Eis aí uma gestão que serve de exemplo para os demais gestores públicos do Maranhão e muitos por esse país afora. Fábio Gentil busca implantar e implementar as necessidades do povo, seja com programas que trazem de fato qualidade de vida aos munícipes, seja através de obras estruturantes que trazem o resgate da dignidade humana, da cultura e do fomento turístico, e seja através de iniciativas que atraem investimentos e emprego e renda… Que o povo aprenda a valorizar aqueles que realmente trabalham em prol do coletivo e não valorizar aqueles que sempre trabalharam em benefício próprio. Hoje é aniversário de Caxias… O maior presente foi o eleitor quem deu ao município ao eleger Fábio Gentil prefeito…
Na manhã dessa segunda-feira, 30 de julho, foi lançado em Caxias o Programa Farmácia Viva por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal através das secretarias de Saúde e de Agricultura.
A solenidade de lançamento teve a participação da coordenadora estadual do Programa, Kallyne Bezerra; secretários municipais; o presidente da Câmara Municipal, vereador Catulé; a primeira-dama Letícia Gentil e o prefeito Fábio Gentil, além de coordenadores da Saúde e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
“Será a implantação de hortas medicinais nas Unidades Básicas de Saúde, com o apoio dos ACS e da própria comunidade. Vamos fazer o Programa evoluir. Teremos capacitação dos nossos profissionais para saber prescrever adequadamente e conscientizar a população sobre a Fitoterapia”, explicou Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.
“O Farmácia Viva é uma importante adesão feita pela gestão municipal, pois é uma forma de ver a melhoria na qualidade de vida das pessoas através do uso correto das plantas medicinais”, frisou Kallyne Bezerra, coordenadora estadual do Farmácia Viva.
O objetivo é fazer com que o paciente, por meio do uso adequado das plantas medicinais, tenha menos efeitos colaterais, além da redução de custo com medicamentos alopáticos. O plantio e cultivo poderão ser feitos nos CAPS, UBSs e nos quintais dos próprios usuários do SUS para chás, xaropes, pomadas e etc.
“A população terá facilidade de se tratar com plantas medicinais, diminuindo o custo com medicamentos e maior abastecimento para os tratamentos de saúde”, disse André Luís, farmacêutico.
Durante toda manhã foi realizada a capacitação com os profissionais de saúde oferecida pela equipe do Programa.
Katia Bitencourt, coordenadora da divisão de assistência farmacêutica, destacou que o alvo maior será nas UBSs. “Teremos a capacitação e depois faremos hortos nas UBSs. A intenção é capacitar para o uso correto dessas plantas”.
“Investir na saúde pública sempre será o principal motivo de se trabalhar uma cidade, porque entendemos que o povo precisa do nosso apoio. A implantação do Farmácia Viva é uma forma de plantar o presente pensando no futuro”, ressaltou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.
Publicado em: Governo