A atuação e o papel da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa são enfocados no programa “Toda Mulher”, que a TV Assembleia exibiu nesta quarta-feira (22), destacando entrevista com a deputada Daniella, titular do órgão da Casa do Povo criado pela Resolução Legislativa 782/16. Ela também tratou dos avanços alcançados e o momento histórico vivido pela Alema, que hoje tem a maior bancada feminina de sua história, com 12 parlamentares. O programa é apresentado pela jornalista Karla Bianca e vai ao ar todas as quartas-feiras, às 15h.
“A procuradoria tem como finalidade promover a igualdade de gênero, incluir as deputadas nos debates, nas discussões da Casa, assim como receber denúncias e promover atividades externas de inclusão para as mulheres maranhenses”, ressaltou a deputada Daniella.
Reeleita procuradora da Mulher no mês de fevereiro para o biênio 2023-2024, Daniella afirmou que dará continuidade ao trabalho realizado, agora com mais experiência e apoio de mais deputadas. “Quero fazer um mandato de forma compartilhada, no qual as deputadas tenham participação direta na Procuradoria da Mulher”, assinalou.
Entre as metas a serem alcançadas no biênio, Daniella ressalta a ampliação do número de Procuradorias da Mulher em outros órgãos, a capacitação para que mais mulheres ocupem espaços de poder e possam disputar eleições e cargos públicos. “Apesar de todos os avanços que nós tivemos nas últimas eleições, ainda estamos em menor número”, observou sobre a presença feminina nos Poderes Executivo e Legislativo.
Celebração e cartilha
A procuradora da Mulher da Alema assinalou, ainda, a programação realiza pela Casa em celebração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), incluindo café da manhã, palestra e distribuição de brindes. Como destaque, apontou o lançamento da cartilha “Mermã, teu direito é lei”, que compila legislação (estadual e federal) voltada às garantias de direitos da mulher.
A parlamentar lembrou, também, seu trabalho como presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Feminicídio, cargo que ocupou até o ano passado, quando foi realizado um diagnóstico desse tipo de crime no estado e foi aberto um canal de diálogo com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, para transformar essa realidade.
Daniella deixou um recado a todas as mulheres: “Costumo dizer que o primeiro passo para que nós consigamos avançar é acreditarmos em nós mesmas, no nosso potencial, na nossa força, enfrentarmos os nossos medos. Porque se hoje a deputada Daniella está aqui falando para vocês como parlamentar, como procuradora da Mulher, é porque eu enfrentei todos os meus medos, todo o preconceito”, afirmou.
Origem e atuação
Uma matéria especial assinada pela jornalista Márcia Carvalho fez a introdução quanto à origem e atuação da Procuradoria da Mulher da Alema, destacando que o órgão tem como objetivo zelar pela defesa dos direitos das mulheres, também opinando e auxiliando nos projetos que tramitam nas comissões da Assembleia. A então deputada Valéria Macedo foi a primeira procuradora da Mulher da Alema, seguida pela então parlamentar Helena Duailibe.
Por meio da Procuradoria da Mulher são encaminhadas denúncias de violência contra a mulher aos órgãos responsáveis, realizadas audiências públicas, pesquisas e estudos englobando a temática, e promovidas discussões voltadas à criação de políticas públicas para as mulheres no Maranhão.
Publicado em: Política