A agência Eight fez um levantamento, a partir de mecanismos de busca, sobre o impacto das matérias do The Intercept na imagem do ministro Sergio Moro.
Os dados indicam que, apesar de Moro ter sido nomeado ministro da Justiça, seu nome continua associado à Lava-Jato.
Em sentido inverso, as buscas relacionadas a Glenn Greenwald aparecem associadas ao nome do ex-presidente Lula.
“Trata-se de uma correlação de 93,3%. Já a correlação entre o nome do blog ‘The Intercept Brasil’ e Lula é de 75,6%.”
Com relação às mensagens de Telegram roubadas da Lava Jato, as buscas pelo assunto não figuram nem entre os 25 primeiros temas associados à imagem de Moro nos últimos dois anos.
A agência conclui que a tentativa de enlamear a reputação de Moro não funcionou. “A imagem do ministro não sofreu mudanças entre a população.”
Na verdade, teve efeito inverso com a viralização da hashtag #eutocommoro – que alcançou os TTs do Twitter – e a convocação de manifestações para o dia 30.
Publicado em: Política