Atualmente não se fala em civismo e patriotismo, mas sim em vandalismo e anarquia, que é a representação do mundo globalizado, está cada vez mais complicado.O capitalismo dita as regras em nossa sociedade,e o nacionalismo vai ficando cada vez mais defasado. Além disso, a educação não se preocupa em mudar essa realidade.
O fato de algumas escolas brasileiras não ensinarem as crianças a cantarem o hino nacional, o hino á bandeira, entre outros também contribui para que esses valores fiquem esquecidos pela nossa sociedade. A maioria dos jovens não sabe cantar todo o hino nacional brasileiro e desdenham e até queimam a Bandeira Brasileira.
Como se vê, o patriotismo hoje passa bem longe da nossa realidade. Vivemos numa época em que se valoriza aquilo que é rentável, a curto, médio ou longo prazo. Nesse panorama capitalista de nossa história não existe espaço para sentimentos patrióticos, e cabe a escola fazer renascer esses valores em futuros cidadãos.
Vale ressaltar que todas as ideologias e ideologias partidárias adoram o capital (dinheiro) e a vida nababesca que grana fácil lhes oferece.
Publicado em: Política