Deputado Sousa Neto quer explicações de Jefferson Portela para desaparecimento de policiais militares em Buriticupu
O deputado estadual Sousa Neto (PROS) entrou, nesta quarta-feira (14), com um requerimento na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA), solicitando informações do secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela sobre as investigações do desaparecimento, há exatos 27 dias, do cabo Júlio César da Luz Pereira e do soldado Carlos Alberto Constantino Sousa, ambos policiais militares lotados na 14ª Companhia Independente do Município de Buriticupu. Sousa Neto voltou a cobrar providências por parte da cúpula da SSP e da Polícia Militar, para o caso. “Mais uma vez volto a esta tribuna para falar do desaparecimento de dois policiais militares que estavam de serviço na cidade de Buriticupu. Estamos aqui, agora de forma oficial, cobrando o secretário de Segurança Pública porque as famílias estão desesperadas”. Jefferson Portela terá um prazo de 10 dias para que se manifestar. Na ocasião, o parlamentar leu o relato de um dos familiares dos pms, em que mostra o drama e o sofrimento em busca de respostas, e do silêncio e da omissão por parte das autoridades de Segurança. “Trago aqui, um apelo da ex-esposa do cabo César, em nome dos familiares, em que ela fala da angústia e do sofrimento vividos nas últimas semanas à espera de uma resposta sobre o paradeiro dos dois policiais. A população da cidade de Santa Inês, Buriticupu e região quer que o secretário de Segurança Pública junto com o Governador, tome uma iniciativa pelo menos para amenizar a dor dos filhos, pais e esposas desses dois policiais que sumiram”, disse. “Cadê os Direitos Humanos? Cadê o Comando da Polícia Militar que não tem dado apoio a essas famílias? Estou cobrando, por meio de requerimento, explicações ao Secretário Jefferson Portela. Essa é a forma como a Polícia Militar do Maranhão, através do seu Secretário, trata seus policiais”, questionou o deputado. Fortaleza dos Nogueiras vive momentos de terror e pânico – Durante sua fala, Sousa Neto destacou a situação caótica na Segurança do Governo Flávio Dino e o terror vivido pelos moradores de Fortaleza dos Nogueiras, na noite da última terça-feira (13), quando pelo menos 14 bandidos tentaram arrombar os caixas eletrônicos do Banco do Brasil naquela cidade. “Foram momentos de pânico e medo. Os assaltantes atiraram contra os prédios da delegacia e da companhia da PM Só para vocês terem uma ideia, até o prefeito eleito, Aliandro Passarinho, foi feito de refém e agredido pelo bando. Tocaram fogo no carro dele. Sabe por quê? Falta de efetivo policial”, criticou.
Parlamentares prestigiam posse de maranhense no TCU
Cumprindo agenda em Brasília, a deputada Andrea Murad prestigiou a posse do novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Na foto, o vice- presidente do TCU, o pernambucano José Múcio Monteiro, ao lado o deputado Edilazio Júnior e o presidente do TCU, o maranhense Raimundo Carreiro. Além dos deputados Andrea e Edilazio, estiveram presentes Juscelino Filho, Alexandre Almeida. O ex-presidente José Sarney foi uma das grandes personalidades políticas no evento. “Foi um privilégio participar desse importante momento para o ministro Raimundo Carreiro, maranhense, que tem um perfil admirado por todos nós e com certeza contribuirá para o país, principalmente nesse momento de crise econômica e política que passa o país. Em seu discurso de posse comentou sobre a necessidade da administração se reinventar, da transparência e da busca por alternativas e soluções para almejar o bem comum, além de muitas outras observações. Vejo alguém de muita experiência, um servidor que passou pelo Senado Federal, que participou da construção da constituição de 88, do processo de impeachment em 92, atuou como secretário-geral da mesa, uma forte atuação também no TCU, então, tenho certeza que, com a trajetória que Carreiro possui, fará uma gestão que orgulhará nós maranhenses”, disse Andrea. O presidente Michel Temer, o senador Renan Calheiros e os ministros Dias Toffoli e Lewandowski, também compareceram ao evento de posse do maranhense.
Deputado Hildo Rocha recebe homenagem do Conselho Nacional do Ministério Público
O deputado federal Hildo Rocha (PMDB/MA) foi homenageado com a Medalha da Ordem do Mérito do Conselho Nacional do Ministério Público (Conamp). A Presidente da entidade, Promotora Norma Cavalcanti, ressaltou que os agraciados são mulheres e homens e de bem que, de algum modo, trabalharam e prestaram relevantes serviços ao Ministério Público. “Essas pessoas são consideradas a partir de agora membros honorários da Conamp e sócios especiais da nossa instituição”, declarou a promotora. Hildo Rocha agradeceu a homenagem e disse que receber a maior honraria do Ministério Público do Brasil o motiva a trabalhar cada vez mais em prol do desenvolvimento da entidade. “Isso faz com que a gente se empenhe em trabalhar cada vez mais em favor do Ministério Público, instituição detentora de respeitabilidade que tem ajudado no desenvolvimento do nosso país e contribuído para que os direitos dos cidadãos sejam respeitados”, declarou Hildo Rocha. O deputado enfatizou ainda que o Ministério Público é essencial na vida em sociedade. “Por isso, tenho me dedicado em favor do fortalecimento do órgão e na defesa das prerrogativas dos promotores e promotoras do nosso país. Portanto, ter esse trabalho reconhecido é motivo de muito orgulho e muita alegria. Os homenageados – A medalha da Ordem do Mérito da Conamp foi instituída pela Resolução nº 01 de 2001. Este ano, além do deputado Hildo Rocha receberam a comenda: os senadores Ana Amélia Lemos (PP/RS); Eduardo Amorim (PSC/SE), e Randolfe Rodrigues (REDE/AP); os deputados Alessandro Molon (REDE/RJ); Antonio Imabassahy (PSDB/BA), e Esperidião Amin (PP/SC); os membros do Ministério Público Antonio Dezan, Alessandro Tramujas, Manoel Onofre e Marcelo Ferra; e o ex-colaborador da Conamp, José Maria Feijão.
Junior Marreca diz que o Maranhão foi muito bem contemplado no orçamento federal para 2017
Em reunião na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, da Câmara dos Deputados, o deputado federal Junior Marreca, que faz parte da Comissão, afirmou que o estado do Maranhão foi muito bem contemplado para a saúde, para infraestrutura etc. “Presidente, só aproveitar a oportunidade para agradecer a V. Exª e o nobre relator pela oportunidade de está aqui e ter aprendido um pouco aqui e ter relato matérias importantes. O Maranhão ficou bem contemplado. Fomos bem contemplados para a saúde e para infraestrutura”, afirmou Junior Marreca.
Publicado em: Governo