Prefeitura lança segunda etapa do Programa de Qualificação de Servidores do Trânsito e Transporte
A Prefeitura de São Luís lançou, nesta sexta-feira (2), a segunda etapa do Programa de Qualificação de Servidores do Trânsito e Transporte da capital. O ato aconteceu no auditório do Hotel Praia Mar, com a presença dos profissionais que participarão dos quatro cursos oferecidos nesta etapa da ação. As capacitações serão executadas pela Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem), sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan). Os cursos são destinados à qualificação 160 servidores da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), que atuam nas plataformas dos cinco terminais de integração de transporte público. Têm como objetivo a melhoraria e a humanização do atendimento ao cidadão usuário do transporte, nos terminais de integração da cidade. Presente ao lançamento, o titular da Seplan, José Cursino Moreira, destacou a importância das capacitações para a qualificação dos profissionais que atuam diretamente no atendimento ao público usuário do transporte público nos terminais. “São esses os profissionais que têm contato direto e diário com os passageiros, o que se faz necessário que eles estejam cada vez mais capacitados, com conhecimentos específicos sobre relações humanas, legislação do transporte para melhor prestar atendimento nos terminais. Isso terá impacto direto tanto na sua produtividade como também na resposta do usuário atendido”, disse Cursino Moreira.
Prefeitura de São José de Ribamar conclui audiências públicas para definição do PPA
A prefeitura de São José de Ribamar concluiu nesta quinta-feira (01), a terceira e ultima audiência pública para formatação do Plano Plurianual que estabelece as diretrizes, objetivos e metas para a gestão ao longo dos próximos quatro anos, 2018-2021. No total, foram realizados três encontros, distribuídos nas áreas da Sede, região das Vilas e finalizando no Araçagy. Durante os encontros, conduzidos pelo prefeito Luis Fernando Silva, foram recolhidas mais de 200 propostas vindas da população para as mais variadas áreas de atuação da gestão pública. Para o prefeito, o momento é extremamente significativo, pois a partir de agora se constrói com bastante responsabilidade os próximos quatro anos do município. “Esse processo de escuta teve início antes mesmo da eleição. Na pré-campanha, por meio dos seminários do ‘Planeja – O Cidadão Decidindo’, tivemos a oportunidade de colher mais de 600 propostas estabelecidas pela população que foram incorporadas ao plano de governo e hoje já estão sendo executadas ao longo dos cinco primeiros meses de gestão”, explicou. “Com todas as proposições feitas pela população”, emendou: “vamos compilar, buscar recursos, parcerias e projetos para torná-las concretas ao longo dos próximos anos”. Entre as propostas apresentadas pela população, o principal problema apresentado foi a recuperação asfáltica de ruas, avenidas e bairros, completamente abandonados e que hoje estão em condições precárias pela falta de manutenção nos últimos quatro anos. Também elencada pela população como prioridade, a mobilidade urbana, construção e reativação de creches e escolas fechadas por falta de recuperação dos prédios públicos, unidades de saúde básica, bem como construção de equipamentos públicos de lazer, entretenimento, e esportivo. Além da presença marcante da população, as três audiências contaram com a participação do vice-prefeito Eudes Sampaio, vereadores e secretários municipais.
Júnior Verde criará Fórum em defesa da Apicultura no Maranhão
O deputado estadual Júnior Verde criará um Fórum para discutir a problemática da apicultura migratória no Estado do Maranhão. Membro da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, o parlamentar conduziu uma reunião com membros da Federação Maranhense dos Produtores de Mel ((FEMAMEL) para iniciar as discussões sobre o tema. A apicultura é a atividade que cria abelhas. Foram discutidos aspectos da produção no Estado, compreendendo a situação dos agricultores familiares que podem desenvolver a atividade e ter mais produtividade, diversificando as culturas que já desenvolvem a apicultura. “A apicultura é uma alternativa econômica importante. Na reunião, discutimos inclusive a necessidade de conjunturas legais que definam realmente a atividade no Maranhão, principalmente no que se refere ao ICMS. Nosso Estado fica apenas no aspecto da produção primária, sem agregar valor necessário para a produção do agricultor familiar”, destacou o parlamentar. Na área na região do Alto Turi, a atividade é muito forte. Em somente um grupo, mais de setenta mil colmeias são produzidas no Estado do Maranhão. “Não há aspecto legal que discuta a apicultura, não tem a questão da assistência técnica necessária para fomentar essa produção, então a região do Alto Turi está produzindo mel, mas de forma incipiente que falta assistência técnica, falta mais engajamento, principalmente na região de Zé Doca, aquela região até Santa Luzia do Paruá”, revelou Júnior Verde. O Fórum deverá ser estendido ao município de Governador Nunes Freire, em razão da melhor logística de abrangência da região do Alto Turi e por ser portal de acesso aos manguezais, outro polo produtivo da Apicultura. Participaram da reunião o presidente da FAMAMEL, Euler Gomes; o presidente da AMAMEL em São João Batista, Luís Carlos Figueiredo; o superintendente da SAGRIMA, Fernando Antônio Martins; o assessor técnico da SAGRIMA, Fernando Augusto; o secretário de Agricultura de Nova Olinda, Fernando Lopes; a professora da UEMA e especialista em apicultura, Eleusa Gomes.
Junior Marreca vota favorável pela recuperação dos municípios brasileiros
Como líder do Partido Ecológico Nacional (PEN) na Câmara dos Deputados, o deputado federal Júnior Marreca (PEN/MA) votou sim para o projeto de lei sobre recuperação de estados em calamidade fiscal. Na oportunidade, fez um apelo a toda bancada municipalista, a bancada do governo e também de oposição, em defesa de soluções imediatas para salvar os municípios brasileiros, que estão passando por uma crise profunda, sem poder pagar suas dívidas e cumprir com obrigações básicas como saúde, educação, segurança, limpeza pública, dentre outras. Assista ao vídeo clicando aqui.
Publicado em: Governo