“Precisamos investir na mobilidade urbana”, afirma Wellington ao conhecer sistema de transporte na China/Taiwan
O deputado estadual Wellington do Curso (PP), durante a Missão Internacional, promovida pela UNALE, teve a oportunidade de conhecer as inovações no transporte público da China, Taiwan e EUA. Dentre elas, há de se destacar o sistema integrado de transporte com 11 estações em Taipei, capital de Taiwan, composto por trem, metrô, trem-bala, ônibus coletivos (urbano e interestadual), táxi e, ainda, bicicletas. A princípio, o que seria algo simples, pode ser visto como inovação, concretizada em um sistema de transporte eficaz e satisfatório. “Conhecer de perto todas as tecnologias do transporte da China e Taiwan foi uma experiência engrandecedora para todos da delegação brasileira que participaram dessa Missão Internacional, promovida pela UNALE. Foi a oportunidade de conhecer projetos viáveis e que comprovam que é possível sim ter eficácia no transporte público, como é o caso nas cidades de Chongquing e Hong Kong na China e Taipei, em Taiwan. Para que tenhamos essa eficácia precisamos investir na mobilidade urbana. Não apenas em uma forma, mas em meios alternativos também. Só assim, poderemos ter um transporte que satisfaça as necessidades do nosso povo, sobretudo, o mais carente. E para isso, é preciso terço tarde de fazer por parte do poder público ”, destacou o deputado Wellington, que é autor do Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa sobre o Plano de Mobilidade Urbana do Estado do Maranhão. Além do sistema de metrôs e dos transportes alternativos, como bicicletas, Wellington destacou ainda o EasyCard, semelhante ao cartão de transporte da Região Metropolitana de São Luís. “Encontramos algo que já existe em nosso Maranhão, mas que precisa ser aprimorado. Trata-se do cartão eletrônico de transporte, que elimina a necessidade de usar dinheiro todas as vezes que for pagar a passagem, permitindo andar pelas cancelas do sistema de transporte de forma rápida, com um simples passar do cartão. A diferença está na facilidade de recarga, já que os cartões na China podem ser recarregados com mais créditos em inúmeros locais e também podem ser usados para comprar itens em lojas e em máquinas de venda automática, além de ser utilizado no ônibus urbano, semiurbano e interestadual e integrado ao trem, metrô, VLT e trem-bala, sendo tudo extremamente útil e ágil para profissionais e estudantes na correria do dia a dia. São detalhes que fariam muita diferença na vida dos maranhenses e, certamente, ocasionariam uma maior satisfação”, afirmou Wellington do Curso.
Luis Fernando recebe título de Cidadão Imperatizense
Numa concorrida solenidade realizada nesta quarta-feira, dia 23, o prefeito eleito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), foi agraciado com o título de “Cidadão Imperatrizense”. A homenagem, concedida pela Câmara Municipal, foi uma iniciativa do vereador Hamilton Miranda (PP). A cerimônia de entrega do título contou com a presença dos vereadores, do prefeito Sebastião Madeira (PSDB), de prefeitos, vereadores e empresário da região e de lideranças comunitárias. Hamilton Miranda não poupou elogios ao agraciado. “Pelo currículo do homenageado e pela larga lista de serviços prestados em favor da nossa cidade, Luis Fernando é mais do que merecedor. É a melhor pessoa que já conheci na minha vida política”, declarou o vereador. Além de também realçar a capacidade técnica de Luis Fernando, o prefeito Sebastião Madeira (PSDB) fez um breve relato da relação do mais novo cidadão de Imperatriz com a cidade. “Num dos momentos mais difíceis da nossa administração, ele estendeu as mãos para o nosso município. Só na área da infraestrutura foram cerca de 100 quilômetros de pavimentação, isso sem falar de outras ações articuladas por ele no Governo do Estado, como por exemplo, a regularização fundiária na vila Cafeteira”, lembrou Madeira. Dezenas de moradores da Vila Cafeteira, a propósito, fizeram questão de marcar presença na solenidade, numa clara demonstração de reconhecimento pelo esforço e articulação de Luis Fernando no trabalho que culminou na emissão de mais mil títulos de posses definitivas das moradias da Vila Cafeteira. “No nosso bairro todos sabem da importância de Luis Fernando para nossa cidade. Eu e meus amigos não poderíamos deixar de vir aqui prestigiar essa grande iniciativa da Câmara Municipal de Imperatriz”, disse o líder comunitário Raimundo Bezerra, mais conhecido como Pipoca. O prefeito eleito de São José de Ribamar e mais novo cidadão imperatrizense, por sua vez, se disse muito grato e honrado com a concessão do título. “O meu sentimento agora não é mais só de amizade, mas de fraternidade e de obrigação como filho adotivo. Imperatriz sempre foi e vai continuar sendo uma cidade muito querida”, comentou Luis Fernando.
Publicado em: Governo
SÓ UM EXEMPLO DO QUE O MARANHÃO PERDEU.
É só um exemplo do que o Maranhão perdeu na ocasião da briga de cacifes políticos que não permitiram LUIS FERNANDO ser o candidato ao governo do estado pelo PMDB em 2014, claro precisamos ser justos, a ex-governadora ROSEANA SARNEY queria sim LUIS FERNANDO, ela jamais teve culpa da briga interna de alguns cacifes no PMDB que pela ambição pelo poder, jamais engoliram LUIS FERNANDO por ser um homem sério e honrado.
Bravos e bravas, continuo dizendo: LUIS FERNANDO seria sim governador do Maranhão, ele venceria aquela eleição nos debates, e mais, muitas lideranças políticas do estado jamais iriam abandonar um projeto municipalista que sempre foi o forte de LUIS FERNANDO um grande conciliador e agregador que sempre se destacou como uma entre as principais lideranças de altíssimo capital político no Maranhão.
Imaginem, quando esse fraco deputado tomar conhecimento da lei 12587/2012, prorrogada indevidamente para 2018, que trata de hidrovias, ciclovias eprincipalmente metroferrovias e demais leis descumpridas pelo executivo com o beneplácito da Alema/câmaras elevaria doMP. Transportes rápidos,seguros,confortáveis como temos em nossa vizinha Teresina.. Imaginem se algum deputado,prefeito ou governador conhecesse o Aeromovel do RGS,genuinamente brasileiro, premiado no exterior,utiluzadoemJacarta há trinta anos,considerado o mais barato transporte de massa sobre trilhos do mundo…….l.l
Quanto ao Luís Fernando,chapa imbatível para governo estado /2018.
Para Senado: Gastão Vieira e Zé Reinaldo Tavares.