Nesta terça-feira (28), em Brasília, um grupo de gestores municipais liderado pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), foi recebido pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, em um encontro informal, mas cheio de representatividade.
Dois pontos principais foram levantados na visita: o incentivo à produção de alimentos nos territórios indígenas e a criação de Secretarias Municipais de Assuntos Indígenas em cidades que tenham territórios ocupados por povos e comunidades tradicionais. A ministra lembrou a todos sobre a importância do ministério criado pelo governo Lula, não apenas para discutir problemas, mas, sobretudo, soluções para que se possa proporcionar melhores condições aos indígenas. No Maranhão, existem mais de 50 mil indígenas distribuídos em cerca de 25 municípios.
O presidente da Famem, Ivo Rezende, colocou a federação como um parceiro em potencial e destacou o principal objetivo da reunião. “Temos uma entidade forte, unida, que busca diálogo com todas as instâncias em favor dos municípios. A Famem pode ser uma ponte importante para que as políticas públicas, pensadas pelo governo federal, cheguem até a ponta”, afirmou o presidente.
Publicado em: Política