.
Amanda Gentil que fora a relatora do PL (Projeto de Lei) que garante à mulher o direito de troca de implante mamário colocado em virtude de tratamento de câncer sempre que houver complicações ou efeitos adversos ser aprovado na Câmara dos Deputados. Amanda garantiu a aprovação com muito trabalhado, cujo resultado é essa vitória das mulheres.
Amanda Gentil, em seu discurso da tribuna da Câmara dos Deputados, alertou para o trauma sofridas pelas mulheres acometidas por uma enfermidade que deixa sequelas tão graves. “Tratar o câncer não é apenas tratar o tumor, mas também a paciente, psicologicamente e fisicamente”, afirmou a parlamentar.
O PL aprovado, que seguirá para sanção presidencial, prevê ainda acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado das mulheres que sofrerem mutilação total ou parcial de mama em razão do tratamento de câncer. Esse acompanhamento deverá ocorrer desde o diagnóstico.
As normas valerão tanto para o setor privado quanto para o Sistema Único de Saúde (SUS). No âmbito do SUS, o projeto determina também que o procedimento seja realizado no prazo de 30 dias após a indicação do médico assistente.
Publicado em: Política