Pode-se até afirmar que o TSE aplica multas pesadíssimas quando se tem pesquisas manipuladas… Algum Instituto já levou essa pesadíssima multa?
Mas infelizmente existem casos de manipulação, e na maioria das vezes, por incrível que pareça, é fácil identificar uma empresa fraudulenta.
Sempre que se desconfie de um resultado de pesquisas eleitorais, busque entender sua metodologia, tamanho amostral, formas de abordagem, data da coleta, etc. A recomendação é sempre pesquisar o histórico do instituto. Diante dessas informações você saberá se a pesquisa é confiável.
Tese furada. É mais raro do que se imagina um instituto de pesquisa errar um resultado de eleição. O que acontece em relação a erros em pesquisa normalmente está na margem estipulada (os famosos pontos percentuais para mais ou para menos) no resultado das pesquisas. Quando uma pesquisa é conduzida seriamente, e com a metodologia bem aplicada, não há como errar.
Fora isso, o que pode acontecer é mudança de opinião do eleitorado. Ou seja, institutos sérios, e com estatísticos devidamente capacitados não erram como os críticos falam.
E você conhece algum instituto sério?
O certo é esperar a abertura das urnas!!!
Publicado em: Política