Marcial Lima denuncia “terrorismo” contra a cultura do Maranhão
O líder do PEN na Câmara Municipal de São Luís, vereador Marcial Lima, denunciou nesta segunda-feira (19), na tribuna da Casa, que donos de barracas espalhadas pelos arraiais da cidade estão tendo prejuízo financeiro na venda de seus produtos (comidas típicas e bebidas) por conta do fechamento brusco desses locais de evento, antes mesmo de uma hora da madrugada, quando as brincadeiras juninas devem acontecer livremente até o dia amanhecer, como manda a tradição. “Tem arraial que só começa a ter um grande público por volta das 11 horas da noite e nem bem começa e já é obrigado a fechar por ordem expressa da Polícia Militar, que está ali cumprindo uma ordem de alguém. Entendo que a Secretaria de Segurança Pública precisa participar mais da vida cultural desta cidade”, declarou. O vereador destacou que São Luís é uma cidade turística por natureza e que nesse momento os turistas estão deixando de ver a diversidade cultural do Maranhão devido a uma ordem que tem punido a tradição folclórica do estado e em especial na capital maranhense. Após as declarações de Marcial Lima, o presidente da Câmara, Astro de Ogum (PR), reforçou a denúncia e disse que esse tipo de situação está ocorrendo em vários arraiais da cidade. “Realmente isso está acontecendo em todos os arraiais de São Luís e tem preocupado bastante”, frisou. (Com informações de Mário Carvalho)
Vacina contra a gripe ainda está disponível nos postos de saúde da Prefeitura de São Luís
Mesmo com o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, a Prefeitura ainda está disponibilizando as vacinas na rede municipal até o final do estoque, para ampliar a cobertura vacinal. A vacina que está disponível é a trivalente, que imuniza contra os dois tipos de gripe sazonal e também contra o tipo H1N1. A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, explica que nacionalmente houve baixa procura pela vacina, mesmo sendo esta uma das melhores formas de prevenir a gripe e suas complicações. “O país inteiro teve dificuldade na conscientização dos grupos elencados pelo Ministério da Saúde para serem imunizados; por isso, foi a vacinação foi liberada para todos. Quem quiser vacinar deve procurar os postos de saúde e garantir essa importante forma de proteção contra uma doença que pode ter sérias consequências”, afirma. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) indicam que até o encerramento da campanha foram aplicadas 150.509 doses da vacina contra influenza, o que representa 74,8% da meta. De acordo com a totalização, o público-alvo que mais vacinou foi o dos idosos (69.483 doses), e entre as crianças de seis meses a cinco anos incompletos, a cobertura chegou a 60,1%. A superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus, Terezinha Lobo diz que a mobilização vai continuar nas 61 unidades de saúde onde há a vacina. “Deveremos contar com a ação das equipes de Saúde da Família, que vão fazer a sensibilização dos grupos prioritários durante as visitas domiciliares, e assim garantir que em pouco tempo a meta possa ser atingida”, explica. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi realizada no período de 17 de abril a 9 de junho.
Júnior Verde quer fortalecer Guardas Municipais do Maranhão
Presidente da Comissão de Segurança Pública e Privada da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Júnior Verde (PRB) afirmou que ampliará os debates sobre a estrutura das 78 Guardas Municipais que existem no Maranhão. Na última reunião realizada por meio da Comissão, na última terça (13), os participantes travaram discussões sobre a Lei nº 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais. De acordo com o deputado, a lei consagra diversas atribuições às guardas municipais, tornando-as um importante órgão dentro do cenário da segurança pública do país. “É um momento muito pertinente, em face da conjuntura do país, com o agravamento dos problemas relacionados à violência e a criminalidade. Essas discussões certamente vão ajudar a fortalecer as Guardas Municipais em todo o Estado do Maranhão”, enfatizou Júnior Verde. Além do presidente da Comissão, participaram da reunião os deputados Sousa Neto (Pros) e Léo Cunha (PSC), que contou ainda com a presença de representantes de entidades ligadas às Guardas Municipais ,representantes do SinfuspSl , e de gestores da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). O comandante da Guarda Municipal de São Luís, Ivonaldo Mota Silva, destacou a importância da instituição, no sistema de segurança pública hoje existente na capital maranhense. “Ao longo dos últimos anos, a Guarda Municipal de São Luís passou por grandes mudanças, tanto na infraestrutura da corporação como no setor humano, qualificando sempre seu pessoal, aprimorando suas forças de ação e melhorando a cada dia mais o atendimento à população”, disse o comandante.
Junior Marreca participa do aniversário de 5 anos do PEN
O Partido Ecológico Nacional (PEN) está completando 5 anos de fundação. Na manhã de hoje, o deputado Junior Marreca participou do evento em comemoração ao aniversário do partido, no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, com a presença de deputados estaduais, vereadores, do presidente do PEN, Adilson Barroso, e de vários estados. Em cinco anos, o PEN já chegou à marca de 552 políticos no Brasil. Faça parte você também do partido da sustentabilidade,filie-se ao PEN.
Publicado em: Governo
O vereador Marcial Lima tem razão. Mas do jeito que as coisas estão é sempre bom reforçar a segurança dos bairros.
Uma boa notícia saber que as vacinas ainda estão disponíveis.
A gurda municipal deve ser fortalecida mesmo. Concordo com Júnior Verde, o problema de segurança pública é um grande problema no país.
Que bom saber que a vacina ainda está disponivel.
Os arraiais estão funcionando até tarde, não onde é esse que fecha meia noite.
Iniciativa para a guarda municipal é muito boa.
Tudo precisa ter um limite de tempo!! acho certo o encerramento às 00hs! até por conta de transporte para os brincantes!
Bom para as pessoas que ainda não puderam se vacinar, irem logo
Acho que essa questao do fechamento dos arraiais deve ser tratada com cautelo. porque é tambem uma questao de seguranca
Quem nao vacinou deve aproveitar pra fazer.