraudes no seletivo. Entre supostas irregularidades, alguns candidatos aprovados no seletivo não teriam domicílio na área/região para a qual se inscreveram, o que contraria o edital, a exemplo da esposa e do cunhado do Secretário Municipal de Saúde, citados na decisão. Outro fato relatado foi a quantidade de parentes do Prefeito (irmã e prima) e do Secretário de Saúde de Cajapió aprovados no certame, além da esposa do Secretário de Administração. Diante desses fatos o MP enviou ofício ao Município de Cajapió, que informou: que a esposa e o cunhado do Secretário de Saúde seriam desclassificados; que os parentes do Prefeito e dos secretários de saúde de administração foram aprovados de forma legal. Entretanto, foi verificado que após resultado da 2ª fase do concurso, os referidos candidatos continuaram como classificados no seletivo, fato que, segundo o MP, violaria os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e isonomia. Ao formular a decisão, o magistrado citou itens constantes do edital que foram desrespeitados, entre os quais, o que versa sobre a necessidade de o candidato residir na área geografia para qual se inscrever. O procedimento de nomeação obedece à mesma exigência, com a necessidade de apresentação do comprovante de residência. “Há diversos indícios que incorrem em suspeita de favorecimento a diversos candidatos, em especial o grande número de parentes de autoridades municipais aprovados no seletivo”, destacou o magistrado na liminar. Diante do exposto, a Justiça decidiu suspender imediatamente os efeitos do resultado final do processo seletivo para Agente Comunitário de Saúde de Cajapió, com a aplicação de multa diária de R$ 10.000,00 (dez mil reais) em caso de descumprimento. O réu fica, de imediato, citado para apresentar defesa.

MARKETING DO GOVERNO FAZ BANCO DO BRASIL DE BOBO

12961665_1743478312538080_1726271726481686816_nPor Ricardo Murad (Facebook) Vejam no que dá querer agradar para atender pedido da publicidade do primeiro-damo do Estado para demonstrar eficiência do sistema de segurança. Ontem o Banco do Brasil agradeceu publicamente e com estardalhaço a ação eficaz do governo que havia acabado com os assaltos a bancos. A resposta veio imediata. Brandidos assaltaram essa madrugada, numa ação cinematográfica, a agência do BB de Santa Luzia do Tide. Marginais estavam de férias pela quantidade de agências e de dinheiro roubado nos dois primeiros meses do ano. Já voltaram a atividade.

Planalto estranha parecer de Janot sobre Lula

janot.11052015O governo estranhou a mudança de posição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que recomendou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a anulação da nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil. No Palácio do Planalto, auxiliares da presidente Dilma Rousseff disseram que, até esta quinta-feira, todos manifestavam confiança na entrada de Lula no governo, mas, agora, o ambiente é de incerteza. Janot defendeu a nomeação de Lula em parecer do dia 28 de março, quando também se disse favorável à manutenção das investigações relacionadas a ele com o juiz Sérgio Moro. No novo parecer enviado ao Supremo, porém, o procurador-geral da República vê possível “desvio de finalidade” na nomeação, porque Dilma teria revelado uma “sofreguidão” para encaixar o ex-presidente na Casa Civil. Quando o ministro do Supremo Gilmar Mendes suspendeu os efeitos da posse de Lula, em 18 de março, o argumento usado por ele foi o de que o petista — alvo da Operação Lava Jato — havia sido nomeado apenas para conseguir prerrogativa de foro privilegiado, escapando da alçada de Moro. A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu da decisão de Gilmar e o caso ainda aguarda julgamento. (Vera Rosa)

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos