G1MA
Pacientes que precisam de atendimento no município de Paço do Lumiar, a 26 km de São Luís, reclamam da distribuição de senhas na sede da Secretaria de Saúde do município. Segundo os pacientes, as pessoas precisam enfrentar longas filas que começam a se formar desde a madrugada para conseguir marcar consultas e por falta de senhas, algumas pessoas nem chegam a conseguir atendimento.
Os pacientes reclamam que a a distribuição das senhas aconteceu antes do horário marcado e com isso, pessoas que precisavam acabaram ficando sem atendimento. Uma paciente que não foi identificada, reclama que chegou bem cedo e mesmo assim, as senhas já haviam sido distribuídas. “Desde 5h da manhã aqui e já tinha distribuído a senha. Eu vim marcar por CAPS, eles disseram que era hoje e eu vim. Aí disseram que não é mais hoje, aí já marcaram. E meu filho toma remédio lá na FEME na Praia Grande e ele não pode ficar sem”, reclama.
Uma funcionária, que não foi identificada, diz que as senhas nunca haviam sido entregues nesse horário e que o sistema de marcação de consultas através de senhas acontece em dois turnos diários. “Eu trabalho aqui desde 2008 e eu nunca vi entregarem senha as 4h da manhã! Para mim é uma surpresa! Eu desconheço isso daqui! (…) estava me arrumando para vir e assisti a reportagem, vi que estavam entregando senha as 4h da manhã e para mim isso é um absurdo! Porque está ali que é às 7h45 a entrega das senhas. Eu mesmo acompanho, eu mesma entrego”, disse.
Segundo a mesma funcionária, os agendamentos de consultas acontecem todas às primeiras segundas-feiras do mês e que cerca de 80 senhas são entregues para o período da manhã e da tarde. Ainda de acordo com ela, quando as senhas disponíveis terminam, a coordenação é responsável por disponibilizar mais senhas. “As consultas funcionam assim, toda primeira segunda feira do mês, nós começamos agendamento a cada começo de mês, e não é só um dia. São entregues 50 senhas normais e 30 preferenciais. Porque nós não entregamos mais? Porque lá é pequeno. Então quando termina essa senha, eu mesma falo com a coordenação e a elas me entregam mais senhas. Nós entregamos no máximo 142 senhas por dia de manhã e de tarde a mesma coisa”, explicou.
José Egídio Lima Júnior, um funcionário da Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar, afirma que a confusão na entrega antecipada de senhas ocorreu por conta da segurança dos pacientes que ficavam desde a madrugada na fila esperando. “Foi determinado pela coordenação da CEMARC (Centro de Marcação de Consultas), que é o seguimento que marca as consultas, que para evitar que as mães de família que chegam aqui de madrugada, deixarem de ser expostas a bandidagem. Então foi acordado com a Secretaria de Saúde que seria mudada a dinâmica, e que a partir das 4h da manhã, as 120 senhas, sendo 50 normais, 30 preferenciais e 30 pediatras, receberiam elas. E quem não recebeu ia para casa”, disse.
Ainda de acordo com Egídio Júnior, a distribuição das senhas é feita normalmente durante os dois turnos do dia. “A partir de 1h da tarde, é distribuído novamente a quantidade de 80 senhas, 50 preferenciais e 30 normais, que é o procedimento. E essa quantidade vem sido distribuída há muito tempo”, explicou.
Publicado em: Governo