Noticias recém chegadas de Brasília confirmam que o Maranhão é o Estado brasileiro onde mais se perde recursos federais oriundos de emendas parlamentares ou de propostas voluntárias devido a falta de habilidades na utilização do programa SICONV. Observam-se propostas lançadas com justificativas e características amadoras, incompletas, feitas por pessoas com nível cultural e intelectual duvidoso devido às justificativas absurdas inseridas.
O maior registro dessas ocorrências dá-se em municípios da Baixada Maranhense, Vale do Pindaré, Litoral Ocidental, Médio Mearim, região do Munin e Alto Turi. Penalva, Monção, Pedro do Rosário, Cajari, Cajapió, Olinda Nova, São Vicente Férrer, Serrano do Maranhão, Alcântara, Porto Rico do Maranhão, Cedral, Central do Maranhão, Presidente Juscelino, Morros, Cachoeira Grande, Bacabal, Lago Verde, Conceição do Lago Açu, Olho D`agua das Cunhãs, Junco do Maranhão e Boa Vista do Gurupi destacam-se com a maior incidência de erros.
Essas informações foram obtidas por Orzil Cursos de Brasília- DF, nos principais ministérios concedentes. Além do SICONV, diversos municípios do estado do Maranhão, apresentam grandes dificuldades na utilização de outros programas, como o SIMEC, (relativo à educação), SISMOB, (relativo à saúde) e SIGA, (relativo às ações da FUNASA).
Isso ocorre devido a falta de capacitação das assessorias das prefeituras nesses programas federais, emperrando o desenvolvimento dos municípios citados e de outros.
Publicado em: Governo