Notícias

Publicado em   14/jul/2016
por  Caio Hostilio

Município de Ribamar receberá campus do IFMA este ano

ifmaObra, cuja estrutura física está quase pronta, foi vistoriada nesta quinta-feira pelo prefeito Gil Cutrim e pelo diretor de Desenvolvimento do Instituto, Agenor Filho.  O município de São José de Ribamar receberá, este ano, o seu primeiro campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). A informação foi confirmada pelo diretor de Desenvolvimento Institucional do Instituto, Agenor Filho. Ele, o prefeito Gil Cutrim (PDT) e vereadores do município vistoriaram a obra de construção da unidade de ensino nesta quinta-feira (14). Os serviços estão bem adiantados – a estrutura física está praticamente pronta, por exemplo. O IFMA de São José de Ribamar foi implantado em um terreno doado ao governo federal pela prefeitura municipal e que fica localizado no bairro Piçarreira, na região da sede da cidade e às margens da rodovia estadual MA – 201 (Estrada de Ribamar).

Rigo Teles defende os estudantes e denuncia descaso com a  educação de Barra do Corda

rigo telesO deputado Rigo Teles (PV), denunciou nesta quinta-feira (14), na Assembleia Legislativa, mais um descaso do prefeito Eric Costa contra a população de Barra do Corda. Segundo ele, o prefeito continua enganando o povo com falsas promessas de campanha, principalmente as relacionadas com saúde e educação. Desta vez, Rigo Teles denunciou que a população está cansada das promessas do prefeito Eric Costa, centenas de estudantes do Centro de Ensino José Nogueira Arruda, do Bairro Cerâmica, se reuniram para protestar na frente da Prefeitura de Barra do Corda, na Rua Isaac Martins, no Centro da cidade da Região Central do Maranhão. O parlamentar comentou que o alvo do protesto foi o descaso do prefeito com os estudantes, que reclamam da falta de merenda, bebedouros, ar condicionado e outros itens indispensáveis para o bom aprendizado na escola José Nogueira de Arruda, construída em 2010, na gestão do ex-prefeito “Nenzim”. EDUCAÇÃO NOTA ZERO – Na tribuna, Rigo Teles se mostrou indignado com a administração de Barra do Corda, porque apesar das melhorias terem sido prometidas na campanha, nem o prefeito e nem a secretária de educação Janete Abreu, receberam os alunos, que querem apenas ter um ambiente digno para estudar e crescer na vida. Durante o protesto, os estudantes exibiram cartazes e faixas contra o descaso com o Centro de Ensino José Nogueira Almeida. Todos reclamam que o prefeito mandou fazer apenas uma “gambiarra” na reforma da escola e todos os dias manda fotografar o prédio para produção de panfletos do programa “Escola Nota 10”. Para Rigo, não bastasse o descaso com a saúde, na qual a Prefeitura não tem sequer uma ambulância para atender os mais de 100 mil habitantes de Barra do Corda. O prefeito Eric Costa, agora resolveu debochar da população, no que se refere a educação, com farsa do programa “ESCOLA NOTA 10”. Assim, o protesto prova que a educação de Barra do Corda é NOTA ZERO, concluiu.  O único dez, é de DEZCASO” com a educação.

Júnior Verde destaca importância do programa Diques da Produção

IMG_3676O deputado estadual Júnior Verde (PRB) destacou a importância do  programa ‘Diques da Produção’, uma iniciativa do Governo do Estado que vai incentivar o desenvolvimento econômico de 35 municípios da Baixada Maranhense. O parlamentar, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da  Baixada Maranhense, representou o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT), no lançamento do programa.  O Diques da Produção tem como objetivo evitar a salinização dos campos da Baixada Maranhense, retendo a água doce por mais tempo, o que permitirá o crescimento da atividade agropecuária, garantindo a movimentação econômica da região. Os diques armazenarão a água da chuva, que provém de uma precipitação média de 2 mil milímetros de janeiro a junho, e que no restante do ano é praticamente zero. “A iniciativa só tem a somar com o projeto dos Diques da Baixada Maranhense, em tramitação no Legislativo, que prevê a construção de 71 quilômetros de diques de dois metros de altura cada um, abrangendo os municípios de Viana, Matinha, São João Batista, São Vicente Ferrer, Cajapió, São Bento e Bacurituba. Para a agricultura, a água é fundamental. Com sua contenção através de diques, vamos fazer com que o agricultor tenha água para irrigar sua produção, além de fomentar a própria aquicultura”, avaliou Júnior Verde.

Música e poesia marcaram abertura da Feira do Livro em Santa Inês

_MG_5181Inúmeras atrações movimentaram a abertura da Feira do Livro de Santa Inês na noite dessa quarta-feira, 13. O público chegou cedo para prestigiar as apresentações no Ginásio de Esportes João Cambinha.  Representantes de Santa Inês declamaram poemas consagrados e de autoria própria. O público, animado, interagiu com os escritores, cronistas e poetas Luís Henrique e Carlos Denílson – o que transformou o evento em um grande sarau. O evento contou, ainda, com a participação da Educação Especial Inclusiva do município de Santa Inês com as brilhantes interpretações dos hinos Nacional e de Santa Inês em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), feitas, respectivamente, por Carliane dos Santos e Obenilda Lima. Com o tema Tema “Promovendo a Leitura com a Nossa Gente”, essa Feira do Livro é, historicamente, a quarta edição do evento realizado no município. A última vez que Santa Inês foi sede da feira foi há 22 anos. Assim sendo, a mostra apresenta-se como um novo pulsar nas veias literárias da capital do Vale do Pindaré.   A Feira do Livro de Santa Inês é uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação. O prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, participou da solenidade de abertura realizada nesta quarta e falou sobre a importância desse resgate.   “Não há registro na história de Santa Inês de um evento cultural e literário desse porte. Mesmo com a crise que se instalou no país e a falta de interesse do governador do Maranhão em nos ajudar, a Educação de Santa Inês nunca foi tão valorizada. E esse projeto estruturante na nossa Educação terá resultados ainda mais positivos a médio e longo prazos. Estamos resgatando e dando estrutura sólida ao que há de melhor, pois a leitura liberta o ser humano de todo mal”, enfatizou o prefeito.  O secretário de Educação do Município, professor Paulo Rodrigues, foi um dos palestrantes da noite. Em sua preleção, o secretário falou sobre a importância da formação de leitores com a finalidade de se ampliar a qualidade da Educação.  “Realizar a Feira do Livro de Santa Inês é muito importante para ampliar o diálogo com editoras, livros e autores, de maneira que a formação do leitor proficiente continue acontecendo com qualidade no Vale do Pindaré”.  Também na noite dessa quarta-feira, houve o relançamento do livro “Apenas um Sujeito Lírico” – Paulo Rodrigues. O violonista Alessandro Freitas, da cidade de São José de Ribamar, encerrou a programação da abertura da feira com clássicos do Rock no estilo clássico do violão. O que agradou a plateia já que, nessa quarta, o mundo comemorava o dia do Rock.   A programação desta quinta-feira (14), também é variada e vai desde palestras, apresentação musical até visitação ao Planetário da UFMA (sala de exibição de documentários sobre astrofísica e astronomia). Além disso, os participantes terão a oportunidade de usar o telescópio da UFMA para observação de astros do nosso sistema solar.  A programação começa às 16h. 

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos