Os maranhenses votaram contra!!! Comissão da Câmara aprova processo de impeachment de Dilma 38X27
Os três deputados maranhenses com direito a voto optaram pelo o “Não”, ou seja, votaram contra o impeachment. Foram eles: João Marcelo Souza (PMDB), Júnior Marreca (PEN) e Weverton Rocha (PDT). Porém os votos dos deputados maranhenses não foi suficiente para que o relatório fosse desaprovado pela Comissão. O certo é que por 38 votos a 27, a comissão especial do impeachment na Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira (11) o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO) favorável à abertura do processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff.
AL faz um minuto de silêncio em homenagem à memória do ex-deputado Evandro Sarney
Durante a sessão plenária desta segunda-feira, 11, os deputados fizeram um minuto de silêncio em homenagem à memória do ex-deputado e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, Evandro Sarney Costa, que faleceu na madrugada do último domingo. Evandro Sarney Costa, 84 anos, que era irmão do ex-presidente da República e ex-senador José Sarney e tio-avô do deputado estadual Adriano Sarney, exerceu os mandatos de deputado estadual do Maranhão, no período de 1954 a 1970. Ele também era membro da Academia Maranhense de Letras. Em nota de pesar, a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão se solidarizou com a família enlutada e rogou a Deus o conforto necessário neste momento de dor.
Júnior Verde discute melhorias para o Transporte Alternativo
Durante reunião com o Sindicato dos Transportes Alternativos do Maranhão (SINTRAMA), neste sábado (9), em São Luís, o deputado estadual Júnior Verde (PRB) discutiu com membros da categoria melhorias das condições de trabalho que o parlamentar se comprometeu a continuar buscando no Legislativo Estadual. A reunião foi realizada na sede do Sindicato, por solicitação da diretoria. Conduzida pelo presidente, Gabriel Ferreira, a reunião teve como pauta a regulamentação da Lei em 2015, aprovada por unanimidade no Plenário da Assembleia Legislativa; a Indicação feita pelo parlamentar para a utilização de terminais rodovários; e a regularização dos veículos. “Além da regulamentação, nos empenharemos para que o Sindicato consiga renovar a frota, e assim, propiciar mais segurança, conforto aos usuários e gerar o fortalecimento do setor. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, a Sinfra, já garantiu agilidade, democracia e transparência no processo de regulamentação do setor. Fizemos nossa parte ao aprovar a Lei, e agora vamos acompanhar a sua efetivação”, garantiu Júnior Verde. Segundo o presidente do SINTRAMA, a categoria foi informada de que já existe um estudo sendo concluído pela Sinfra sobre a realidade do transporte rodoviário e aquaviário no Maranhão. Trata-se de um diagnóstico detalhado do transporte regular e do alternativo. “Estamos aguardando ansiosos pela regulamentação. O processo foi iniciado há anos, mas ficou parado durante a gestão anterior. Esperamos que a situação seja resolvida e contamos com o apoio do parlamentar, que sempre nos ajudou”, disse Ferreira.
Eliziane Gama pede anulação de segunda defesa feita por Cardozo
Por meio de questão de ordem, a deputada Eliziane Gama (PPS-MA) pediu nesta segunda-feira (11) a anulação da defesa feita pelo Advogado Geral da União, José Eduardo Cardozo, que voltou à Comissão Especial do Impeachment para defender a presidente da República, que é alvo de processo de impeachment. Na semana passada, o AGU já havia estado na Casa para entregar a defesa de Dilma e se manifestou na Comissão por longas horas. Nesta segunda, numa situação inédita, voltou à Câmara e falou durante mais de 40 minutos e criticou o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que é pela admissibilidade do processo de impedimento da petista. Com base no artigo 218 do Regimento Interno da Câmara, Eliziane sustenta que não há previsão de uma segunda oportunidade para a denunciada se manifestar, seja diretamente, seja por meio de advogado. “É um momento muito importante na história política do país. Não cabem inovações, não cabe liberalidade e não cabe nenhum fato que possa colocar em risco ou em cheque o rito dos trabalhos desta comissão. Nós tivemos experiências no impeachment de Collor (ex-presidente Fernando Collor de Mello) que, naquele momento, não teve um segundo momento de defesa”, destacou. Apesar do pedido de anulação da fala do ministro, Eliziane Gama teve o pleito negado pelo presidente da Comissão, deputado Rogério Rosso (PSD-DF).
Valéria Macedo pede Farmácia de Medicamentos Especializados para o município de Imperatriz
Através da Indicação 153/16, a deputada estadual Valéria Macedo (PDT) solicita ao Governo do Estado, a descentralização e interiorização da Farmácia de Medicamentos Especializados (FEME) para o município de Imperatriz. De acordo com a Indicação, a criação de uma unidade de atendimento da FEME em Imperatriz, é devido a sua localização estratégica, que facilita o acesso da população da Região Tocantina à distribuição de medicamentos especiais, reduzindo gastos com Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e o oferecimento de um serviço do SUS de alta complexidade a nível ambulatorial, descentralizando e agilizando o processo de distribuição de medicamentos para toda aquela localidade. De acordo com Valéria, é necessária a interiorização desses atendimentos às pessoas residentes longe de São Luís para que possam ser oportunizados os mesmos atendimentos dispensados aos doentes da Capital. “Sabe-se que grande quantidade de pessoas necessitadas de remédios que são disponibilizados pela farmácia, o recebem, porém, tendo de se deslocar por mais de 600 km até São Luís. Submetendo pessoas já fragilizadas pelas diversas e graves enfermidades para recebe-los, sem contar as grandes dificuldades financeiras desses pacientes e de suas famílias para esse deslocamento”, disse Valéria.
ProLíder busca jovens para debater o cenário brasileiro e engajá-los na transformação do país
Olá Caio, Até o dia 20 de abril, o Programa ProLíder estará com inscrições abertas, trata-se de um programa de desenvolvimento de lideranças focado nos setores públicos, apartidário, que será realizado em São Paulo, de maio até setembro de 2016. As vagas são gratuitas. Será que o assunto pode render uma nota? Qualquer dúvida estou à disposição. Desde já, obrigado! ProLíder busca jovens para debater o cenário brasileiro e engajá-los na transformação do país – Inscrições são totalmente gratuitas e vão até dia 20 de abril. O ProLíder é um programa de preparação para futuros líderes públicos no Brasil. Comprometido com a integridade e com a expansão de conhecimentos, o projeto é uma ação em prol de um futuro mais eficiente e ávido nos setores públicos do Brasil. Os interessados em participar do programa podem fazer inscrições até o dia 20 de abril acessando o site www.programaprolider.com.br. O objetivo é engajar jovens brasileiros no meio público estimulando ainda mais um movimento que propicie seriedade e crença num Brasil melhor, além de comprometimento com a integridade e com a expansão de conhecimentos. O programa é baseado numa metodologia contemporânea que trará à tona discussões sobre o cenário brasileiro, envolvendo as áreas do meio público, tais como: política, social, cultura, ciência e tecnologia entre outras. Em um diálogo direto e próximo, passível de interação e colaboração na construção de novos conceitos, haverá debate com personalidades que são referência nos temas em questão. Dentre os convidados, já estão confirmados destaques que atuaram no setor público, no meio privado e no terceiro setor. O processo seletivo beneficiará 40 jovens de todo o país, que vão participar de forma totalmente gratuita. Para participar do ProLíder, é necessário ter entre 18 e 34 anos, pois o programa busca jovens brasileiros comprometidos com o país, proativos, comunicativos e inovadores, que estejam abertos a novas percepções e opiniões. O curso é um programa presencial sediado na cidade de São Paulo e os custos de transporte e hospedagem são de responsabilidade do participante. Contudo, serão disponibilizadas algumas bolsas que auxiliarão no custo de transporte para participantes aprovados para aqueles que moram em outros estados ou não residam na cidade de São Paulo.
Publicado em: Governo