Postado por Caio Hostilio em 28/fev/2019 - Sem Comentários
O Bailinho de Carnaval da Creche-Escola Sementinha agitou a criançada, na manhã desta quinta-feira (28). A folia aconteceu no pátio da escola e foi embalada ao som de marchinhas carnavalescas e músicas dos blocos tradicionais de São Luís.
O pátio da escola foi preparado para a receber os foliões com uma decoração bem divertida. Ninguém ficou parado. A alegria e diversão tomou conta dos professores, direção e dos alunos da instituição de ensino. A programação teve dois momentos: o primeiro, reservado para os pequeninos do Ensino Infantil e, o segundo, para os alunos do Ensino Fundamental, que, inicialmente, representaram os blocos tradicionais de São Luís. Em seguida, dançaram bastante.
O professor de Música da escola, George Campos enfatizou que houve todo uma explanação na sala de aula, onde os professores falaram sobre a história e a importância do Carnaval e, especial, dos blocos tradicionais, que faz parte da cultura popular maranhense.
“Aqui não é só festa. É um momento também de aprendizado. Os alunos estão tendo a oportunidade de conhecer a nossa cultura e a história dos blocos tradicionais. A preparação dessa festa começou em sala de aula, com um trabalho previsto desde o ano passado e, neste ano, a diretora Ilza Lima deu todo apoio, trazendo uma banda para tocar aqui. Também convidamos o nosso parceiro Emanuel, para cantar as marchinhas e música dos blocos. Foi tudo muito bonito e todos se divertiram muito”, disse o professor George Campos.
A diretora Ilza Lima destacou que tudo foi preparado com muito carinho, onde os professores e a direção dedicaram-se para que os alunos se divertissem muito no bailinho de Carnaval. Ela também disse que a programação teve caráter pedagógico, uma vez que as crianças tiveram a oportunidade de conhecer a história do Carnaval e dos blocos tradicionais.
“Foi tudo preparado com muito carinho para oferecer uma bela festa de Carnaval. Agradeço o apoio da presidente do Gedema, Ana Paula Lobato, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, e dos professores, que proporcionaram esse bailinho”, afirmou.
“Me diverti muito. Gosto muito de Carnaval e adoro me fantasiar e me maquiar”, disse Lara Beatriz, aluna do 4º ano. A aluna Olga Maria, também do 4º ano, também contou que se divertiu muito. “Estou brincando muito. Esse é um momento muito legal para brincar com os meus amigos”, completou.
Postado por Caio Hostilio em 28/fev/2019 - Sem Comentários
Operação Boas-Vindas, da Prefeitura de São Luís em parceria com Infraero e Cruz Vermelha, leva toda a alegria da folia momesca ao som da batucada do Bicho Terra; nesta sexta (1º) ação tem continuidade
Turista interage com personagens do Bicho terra durante recepção carnavalescaTuristas e ludovicenses que desembarcaram em São Luís nesta quinta-feira (28) no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado foram recepcionados pelo grupo carnavalesco Bicho Terra dentro da Operação Boas-Vindas, uma da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), com a parceria da Infraero e Cruz Vermelha. Durante a ação, mais de mil passageiros, oriundos de sete voos que tinham como destino a capital maranhense, foram alcançados com informações sobre o Carnaval de São Luís e receberam preservativos. A iniciativa, que integra as ações da área de turismo colocas em prática na gestão do prefeito Edivaldo, ocorrerá novamente nesta sexta-feira (1º).
“A Operação Boas-Vindas é para criar esse momento especial de recepção tanto a turistas como aos ludovicenses que estão chegando em nossa cidade. Na oportunidade levamos informações sobre o Carnaval, damos dicas sobre como eles podem ajudar na preservação do nosso patrimônio público e cultural e fazemos a distribuição de preservativos para garantir uma festa carnavalesca com alegria e segura para todos” destacou a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.
Segundo a titular da Setur, foi a primeira vez a Prefeitura de São Luís executou uma operação de boas-vindas na parte interna do aeroporto. Ano passado, a Secretaria realizou uma ação semelhante na Central de Turismo da Prefeitura, localizada na Praça Benedito Leite.
Os setes voos, em série, começaram à chegar em São Luís por volta das 15h, trazendo em cada aeronave, média estimada de 150 passageiros, vindos de cidades como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Fortaleza e de Imperatriz (MA). “Acreditamos que mais de 1.100 pessoas, entre turistas e maranhenses, tenham sido recepcionados nessa operação da Prefeitura de São Luís, com a Infraero e a Cruz Vermelha. Toda ação visa que esses passageiros sejam recebidos no formato diferenciado e que eles consigam ter todas as informações de como será o Carnaval aqui”, informou a superintendente da Infraero no aeroporto Cunha Machado, Taise Brandão Figueiredo.
Presente na ação, o presidente da Cruz Vermelha no Maranhão, Carlos Rangel, disse que a entidade estará presente em ações da Prefeitura de São Luís e também em eventos com o Governo do Estado nos demais municípios com um total de 166 voluntários. “Vamos distribuir preservativos e prover as pessoas com as orientações necessárias para que elas não bebam ao dirigir, que tenham cuidado redobrado com as crianças e que brinquem o carnaval com paz e segurança”, ressaltou. A entidade também estará com uma tenda durante os dias de folia momesca na Passarela do Samba.
Nesse primeiro dia da Operação Boas-Vindas, a animação na recepção aos turistas e ludovicenses ficou por conta dos brincantes do Bicho Terra, um dos maiores grupos de Carnaval da cidade, que embalou os passageiros ao som de ‘Canguru’, ‘Zig Zag’, ‘Carangueijo,’ ‘É Gostosa’, ‘Fogo de Amor’ e ‘Batendo Lata’. “Excelente essa ideia de receber os turistas com músicas e grupos locais. É a primeira vez que sou recebida com tanta festa e alegria em um aeroporto”, contou a turista de Brasilia, Iracy Rabêlo.
Natural de São Luís, a servidora pública Maria José Seabra, que reside há 26 anos em Brasília, também aprovou a recepção carnavalesca da Prefeitura. “Amo o Carnaval da minha cidade e ser saudade já no aeroporto com músicas que enaltecem a minha cidade é emocionante”, afirmou. Ela disse ainda que veio à capital maranhense participar do desfile da escola carnavalesca Flor do Samba e do bloco Vagabundos do Jegue.
Já a turista de Salvador (BA), Maria Marta França garantiu que só viu recepção animada como a de São Luís no aeroporto de Recife. “Adorei essa animação toda. Apesar de ter vindo à capital do Maranhão por motivos de trabalho, já entrei no clima das festas carnavalescas”, revelou.
Nesta sexta-feira (1º), quem deve recepcionar os turistas e ludovicenses no aeroporto Cunha Machado é o bloco tradicional Os Tremendões, a partir de 13h30, reconhecido como uma das brincadeiras mais atuantes de São Luís. Desde a sua fundação até agora, o grupo já conquistou inúmeros títulos, sendo detentor de uma notável galeria de troféus com 10 premiações máximas da competição oficial da Passarela do Samba.
Postado por Caio Hostilio em 28/fev/2019 - Sem Comentários
Apesar de ainda não ter sido sancionado, o Projeto de Lei Municipal nº 001/2017, aprovado na Câmara Municipal de São Luís, na última terça-feira (26), deixou mais tranquilos motoristas, passageiros e, principalmente, as empresas que exercem o serviço.
Ontem, por exemplo, a 99 POP, que além de motoristas particulares, atende também a taxistas, informou, por meio de nota, considerar que a medida “representa um avanço para a mobilidade urbana” e destacou que o modelo proposto “pode se tornar exemplo para outras cidades do Norte e Nordeste do Brasil”.
Nesta sexta-feira, 28, mais dois apps que estão em operação na capital maranhense também se manifestaram sobre a medida aprovada pelos vereadores ludovicenses, que autorizou o serviço, sem criar restrições à atividade.
Em nota, a Uber disse que a “regulamentação moderna e positiva, vai beneficiar motoristas parceiros e usuários de aplicativos de mobilidade”. Por outro lado, a empresa fez ressalvas com relação à restrição a veículos emplacados fora do município de São Luís que, segundo a companhia, “pode afetar motoristas parceiros que moram na região metropolitana e ficarão impedidos de circular na capital”.
“A Uber aguarda agora a sanção do projeto e segue em sua missão de oferecer uma opção confiável e acessível de mobilidade para todos, colaborando com o poder público na construção de regulações modernas, que abracem a tecnologia e contribuam para o bem das pessoas e das cidades”, destacou o comunicado.
A Mary Drive foi outra que também elogiou a legislação municipal aprovada pelo Legislativo ludovicense.
Em nota, a empresa diz que “recebeu a notícia da regulamentação dos aplicativos como uma grande manifestação de boas vindas”.
O aplicativo afirmou que chegar a São Luís e saber que o serviço será regulamentado é um avanço não só para os motoristas como, também para os passageiros.
“Parabenizo os vereadores pelo modelo proposto e por compreender e acatar a demanda da população”, finalizou.
Postado por Caio Hostilio em 28/fev/2019 - Sem Comentários
Postado por Caio Hostilio em 28/fev/2019 - Sem Comentários
O Tribunal Regional do Trabalho concedeu nesta quinta-feira, dia 28, o pedido de liminar formulado pela Procuradoria Geral do Município e determinou a suspensão do movimento grevista dos rodoviários, sob pena de multa, diária, no valor de R$ 5 mil.
O pedido foi formulado pela Procuradoria do Município em sede de Tutela Cautelar Antecedente (ação de caráter preparatório a uma eventual petição inicial) tendo como argumentos principais o fato de que a greve foi deflagrada de forma ilegal e abusiva, porque não foram observados os requisitos legais cabíveis para essa medida, como por exemplo, não foi informado o percentual de trabalhadores que permaneceriam em atividade, bem como não houve comunicação prévia à coletividade pelos meios de comunicação disponíveis, em especial, face à essencialidade do serviço público de transporte coletivo.
O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão – STTREMA, por sua vez, justificou que o movimento se deu ao fato de que o Sindicato Patronal não teria cumprido a Convenção Coletiva de Trabalho e um Acordo Judicial firmados nos autos de outro processo. Acerca dessa alegação, a Justiça Trabalhista afirmou que está apreciando o caso para adotar as providências cabíveis e que diante disso, não merece prosperar o movimento grevista.
“Entendemos como legítimo o direito dos trabalhadores exercitarem a greve, mas neste caso específico não estão presentes os requisitos que autorizam essa medida, uma vez que o suposto descumprimento de acordo e da convenção já se encontrarem sob apreciação judicial. Dessa forma, agimos para preservar o interesse dos milhares de cidadãos de São Luís que todos os dias precisam utilizar o transporte público”, afirmou o Procurador Geral do Município, Marcos Braid
Postado por Caio Hostilio em 28/fev/2019 - Sem Comentários
O Departamento de Oceanografia e Limnologia (DEOLI) da UFMA ESCLARECE que as informações publicadas nas redes sociais em nome da “Oceanografia UFMA” a qual incita de forma MALDOSA que foi decidido em Assembleia o “DESPEJO IMEDIADO DE TRÊS LABORATÓRIOS DO DEPARTAMENTO (LabEcotox, Lhiceai e LabFic)”, assinadas por ninguém, e replicadas de forma irresponsável por diversas representações acadêmicas e de pesquisa, trata-se de uma FAKE NEWS que objetiva DETURPAR a verdade, INCITAR e MANIPULAR os alunos do Curso de Oceanografia contra todos os professores lotados oficialmente no Departamento. Informamos que estamos tomando medidas administrativas e judiciais para apuração de responsabilidade por essa invenção maldosa. Também estamos solicitando audiência pública no Ministério Público Federal para discutir toda essa situação.
Esclarecemos que o DEOLI, via memorando eletrônico No 27/2019-DOL/CCBS, informou ao diretor do Icmar, com cópia para o Gabinete da Reitora, Pro-Reitoria de Ensino, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde que o Departamento decidiu em Assembleia que realizará a troca das fechaduras hoje (dia 28 de fevereiro de 2019) dos espaços onde se encontram alocados os laboratórios citados. Informamos que as chaves e cópias foram levadas pelos professores removidos para o Icmar, que estão em posse ilegal das mesmas, impedindo o DEOLI de realizar atividades (por exemplo, pinturas e dedetizações) que estão sendo realizadas em vista da iminente visita do MEC. Acrescentamos que alunos e não alunos (sem matrícula na UFMA) tem cópias das chaves e acesso livre a estes laboratórios, os quais professores lotados oficialmente no Departamento não dispõe.
De forma insistente, a Secretaria do DEOLI entrou em contato com o Icmar para obter a cópia das chaves, solicitação esta IGNORADA. A Assembleia, de forma unânime, concluiu que essa situação é ILEGAL e fere as normas internas da UFMA, inclusive configurando risco à vida dos alunos, professores, técnico-administrativos, terceirizados e frequentadores, bem como ao patrimônio público do DEOLI, por questões de segurança (incêndio e outros). Salientamos ainda que o DEOLI receberá a visita da Comissão de Avaliação do MEC, que está agendada para ocorrer no mês de março de 2019.
O memorando enviado pelo DEOLI ainda esclarece explicitamente que os alunos de Graduação em Oceanografia e de Pós-Graduação em Oceanografia associados aos laboratórios mencionados NÃO SERÃO PREJUDICADOS, uma vez que o acesso aos mesmos SERÁ PERMITIDO, MEDIANTE SOLICITAÇÃO das chaves à Secretaria do DEOLI, COMO OCORRE COM TODOS OS DEMAIS LABORATÓRIOS E SALAS DE AULA ALOCADOS NO DEPARTAMENTO.
Destacamos que foi criada uma Comissão para discutir a re-estruturação e funcionamento dos espaços físicos do Departamento, conforme previsto no Art. 147 e 148 do Regimento Geral da UFMA, com o objetivo de cumprir o Projeto Político Pedagógico do Curso de Oceanografia (a exemplo, laboratórios de ensino e salas de aula), bem como atender demanda de professores lotados no DEOLI que não possuem espaço de laboratório de pesquisa no mesmo.
Relatamos que foram removidos 6 (seis) docentes do DEOLI para o Icmar, sendo 2 (dois) para assumir a Diretoria e Vice-diretoria do Icmar. Os demais foram removidos em processo que se iniciou com um pedido de relotação e findou com a remoção à interesse da Administração Superior. Este processo pode ser consultado no SIPAC da UFMA (Processo No 23115.030493/2018-58, Assunto: TRATA DA RELOTAÇÃO DOS SERVIDORES ANDRÉ AUGUSTO GUIMARÃES DA SILVA, JOSE RIBAMAR DE SOUZA TORRES JUNIOR, *MARCO VALÉRIO JANSEN CUTRIM, MARIANNA BASSO JORGE, RICARDO LUVIZOTTO SANTOS E SILVIA HELENA DE SOUZA ARCANJO*. Professores removidos encontram-se destacados em negrito no texto).
Considerando que o Icmar dispõe de uma ampla e nova estrutura de ensino, pesquisa e extensão no prédio de Empreendedorismo da UFMA, o DEOLI deliberou que ocorra a remoção dos laboratórios e equipamentos para as estruturas de lotação dos docentes/coordenadores dos respectivos. Inclusive o Icmar dispõe de recurso, da ordem de milhões de reais, possibilitando a continuidade de suas pesquisas no Icmar, possibilitando aos discentes a continuidade de suas pesquisas nos mesmos.
Com base no exposto acima, REAFIRMAMOS que a postura do DEOLI sempre foi a de buscar o entendimento e o diálogo, de diversas maneiras, formais e informais, inclusive nos Colegiados Superiores da UFMA.
Essa é a verdade sobre os fatos!
Postado por Caio Hostilio em 28/fev/2019 - Sem Comentários
A Comunidade Hebrom com apoio da Equipe JOCUM SLZ realizará uma grande conferência, denominada Reação, em São José de Ribamar nos dias 2 e 3 de março.
“ Vem pra Jesus!” é o tema do evento preparado pela Comunidade Hebrom, um trabalho pensado com muito amor em prol do Reino de Jesus Cristo.
Os trabalhos da Hebrom não ficarão entre 4 paredes. A juventude Hebrom e a equipe JOCUM formarão um bloco que estará na ruas de Ribamar nos dias 3 e 4 para uma ação de impacto, com evangelismo intenso e muita oração, levando aos foliões a mensagem da importância de dizer não às drogas, à prostituicao, à mutilação e outras mazelas espirituais que desagradam a Deus.
Postado por Caio Hostilio em 28/fev/2019 - 1 Comentário
A rede de educação de Caxias deu início nessa segunda-feira (25) ao ano letivo nas 216 escolas municipais. As crianças e adolescentes foram recebidas para os próximos 200 dias letivos.
“O retorno é sempre bom por conta da educação que Caxias está desenvolvendo. O município vem se destacando por conta dos programas que a Secretaria adota, então a gente sabe que o Brasil só se desenvolve investindo em educação”,lembra Maria Deusa, professora.
Na escola Professor Arlindo Fernandes, no Residencial Eugênio Coutinho, a unidade recebeu os mais de 340 alunos do 1º ao 5º ano. A direção destacou o compromisso de melhorar ainda mais os índices educacionais.
“Nós estamos aqui para dar continuidade ao trabalho da educação infantil, dando ênfase à leitura e à escrita”, lembra Ana Clívia, professora.
“Nessa primeira semana a gente faz esse diagnóstico para saber como eles estão, para daí a gente dar sequência no aprendizado deles”, frisa Francisca Alencar, professora.
“Começamos com o nosso quadro completo de profissionais! Temos bastante salas de aula, temos 16 do 1º ao 5º ano, 13 do 6º ao 9º ano, 4 do EJA, então são muitos professores. Trabalhamos no intuito de que os pais possam ver que a escola se preocupou com os filhos e tivemos todo o cuidado em receber as crianças”, explica Elizângela Carvalho, gestora escolar.
Os pais também estiveram presentes. “Moro aqui em frente à escola. Conheço as professoras, as diretoras. Eu gosto de tudo que tem aqui na escola, participo de festas para saber se o aluno está se desempenhando bem, se está aprendendo”, destacou Tarciana Paula, mãe.
A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia lembra que este ano a rede de ensino recebe mais de 30 mil alunos, que os 200 dias letivos são uma prioridade e que a Secretaria está lançando duas ações importantes: O Plantão Social e o Plantão Pedagógico, que aliados à uma consultoria educacional de Sobral (CE), têm o objetivo de trabalhar as metas educacionais, visando aumentar a qualidade no ensino.
“Estamos aqui para fazer o que há de melhor para a educação das nossas crianças. A criança caxiense precisa ser a melhor criança, o melhor estudante, o melhor profissional. É isso que nós temos lutado e reverenciado cada um deles que mostram a excelência, tanto é que nós vamos fazer o 2º seminário do IDEB, porque vamos lançar algumas metas para os diretores”,completou Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.
Postado por Caio Hostilio em 28/fev/2019 - Sem Comentários
Um sonho alimentado durante vinte anos finalmente foi realizado graças ao trabalho do deputado federal Hildo Rocha. “Essa é uma conquista muito importante para todos nós. Pela primeira vez, estamos recebendo um benefício tão valioso. Estou na presidência da associação há poucos meses, mas há 22 anos a gente vem lutando para ter uma patrulha agrícola como essa que hoje estamos recebendo”, afirmou Raimundo José Alves, o popular Gaiolinha, presidente da Associação Quilombola Estiva dos Cotós.
Durante pronunciamento na cerimônia de entrega da Patrulha Agrícola, o líder político de Presidente Vargas, José Augusto Mendes, disse que o deputado Hildo Rocha tem compromisso com as comunidades e os trabalhadores rurais de todo o Maranhão. Mendes lembrou que a entrega da máquina é a consolidação de um compromisso do deputado que havia prometido para a comunidade que iria alocar emenda parlamentar para comprar o trator, através da Codevasf.
“O deputado Hildo Rocha colocou a emenda e disse: Zé Augusto, eu vou botar recursos para a Codevasf comprar um trator que vai servir para melhorar as condições de trabalho e a produtividade dos agricultores familiares da Estiva dos Cotós e de outras comunidades da região. Portanto, presidente, você vai gerenciar um trator que foi adquirido pela Codevasf, com dinheiro do Governo Federal, que foi conseguido pelo deputado Hildo Rocha. Ele se comprometeu em ajudar as nossas comunidades e aqui está o resultado. Agora vocês tem um trator que irá facilitar o trabalho de vocês”, destacou José Augusto Mendes.
Compromisso honrado
Hildo Rocha disse que, na condição de deputado federal, tem compromisso com todo o Estado, mas, agora o compromisso com a população de Presidente Vargas ficou maior.
“Fui eleito com o compromisso de trabalhar pelos maranhenses, especialmente pela população mais humilde. Hoje tivemos a satisfação de honrar um compromisso que eu havia firmado com a comunidade quilombola de Estiva dos Cotós. É mais uma conquista valiosa, um compromisso honrado. Um motivo a mais para comemorarmos”, afirmou Hildo Rocha.
Postado por Caio Hostilio em 28/fev/2019 - Sem Comentários
Governador de estado onde a letalidade policial cresceu 79% em 3 anos teme pacote de Moro
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), tem dito que se o pacote anticrime de Sergio Moro for aprovado, haverá aumento da letalidade policial — segundo ele, “demagogia pode piorar a violência”.
No estado de Dino, destaca O Antagonista, a letalidade das polícias cresceu 79,4% entre 2014 e 2017, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública — somente em 2017, 110 pessoas foram mortas em intervenções das forças de segurança locais.
No mês passado, em um único confronto com, supostamente, integrantes de facções criminosas, policiais de São Luís mataram oito pessoas.