Como é difícil ouvir as incoerências e as mudanças de posições na política, pois é o que mais se ouve atualmente na Assembleia Legislativa, cuja mudança de opiniões e posições mudam de acordo com o lado que esteja o poder. Aí se observa a a falta na firmeza de idéias e, principalmente, de caráter. Verifica-se a política sem ética.
Como é complicado ver um discurso ético, isso na essência ética. É necessário que o político deixe de trocar seus interesses pessoais em detrimento de um falso apoio.
Está difícil ver isso… Um debate de alto nível é o que se espera dos representantes do povo. Até que ponto a política é compatível com a ética? A política pode ser eficiente se incorporar a ética? Não seria puro moralismo exigir que a política considere os valores éticos?”.
Quando se trata da relação entre ética e política não há respostas fáceis. Há mesmo quem considere que esta é uma falsa questão, em outras palavras, que ética e política são como a água e o vinho: não se misturam. Quem pensa assim, adota uma postura que nega qualquer vínculo da política com a moral: os fins justificam os meios.
Mas, ainda fica a pergunta: é possível a ética na política?
Publicado em: Governo