O programa ‘Direto ao Ponto’ exibiu, nesta sexta-feira (30), às 10h30, na TV Assembleia, conversa esclarecedora com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), desembargadora Angela Salazar, com informações imprescindíveis às vésperas das Eleições 2022, que ocorrerão no domingo (2). A atração, que é semanal, tem apresentação da diretora adjunta da Assembleia Legislativa, jornalista Silvia Tereza.
“A dois dias das Eleições Gerais, o programa foca nos preparativos da Justiça Eleitoral para a grande festa da democracia e, para isso, fomos até o TRE-MA saber todos os detalhes de interesse do eleitor e também dos candidatos”, ressaltou Silvia Tereza.
Na reta final para a hora do voto, a desembargadora Angela Salazar assegurou que está tudo pronto para as eleições. “Desde o ano passado, nós planejamos os atos, os serviços que iremos prestar, no dia 2 de outubro, ao eleitor e eleitora maranhenses, através de reuniões, de discussões, cumprindo as determinações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, observou.
Uma das novidades, segundo a desembargadora, é que a eleição começa mais cedo, às 7h. “Esse horário é para todo o território nacional. O Acre, que tinha um horário diferenciado, vai se adaptar ao horário de Brasília”, assinalou. Por conta desse novo horário, segundo Angela Salazar, a previsão é ter um resultado totalizado até as 20h do domingo (2). “A totalização quem faz é o TSE. Nós apenas transmitimos esses dados, através dos nossos técnicos, que são capacitados para isso”.
Segundo a desembargadora, a presença da força federal – que em 2022 estará em 97 municípios maranhenses – é praxe. “Isso não foi uma solicitação para esta eleição. O TRE-MA sempre trabalhou com a força federal. E por quê? Em razão do pequeno efetivo (de policiais militares) disponível no estado, e também considerando algumas intercorrências de outras eleições”, observou.
Questionada sobre a chamada Lei Seca, em vigor no dia da eleição, disse que é de grande relevância. “Para coibir abusos, é que existe essa norma no Código Eleitoral, que foi disciplinada aqui no estado do Maranhão através de Portaria do secretário de Segurança”, disse.
Angela Salazar também detalhou as ferramentas disponibilizadas pela Justiça Eleitoral para facilitar a vida do eleitorado, como no caso do e-título. “Os aplicativos são importantes porque você também pode saber qual seu local de votação e quem são os candidatos aos cargos”, destacou.
Com produção dos jornalistas Ronald Segundo e Márcia Macieira, o programa ‘Direto ao Ponto’ vai ao ar pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2, da Maxx TV, no canal 17, e pela Sky, no canal 309), todas as sextas-feiras, às 10h30.
Publicado em: Política