Vale lembrar que o antigo MDB, do saudoso Tancrendo Neves, sempre agiu nos bastidores e conseguiu com muita maestria ser oposição a antiga Arena, fato esse que o levou a ser o vencendor da eleição indireta, que levou a chapa Tancredo/Sarney a vitória… Tancredo faleceu e José Sarney assumiu a Presidência da República.
O PMDB de Ulisses Guimarães e José Sarney se tornou o maior partido do Brasil, cujas bancandas na Câmara dos Deputados e no Senado foram garantida por diversos anos, além de ter o maior número de governadores de um partido no Brasil, quando o governo Sarney lançou o Plano Cruzado.
Esse mesmo PMDB a pouco tempo atrás tinha o maior número de prefeito no Brasil.
É importante ressaltar que o PSDB surgiu de parlamentares e lideranças do PMDB, porém não tirou a grandeza medebista.
No Maranhão, os efeitos políticos e a maestria nos bastidores mantiveram o partido no topo por diversos anos, principalmente com a saída do PFL da governadora por quatro vezes, Roseana Sarney, e o seu ingresso no PMDB.
Durante muito anos, o PMDB comandou o Palácio dos Leões, a Assembleia Legislativa e muitas prefeituras.
Agora, observa-se um MDB buscando com maestria o protagonismo políticos do Maranhão e tudo leva a crer que pode alcançar esse objetivo.
É sempre bom lembrar que o atual governador Carlos Brandão é um político vindo dessa base política e ideologica, além de ser um democrata, que busca fazer um governo para todos.
Na política, o jogo num tabuleiro depende daqueles que estão mexendo as pedras!!!!
Publicado em: Política