Essa é a questão a ser debatida nessa campanha entre o deputado federal Hildo Rocha e o deputado estadual Roberto Costa.
O MDB estaria disposto a apoiar o governo Flávio Dino no seu segundo mandato? Ficaria neutro visando às emendas parlamentares e, assim, aprovando tudo de interesse do governo Flávio Dino, cujas proposições serão em sua maioria contrária aos anseios dos maranhenses?
Ou se firmaria como principal partido de oposição na Assembléia Legislativa? Não é visto pela maioria dos deputados o MDB fazendo oposição, pois na legislatura passada a legenda ficou dividida quanto às proposições governamentais.
Para ser oposição é preciso uma posição firme e coerente, haja vista que não se pode apostar no meio termo visando às eleições de 2020. É oposição ou não é!!!
O PMDB no governo Jackson Lago conseguiu fazer um barulho imenso na oposição, deixando, com isso, os governistas atônitos… Basta se lembrar da votação da Lei do Cão, quando os deputados do PMDB: Ricardo Murad e Joaquim Haickel transformaram aquela votação num martírio de mais de 15 horas.
Realmente o MDB precisa ser reinventado, mas para isso deve deixar de ser fisiológico e de ter medo em perder suas bases eleitorais para quem comanda o Executivo Estadual.
Será necessário que se faça reuniões pelo Maranhão afora mensurando que o voto não pode ser tutelado, como é visto claramente no Estado.
E que os deputados estaduais lutem pela emenda impositiva e os deputados federais indiquem suas emendas para ajudar os verdadeiros excluídos…
Em minha opinião, vai depender de quem ganhará o comando e, assim, dizer se o MDB se agachará aos anseios palacianos ou se fará oposição ao governo Flávio Dino.
Publicado em: Governo