Pela primeira vez na história de Caxias um prefeito concede abono aos garís.
Vigia, zelador, professor, diretor… Todos os profissionais da educação, também receberão abono em julho.
Em vídeo postado pelo Sargento Fahur, um ladrão furta uma moto sem saber que era da polícia e liga a sirene sem querer. Confuso, ele acha que a PM está vindo e se deita para se entregar.
Veja o vídeo:
Ainda não conseguimos confirmação do local e do criminoso.
Aperfeiçoamento de governo deve ter como baliza pilares da democracia, disse; ministro também criticou milícias digitais
Movimentos antidemocráticos não podem contaminar as importantes discussões sobre o aperfeiçoamento da democracia, disse o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes durante o 10º Fórum Jurídico de Lisboa do IDP (Instituto de Direito Público) nesta quarta-feira (29).
Para o ministro, discussões sobre aperfeiçoamento de instrumentos democráticos e das relações entre os poderes são imprescindíveis “para o fortalecimento das regras democráticas, mas sempre dentro do absoluto respeito aos 3 grandes pilares das democracias”, afirmou.publicidade
O ministro da Suprema Corte afirmou que esses pilares —definidos por ele como liberdade de imprensa, eleições livres e periódicas e poder Judiciário independente— vêm sendo atacados no mundo todo por milícias digitais. Para o ministro, o Brasil já tem “anticorpos” para esses ataques. Ele também garantiu a manutenção da democracia brasileira e a independência do Judiciário.
Moraes, que assumirá a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disse que manifestações em diferentes países que visam atacar os 3 fundamentos citados “não é coincidência”. O ministro afirmou que o ataque à liberdade de imprensa se dá, por exemplo, pelas fake news, “que muito mais do que notícias falsas são noticias fraudulentas” com finalidade “corrosiva”.
Segundo ele, o sufrágio universal vêm sendo deslegitimado para desvalorizar a democracia: “Não se enganem, não importa como são serão e ou foram feitas as eleições, o que importa é atacar as eleições. Se o voto é por urna eletrônica, então ‘vamos atacar o voto por urna eletrônica’”, declarou.
Presidência do TSE
Ainda no evento, Moraes se referiu à ocupação da vice-presidência do TSE pelo ministro Ricardo Lewandowski: “Deus me deu essa honra e essa fortaleza de poder contar” com ele. A fala originou aplausos durante o evento em Portugal. Ambos tomarão posse dos cargos em 16 de agosto, sendo responsáveis pelas eleições presidenciais em outubro deste ano.
A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão abriu diálogo com o Ministério Público do Estado do Maranhão sobre as decisões que causaram a suspensão dos festejos juninos em diversos municípios do estado.
O presidente da Famem e prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, reclama sobre as decisões judiciais provocadas por ações civis públicas que tiveram como consequência o distrato de vários procedimentos firmados com a devida transparência e rigor da lei da licitação. A própria Lei permite claramente a contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública, o que é o caso dos artistas nacionais de renome contratados para festas juninas.
“É razoável que o Ministério Público interfira na defesa dos preceitos constitucionais e a garantia de direitos estabelecidos pela Carta Magna, mas é necessário que haja clareza e uniformidade nestas decisões. Assim, temos a situação injusta na qual um município pode realizar sua tradicional festa junina, movimenta economia, atrai recursos, e o outro não pode fazê-lo através de decisão judicial tendo a situação semelhante ao outro. É preciso isonomia”, afirmou.
Erlanio lembrou que o próprio governo do Estado está investindo R$ 25 milhões na festa junina, mesmo tendo problemas em outras áreas para solucionar. “Por que se fala que um município não pode realizar sua festividade pelo fato de carência em outra área da gestão? Qual o parâmetro? Se considerarmos as carências do Estado, que vive uma crise no sistema de transporte de ferry boat, muitas estradas estaduais danificadas, não haveria os gastos em curso com o São João do governo”.
Erlanio Xavier ressaltou o direito à cultura previsto na Constituição Federal que está sendo usurpado por decisões que frustram a população que durante dois anos teve que permanecer em isolamento devido à pandemia da Covid-19.
“Estamos superando um período traumático para todos. É claro que entendemos o compromisso com as prioridades da administração pública, mas temos que entender que dentro da razoabilidade está o lazer e a cultura. A proibição dos contratos na véspera do evento atinge também os artistas locais, o barraqueiro que gastou comprando seus produtos, o mototaxista, enfim, todos que contavam com a cadeia da festa junina”, disse Xavier.
O presidente da Famem manterá agenda durante a semana com o Procurador Geral de Justiça e com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado para equalizar o posicionamento em relação aos gastos previstos em orçamento.
Uma notícia que tomou conta dos jornais nacionais no dia de hoje foi a saída do presidente da Caixa Econômica Federal. Em síntese, após uma denúncia por assédio sexual, Pedro Guimarães foi deposto do seu cargo comandando esta grande instituição financeira.
A saber, Daniela Marques Consentino, é a nova presidente da Caixa Econômica Federal, antes deste cargo ocupava a liderança da Secretária de Produtividade e Competitividade.
Além disso, também é considerada a braço direito de Paulo Guedes, bancário e atual Ministro da Economia. Ademais, a profissional é graduada em “administrador de empresas” pela PUC do Rio de Janeiro.
Em conclusão, alguns internautas já deram sua opinião a respeito da nova presidente:
Assim, segundo Velu Silva em publicação no Twitter, estabelece:
“Se ela é braço direito do Guedes. Seja bem vinda. Guedes, o que conhecemos dele jamais iria indicar uma incompetente pro cargo. Agora, vamos esperar que o ex prove sua inocência. E volte. Fez um excelente trabalho, e merece o retorno. E vamos nos preparar, pra mais denuncias”.
Enfim, parece que parte da população ainda não está convencida sobre as alegações que envolvem Pedro Guimarães. Assim, Daniela Marques Consentino já tem o aval da população, principalmente por sabermos de onde vem a indicação que fez com que garantisse o cargo.
Segundo noticiado pela Jovem Pan, Carlos Portinho senador do PL do Rio de Janeiro diz que irá apresentar uma ação contra Rodrigo Pacheco. Em síntese, Portinho já havia mencionado que apresentaria um requerimento para solicitar respeito à ordem cronológica para a instalação dos colegiados.
Assim, ele disse: “Caso a Presidência trate de forma desigual os senadores, que têm o mesmo status, e entenda que há os mais privilegiados e os menos privilegiados, recorrer ao Judiciário é sempre um caminho”.
Além disso, o senador mostrou a sua indignação com mais uma declaração que mostra claramente sua opinião:
“Estou aguardando a manifestação do presidente Rodrigo Pacheco. Tenho certeza de que ele sabe que não existe classe de senadores e que não há uma assinatura que valha mais que a outra. Temos dois requerimentos lidos e outros três esperando leitura. Se ele quiser avançar com a CPI do MEC, terá que instalar as cinco comissões respeitando a ordem cronológica”.
Embora a CPI do MEC esteja em pleno vapor, ainda estabelece que seja necessário que verifique outros assuntos, pois caso contrário:
“Traria a dolorosa impressão de que existem senadores mais importantes do que outros. O que seria profundamente negativo para o Parlamento brasileiro” estabeleceu o senador Carlos Portinho no Twitter .
Os ministros do Tribunal fizeram algumas ressaltas, mas não as consideraram graves o suficiente para justificar a reprovação das contas.
Os opositores esperavam que as contas do governo Bolsonaro fossem reprovadas pelo TCU e, assim, abrir uma guerra contra a corrupção, como se o PT fosse o vestal da moralidade, quando é o partido mais corrupto do mundo, que comandou uma onda de corrupção nunca vista no mundo.
Saquearam a Petrobras, os fundos de pensão e todas estatais.
A Prefeitura de Caxias, em parceira com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA) iniciou nessa terça-feira (28), o trabalho de pavimentação asfáltica no bairro Lis Castro, que fica entre a Vila São José e Pampulha. Os serviços iniciaram pela Rua Nova Vida e irão se estender pelas travessas um e dois neste primeiro momento.
Antes de colocar a camada asfáltica, as equipes também fizeram a limpeza das ruas. Além do bairro Lis Castro, os bairros Campo de Belém, Nova Caxias, Baixinha, João Viana e muitos outros, também irão receber os trabalhos.
Prefeitura já realizou recuperação asfáltica este ano na Avenida Alexandre Costa e em ruas dos bairros Volta Redonda, São Pedro, Luiza Queiroz, dentre outros.
Sem parar os trabalhos, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, segue com a pavimentação das ruas no bairro São Pedro. No local três travessas já receberam o piso sextavado, uma delas é a Travessa São Pedro.
Maria de Fátima já comemora o calçamento na frente de casa. Ela fala sobre o trabalho que melhorou 100% o bairro.
“Eu gostei desse trabalho. Está muito bom. Agora temos novo calçamento, boa iluminação. É só alegria”, afirma Maria de Fátima.
O bairro São Pedro já ganhou iluminação em Led, asfalto em muitas ruas, regularização fundiária e em breve receberá uma nova escola com 6 salas de aulas, além de praça pública.
A Guarda Municipal de Cantanhede ganhou nova viatura que servirá para reforçar as ações da corporação. O veículo foi adquirido com recursos públicos federais originários de emenda individual do deputado federal Hildo Rocha. O parlamentar destacou que o benefício foi solicitado por membros da corporação, por meio de vereadores e do prefeito Zé Martinho.
“Zé Martinho é um prefeito trabalhador, é, portanto, um parceiro eficiente. São parcerias como essa, que nós mantemos aqui em Cantanhede, que geram benefícios para a população. Em razão dessa união foi possível fazermos a entrega de uma viatura que chega para reforçar, para dar melhores condições de trabalho para a Guarda Municipal de Cantanhede. A cada dia o clamor da população por segurança pública aumenta. Dessa forma, o trabalho realizado pelas Guardas Municipais se torna ainda mais relevante e eu fico feliz por poder contribuir para melhorar o trabalho dos nossos amigos da Guarda Municipal de Cantanhede que é comandada pelo Major Ubiratan”, ressaltou Hildo Rocha.
Governo municipal cuidando das pessoas
O prefeito Zé Martinho também falou sobre a importância do novo benefício viabilizado pelo deputado Hildo Rocha para a população de Cantanhede.
“Aquilo que é melhor para a população a gente apoia. Por isso, a nossa população está satisfeita e eu me sinto feliz por mais essa conquista da nossa administração. Cuidar das pessoas é papel do poder público e isso nós estamos fazendo, aqui está mais um bom exemplo. Hoje fizemos a entrega de uma viatura que vai ajudar na segurança pública e quando nós conseguimos melhorar o setor da segurança a população se sente bem. Então, eu agradeço ao deputado Hildo Rocha e aos vereadores que também me ajudaram a materializar mais um sonho da nossa administração”, afirmou Zé Martinho.
O Major Ubiratan, Comandante da Guarda Municipal de Cantanhede, ressaltou que proteger as pessoas é também uma das funções da Guarda Municipal.
“Quando o poder público proporciona os meios adequados a corporação trabalha com mais eficiência. Hoje nós temos a felicidade de receber uma viatura que chega para melhorar as condições de trabalho e tornar as ações da Guarda Municipal de Cantanhede mais eficientes. Agradeço ao deputado Hildo Rocha e ao prefeito Zé Martinho por essa ação importante para toda a sociedade cantanhedense”, enfatizou Ubiratan.
Conquista marcante
O vereador Dicó disse que a parceria institucional firmada entre o deputado Hildo Rocha e o prefeito Zé Martinho tem sido muito benéfica para a população de Cantanhede.
“É uma parceria muito boa, uma parceria que traz resultados importantes, não é uma parceria só de palanque como algumas que a gente vê aqui na nossa cidade. Hoje, Graças a Deus, Hildo Rocha e Zé Martinho entregaram mais uma grande conquista para a população. Isso sim é trabalho, é parceria de verdade porque os resultados aparecem. Por isso, eu quero agradecer e parabenizar Hildo Rocha e Zé Martinho por essa união tão benéfica para o município de Cantanhede”, sublinhou Dicó.
É disso que o povo gosta
O ex-vereador Dênis Roberth destacou que o deputado Hildo Rocha e prefeito Zé Martinho estão fazendo excelente trabalho em prol do município.
“Hildo Rocha é um deputado que faz a diferença e Zé Martinho é um prefeito trabalhador. Então, não é à toa que estão fazendo um trabalho excelente. Essa dupla está fazendo bonito, é disso que o povo gosta. Eles estão de parabéns”, comentou Denis.
Vistoria de obras na sede e na zona rural Após a entrega da viatura, Hildo Rocha e Zé Martinho, acompanhados de membros da equipe de governo e vereadores, visitaram as obras de reforma do Ginásio poliesportivo Roseana Sarney; construção de uma escola em tempo integral no bairro do Trado; modernização de algumas unidades escolares, entre elas a escola Pedro Freitas; creche Nilza Amorim Rocha; perfuração de poços artesianos nos bairros do Trado e Morro Branco e restruturação do Hospital Municipal Santa Filomena.
Escola Municipal Nilza Amorim Rocha, uma das unidades escolares da rede pública municipal reformada e modernizada na administração do prefeito Zé Martinho.
O deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) apresentou à Câmara dos Deputados, na segunda-feira 27, um projeto de lei propondo multar institutos de pesquisa que apresentarem levantamentos com intenções de voto diferentes do resultado das eleições. O valor proposto para a penalidade chega a R$ 5 milhões.
No projeto, Nunes ainda propõe a perda “imediata” do registro do instituto no Tribunal Superior Eleitoral e o impedimento do estatístico responsável pela pesquisa de atuar em institutos próprios ou de terceiros por, no mínimo, oito anos.
O projeto agora aguarda despacho do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Segundo o documento, o principal objetivo é “estabelecer uma melhor qualidade dos serviços prestados pelos institutos de pesquisa”.
O deputado afirmou que “é necessário aprimorar a amostra, o período, os questionamentos e os outros instrumentos utilizados pelos institutos no desenvolvimento de suas atividades”. “O eleitor tem o sublime direito de receber informações o mais fidedignas possível”, completou.
Privacy & Cookies: This site uses cookies. By continuing to use this website, you agree to their use.
To find out more, including how to control cookies, see here:
Política de cookies