Por Ricardo Murad (Facebook)
Por mais dura que possa parecer a minha opinião, como conhecedor e gestor que fui do sistema de saúde estadual por cinco anos, onde conseguimos oferecer atendimento de qualidade em toda a nossa rede, incluindo apoio com recursos da SES para a própria Santa Casa, não posso aceitar que se coloque pacientes oriundos da rede municipal e estadual em risco de morte pelo motivo alegado no grito de socorro feito através das redes sociais pelo Dr. Abdon Murad. É sabido por todos, e muito especialmente pelos envolvidos nesse episódio lamentável – os secretários de saúde do estado e município e dirigentes da Santa Casa – que nada se faz mais no SUS com base na tabela estabelecida no ano de 2004, sem nenhum reajuste até os dias de hoje.
A Santa Casa aceitar receber pacientes dos Socorrões, pacientes graves, principalmente para atendimento na ortopedia e traumas variados, para receber com base nessa tabela é de uma irresponsabilidade sem tamanho. Não deveriam aceitar contratar nesses valores e se aceitaram têm a obrigação de dar atendimento adequado aos pacientes. Pedir para as pessoas doação de gaze, esparadrapo, comida, medicamento, etc, é revoltante porque não estão tratando de pacientes recebidos diretamente pela unidade através de sua atuação filantrópica, mas de pacientes encaminhamos pela rede pública de saúde.
Isso é um absurdo que não pode ser tolerado.
Assistam ao vídeo onde a Globo publica reportagem que comprova a origem dos pacientes mandados pela Prefeitura de São Luís para morrerem na Santa Casa. Esvaziar os corredores dos Socorrões mandando pacientes para um local sem a mínima condição para atendê-los e ainda fazer propaganda política como se isso demonstrasse a competência da gestão é um crime mais que hediondo, é repugnante.
Publicado em: Governo
Estive na Santa Casa e a situação não é desesperadora como dizem, lá está muito bem organizado. acredito que a mídia força um pouco aí hein.só pra esculachar o prefeito.mas não é bem assim que acontece as coisas na prática.
Essa situação não é exclusiva do Maranhão. O Brasil inteiro esta desse jeito e desde sempre.
Essa crise na saúde não é algo local, e sim federal. principalmente nas Santa Casas de todo país. Acredito eu que o governo daqui está fazendo o possivel para manter estável a situação. mas se está fugindo do controle deles. a culpa é de quem está no governo federal.
O maior absurdo de todos é ver o Ricardo Murad querer criticar saúde pública, ele é o maior usurpador de dinheiro da saúde que o Maranhão já teve, tanto que é investigado pela PF. A Secretária Helena, pelo menos tenta resolver os problemas e ele que só sabia roubar. Muita molecagem isso!
A saúde em São Luís melhorou consideravelmente nesses últimos tempos, tanto que teve dois certificados de reconhecimento do Ministério da Saúde. Agora todos sabem que essa lotação só acontece por conta do sistema dos interiores do Estado serem precários e muita gente vem ser atendida em São Luís.