Depois de conhecerem o modelo de segurança pública italiano, os deputados federais Hildo Rocha (PMDB/MA) e Vinicius Carvalho (PRB/SP) agora se encontram em Paris onde buscam dados para embasar o relatório que servirá de ponto de partida para a elaboração de uma PEC sobre a reestruturação do sistema de segurança brasileiro. “Temos certeza que esses dois países (Itália e França) tem muito a oferecer ao Brasil em termos de experiências bem-sucedidas no setor da segurança pública”, destacou Rocha.
O parlamentar informou que o relatório será apresentado à Comissão de Unificação das Polícias Civis e Militares na Câmara dos Deputados ainda este ano.
Agenda de trabalho
O primeiro compromisso da comitiva brasileira em Paris aconteceu segunda-feira (21/11) na Corregedoria da Polícia Nacional Francesa, onde os parlamentares brasileiros participaram de reuniões e foram homenageados pelo Departamento da Organização dos Métodos. Rocha e Carvalho receberam a medalha da Direção dos Recursos da Competência. O encontro também foi acompanhado pela formadora administrativa do Centro Nacional de Formação e do Desenvolvimento das Competências, Emmanuelle Boiffard-Brihi.
Após a primeira reunião, os parlamentares seguiram para a Inspetoria Geral da Polícia Nacional (IGPN) onde se encontraram com o comandante de polícia, Jean-Pierre Barbier, com a diretora e inspetora geral da IGPN, Marie-France, e a encarregada geográfica das Américas, Luísa Le Duff, para tratar sobre o modelo policial adotado pelo país.
O especialista em segurança pública, Eduardo Granzotto, também integra a comitiva brasileira na missão internacional.
Publicado em: Governo