Primeiramente contarei dois fatos para que os leitores possam entender:
- Quando das estradas vicinais fantasmas, eu acompanhei o jornalista Policarpo da Revista Veja e ao chegarmos em São Luís e passarmos pela Avenida dos Holandeses e pela Península da Ponta da Areia – olha que na época ainda não era esse glamour todo – ele me perguntou: Se o Maranhão é tão pobre, quem compra essas Pick-up nessas quantidade de concessionárias e esses apartamentos luxuosos? Apenas disse a ele: “Aqui tem 217 de municípios” e ele disse: Entendi!!!
- Numa conversa amistosa com um prefeito – faz pouquíssimo tempo -, ele argumentou: “Está difícil aceitar emendas em Brasília, pois tem que garantir ao deputado 40% e eu não aceitei porque as medições e as prestações de contas ficam por minha conta.
Agora, vamos ao que interessa.
Esse blog sempre argumentou o seguinte ” Os maranhenses sabem que os 217 municípios maranhenses recebem cinco vezes mais que todo o orçamento do governo do Estado e procuram saber onde foram investidos esses bilhões e bilhões recebidos pelas prefeituras maranhenses, assim como se esses bilhões e bilhões estivem sidos aplicados corretamente o Estado estaria com seus índices péssimos.
Na verdade, para quem vem de fora, logo que chega aqui no Maranhão observa de imediato que tudo de errado é culpa do governo do Estado, mesmo o Maranhão tendo 218 gestores públicos, sendo 217 prefeitos e um governador. a culpa por tudo são dos Sarneys!!! Ora bolas!!! Isso foi condicionado de uma forma covarde é cruel no consciente das pessoas, independe de grau de instrução e classe social, pelos opositores, deixando, com isso, a corrupção desses gestores municipais correr solta, tanto que vieram depois as respostas da AGU, TCU e outros órgãos fiscalizadores.
Eu escrevi “Quando que os politiqueiros passarão à coletividade as responsabilidades das três esferas governamentais?“, publicado no dia 25 de novembro de 2013, onde disse: Portanto, é providencial que a coletividade tome conhecimento de quanto os gestores municipais recebem mensalmente para manter esses serviços condizentes aos anseios do bem-estar social e da qualidade de vida do povo.
Ontem (09), veio à tona mais um capitulo dessa triste história maranhense, cuja PF apreendeu dinheiro guardado em escritório de emendas para saúde pública… R$ 15 milhões desviados em sua totalidade que deveriam ser aplicados em municípios em que os prefeitos são meros funcionários do deputado!!!
Por fim, desde quando emitindo certidão de nascimento e carteira de identidade melhoria o IDH, como alardeou o “Mais IDH”? O povo quer é comida na mesa, saúde pública de qualidade, escola para os filhos e condições dignas de sustentabilidade… O resto é balela!!!
Publicado em: Política