Valor recorde de precatórios equivale a 75% das despesas não obrigatórias do Orçamento federal deste ano e é classificado como “meteoro” por Paulo Guedes. Aumento do Bolsa Família pode ser inviabilizado.
Essa cifra é recorde para pagamentos de dívidas judiciais pela União. O montante corresponde a 74,6% das despesas não obrigatórias de 2021, fixadas em R$ 119,3 bilhões e que não tendem a ser muito diferentes no ano que vem. Os gastos não obrigatórios (também conhecidos como despesas discricionárias no jargão de Brasília) são os que Palácio do Planalto têm para investir livremente.
Só por aí já se percebe o tamanho do problema que os precatórios vão causar. Jair Bolsonaro pode entrar em 2022, ano em que pretende ser reeleito, sem dinheiro para quase nada. Deve subir a temperatura entre Executivo e Judiciário, com o Planalto acusando juízes de perseguição à administração bolsonarista.
Na tarde desta sexta-feira (30), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes determinou a ‘retomada imediata’ do inquérito que investiga se o presidente Jair Bolsonaro interferiu politicamente na Polícia Federal (PF).
“Considerada a prorrogação de prazo para o término do presente inquérito, por mais 90 (noventa) dias, contados a partir do dia 27/7/2021 e a necessidade de realização de diligências pendentes para o prosseguimento das investigações, não se justifica a manutenção da suspensão da tramitação determinada pelo então relator em exercício, Min. MARCO AURÉLIO, em 17/9/2020”, escreveu Moraes em trecho da decisão.
Por isso, Moraes determinou a imediata retomada da regular tramitação do inquérito, independentemente do julgamento do recurso de Bolsonaro sobre o formato do depoimento que prestará à PF — se por escrito ou presencialmente.
O inquérito tem como base acusações do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, contra o presidente da República.
A decisão de Moraes ocorre um dia após Bolsonaro realizar uma live para mostrar fraudes nas eleições.
Planos de Moraes podem esbarrar na ira dos militares
Segundo fontes da imprensa, o STF está planejando um contra-ataque contra o presidente da República, que vem reiterando que os juízes do Supremo podem estar envolvidos numa conspiração para adulterar as eleições e beneficiar Lula. E com a explosiva live presidencial dessa última quinta-feira (29/07), os togados ficaram mais irritados ainda.
Obviamente, Moraes sabe que uma decisão dessas teria uma alta probabilidade de terminar em desastre. Pois a cada dia que passa, percebemos mais que as fortes declarações de Bolsonaro contra as urnas e contra o STF têm respaldo, sim, das Forças Armadas. Será que os comandantes militares (que prometeram no caso do Aziz que na próxima vez ”não soltariam nota de repúdio”) tolerariam um ataque como este?
O prefeito de Caxias, Fábio Gentil tem a honra de convidar você e sua família para as solenidades em comemoração ao aniversário de Caxias, neste sábado e domingo. Use máscara e respeite o distanciamento.
A live do presidente Jair Bolsonaro que revelou verdades sobre as falcatruas no modelo atual de votação com urnas eletrônicas sem o voto auditável chamou a atenção do povo brasileiro, que já garantiu a presença nos atos deste domingo (1º).
A estimativa dos movimentos pró-voto auditável é que pelo menos 1 milhão de pessoas lotem a Avenida Paulista, em São Paulo. Além disso, mais de 300 cidades já garantiram que vão aderir ao ato e expressar o desejo por auditar o voto.
Mais uma excelente notícia aos ribamarenses. Foi realizado, nesta quinta-feira (29), o depósito da segunda parcela do Auxílio Cidadão pela prefeitura de São José de Ribamar para os beneficiários do programa.
Para saber mais sobre o processo, é necessário consultar o aplicativo auxílio cidadão, principalmente aqueles que ainda não retiraram seu cartão.
O uso do auxílio é feito por meio do cartão cidadão em mais de 60 estabelecimentos credenciados em toda cidade.
Essa é mais uma conquista a ser comemorada junto à população Ribamarense, pois a prefeitura tem se empenhado para garantir ferramentas e amparar as famílias que mais precisam.
Nesse primeiro momento, 4.829 famílias foram beneficiadas e receberão o valor total de 360 reais, dividido em três parcelas de R$ 120,00.
É a prefeitura Cuidando da nossa gente!
O programa Auxílio Cidadão atenderá 10 mil famílias, pois o recurso já está garantido pela prefeitura de São José de Ribamar.
Em defesa da vida. Membro titular da Comissão Especial destinada a implementar e acompanhar ações de combate ao câncer no Brasil, o deputado federal Hildo Rocha defendeu, durante sessão do colegiado, a instalação de uma unidade de referência no tratamento da doença na Região do Baixo Parnaíba.
Durante debate acerca da experiência do hospital de Barretos, no combate ao câncer, Hildo Rocha destacou que hoje no Maranhão o Hospital Aldenora Belo atende praticamente à população do Maranhão inteiro. O parlamentar ressaltou que apesar de ser um hospital de excelente qualidade o Aldenora Belo, juntamente com o hospital geral do estado, não dá conta de tratar todas as pessoas do Maranhão que precisam de tratamento contra o câncer.
“O Hospital Aldenora Belo e o Hospital Geral do Estado estão na capital. Então, é necessário que sejam instaladas outras unidades, distribuídas em várias regiões do estado, para desafogar a alta demanda do Aldenora Belo e do Hospital Geral. Temos que facilitar o acesso dos pacientes aos tratamentos e evitar as filar. Devemos levar em consideração que a maior demanda por atendimentos está no interior do estado onde reside 80% da nossa população, apenas 20% moram na capital”, argumentou o parlamentar.
Hospital de referência para atender o Baixo Parnaíba
Hildo Rocha enfatizou que em breve o Maranhão terá mais duas unidades hospitalares do grupo do hospital de Barretos especializadas no tratamento e prevenção do Câncer: uma que já se encontra em fase de construção, na cidade de Imperatriz e outra na cidade de Pinheiro, unidade que irá atender pacientes de toda a região da baixada maranhense, algo em torno de 500 mil pessoas.
“Vou trabalhar junto à bancada dos senadores e deputados para que seja implantada uma terceira unidade do hospital de Amor no Maranhão, mais precisamente na cidade de Chapadinha, Região do Baixo Parnaíba para que possamos ampliar a oferta de tratamento e ações preventivas para cerca de meio milhão de pessoas. Nós, da bancada federal, colocamos recursos orçamentários para que seja construído um hospital de Amor em Pinheiro. O senador Weverton conseguiu uma unidade desse mesmo hospital para Imperatriz”, argumentou o deputado.
Uma história inspiradora
A exitosa experiência do Hospital de Barretos é inspiradora. Nos anos 60 a população da região tinha que viajar centenas de quilômetros para buscar tratamento oncológico. Muitas dessas pessoas tinham dificuldades de fazer o percurso até a capital, por falta de recursos, receio das grandes cidades, além da imprevisibilidade de vaga para internação.
Essa realidade motivou a instalação de um pequeno centro de saúde, com pouco mais de 2 mil metros quadrados, que começou a receber muitos desses pacientes, que, em sua maioria, eram previdenciários, com poucos recursos e com alto índice de analfabetismo.
Com o aumento da demanda e desse acolhimento, com o passar dos anos, em 1967, foi instituída a Fundação Pio XII, entidade que se tornou a mantenedora da instituição, que passou a atender apenas pacientes portadores de câncer.
Devido à grande demanda o Dr. Paulo Prata, idealizador e fundador, recebeu a doação de uma área na periferia da cidade e propôs a construção de um novo Hospital que pudesse responder às crescentes necessidades.
No ano de 1989, Henrique Prata, filho do casal de médicos fundadores do hospital, abraça a ideia do pai e com a ajuda de fazendeiros da cidade e da região realiza mais uma parte do projeto.
Dando sequência ao projeto, que vem ganhando grandes proporções com a ajuda da comunidade, de artistas, da iniciativa privada e com a participação financeira governamental, o hospital cresceu, se aprimorou e se transformou numa eficiente unidade de tratamento de câncer no País.
Um novo nome, o carinho e a qualidade de sempre
Em novembro de 2017, a instituição assumiu como nome o apelido pelo qual já era conhecido entre seus pacientes, familiares, médicos e parceiros, passando a se chamar “Hospital de Amor”.
A entidade busca a excelência no atendimento médico hospitalar, através de ações humanizadoras, constante aperfeiçoamento técnico e profissional, divulgação científica do ensino e pesquisa, o que nos permite absorver a crescente demanda e com isso realizar o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
O presidente Bolsonaro iniciou a live desta quinta-feira (29) disparando contra o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, que é, neste momento, o principal opositor à implantação do voto impresso auditável no Brasil.
O presidente da República acusou o magistrado de promover ações contra a proposta do voto impresso. Segundo ele, Barroso, que também é ministro Supremo Tribunal Federal (STF), interferiu na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) para barrar o projeto.
Bolsonaro ainda jogou dúvidas sobre a lisura dos responsáveis pela contagem dos votos das eleições.
“É justo quem tirou Lula da cadeia ser o mesmo que vai contar os votos numa sala secreta no TSE?” — questionou Bolsonaro numa clara referência ao fato das principais lideranças do TSE serem integrantes do STF, que anulou as condenações de Lula, o liberando para concorrer à eleição presidencial de 2022.
A instituição criticou uma publicação do STF em que afirma que “não proibiu” o Governo Federal de atuar no combate à pandemia.
O Clube Militar emitiu nota nesta quinta-feira (29), fazendo duras críticas contra o Supremo Tribunal Federal (STF), e a CPI da Covid no Senado. Na publicação, a instituição se refere ao STF, como “Suprema Corte Desmoralizada’. A instituição criticou uma publicação do Supremo em que afirma que “não proibiu” o governo do presidente Jair Bolsonaro de atuar no combate à pandemia de covid-19.
Eis a nota do Clube Militar:
Suprema Corte Desmoralizada
Inacreditável o nível vergonhoso de hipocrisia assumido pelo STF, utilizando sua página oficial para lançar assertiva mentirosa, buscando confundir a opinião pública.
Muito provavelmente para respaldar uma CPI esdrúxula, que mais parece um tribunal de inquisição, o STF vem a público afirmar que não impediu o Executivo Federal de coordenar as ações no combate à pandemia, quando todos que sabem ler um mínimo de português podem constatar que as decisões do Supremo deram a Governadores e Prefeitos o poder absoluto para decidirem o que bem entendessem, inclusive com medidas inconstitucionais e desvio escancarado de recursos públicos.
Isto, com certeza, contribuiu para piorar as consequências nefastas da pandemia, em muito lembrando governos passados rechaçados pela população em 2018, mas ainda protegidos por Ministros escolhidos, exatamente, por esses corruptos que permanecem impunes.
Não é de se estranhar que esses mesmos Ministros, não eleitos pelo povo, se promiscuam em discussões políticas (que não lhes cabem) e defendam, com vigor exacerbado, que não se melhore nosso sistema eleitoral para que seja mais transparente, com discurso semelhante àqueles que quase destruíram nosso País e desejam voltar ao poder. Se o atual sistema é defendido pelos corruptos que não o querem transparente, já é um forte indício de que há algo errado.
O atendimento no setor de urgência e emergência de Dom Pedro e Benedito Leite ganhou reforço, na manhã desta quinta-feira (29), com a entrega de novas ambulâncias aos municípios, frutos de Indicações do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB). A solenidade de entrega dos veículos aconteceu no Palácio dos Leões, em ato conduzido pelo governador Flávio Dino.
As ambulâncias integram um conjunto de dez unidades disponibilizadas pelo Governo do Estado, visando ampliar os serviços na área.
Além de Dom Pedro e de Benedito Leite, foram contemplados também os municípios de Amapá do Maranhão, Axixá, Brejo de Areia, Buriti Bravo, Coelho Neto, Luís Domingues, Trizidela do Vale e Tufilândia.
No ato, Othelino Neto disse que a parceria firmada entre o Governo do Estado e os municípios, com apoio dos parlamentares, tem fortalecido o Sistema Único de Saúde (SUS), melhorando o atendimento na área e salvando vidas, principalmente, nesses tempos de pandemia da Covid-19.
“Mais uma ação importante voltada ao setor, que vai reforçar o sistema de saúde pública do Estado. Todos os municípios maranhenses já receberam ambulâncias para melhorar o atendimento na área e ajudar no enfrentamento à Covid-19. Iniciativas como esta contribuem para a consolidação do SUS, que tem mostrado efetividade no combate à doença”, enfatizou o parlamentar.
Investimento
O governador Flávio Dino afirmou que, ao todo, já foram entregues 332 ambulâncias com um investimento de mais de R$ 60 milhões. “E a aquisição de outros veículos já está em processo para ampliarmos, ainda mais, o atendimento na área”, ressaltou.
A solenidade de entrega das ambulâncias também contou com a presença do vice-governador Carlos Brandão (PSDB), do senador Weverton Rocha (PDT), do secretário de Saúde, Carlos Lula; do secretário de Cidades, Márcio Jerry; do deputado federal Juscelino Filho (DEM), além dos deputados estaduais Glaubert Cutrim (PDT), Adelmo Soares (PCdoB), Roberto Costa (MDB), Vinicius Louro (PP) e Hélio Soares (PP), parlamentares que também fizeram indicações para a aquisição de ambulâncias a outros municípios parceiros; e de prefeitos dos municípios contemplados.
Na cerimônia, o senador Weverton Rocha destacou a importância do fortalecimento do municipalismo. “O Maranhão é o estado que melhor atuou em defesa da saúde pública, no combate à Covid-19 nos municípios”, disse.
Agradecimentos
Os prefeitos de Benedito Leite, Ramón Carvalho, e de Dom Pedro, Galego Mota, agradeceram ao deputado Othelino pela destinação das ambulâncias a seus municípios. “Só tenho a agradecer por receber esse equipamento tão importante para a saúde da nossa cidade”, disse Carvalho.
O prefeito Galego Mota também destacou a importância do reforço ao sistema de saúde de Dom Pedro. “A ambulância vai nos ajudar a salvar muitas vidas e a população se sentirá assistida”, frisou.
Privacy & Cookies: This site uses cookies. By continuing to use this website, you agree to their use.
To find out more, including how to control cookies, see here:
Política de cookies