Democracia só de uma banda!!! Ditadura da Venezuela torna líder opositora María Corina inelegível por 15 anos… Aqui e lá!!!

Publicado em   30/jun/2023
por  Caio Hostilio

URGENTE: Ditadura da Venezuela torna líder opositora María Corina inelegível por 15 anos

Principal nome da oposição ao regime de Nicolás Maduro hoje na Venezuela, María Corina Machado está inabilitada de exercer cargos públicos por 15 anos, segundo decisão da Controladoria-Geral compartilhada pelo deputado José Brito nesta sexta (30).

De acordo com o órgão, a inabilitação de María Corina, 55, dá-se por irregularidades administrativas da época em que foi deputada, de 2011 a 2014. A medida foi imposta contra ela em 2015, mas tinha vigência de um ano apenas. A extensão, justifica a Controladoria, seria porque ela apoiou sanções dos EUA contra Maduro.

No Twitter, María Corina, que desponta como o principal nome para as primárias da oposição, disse que a medida é inútil. “Isso só demonstra que o regime já sabe que está derrotado”, escreveu. “Agora votaremos com mais força, mais rebeldia e vontade nas primárias.”

O também opositor Henrique Capriles saiu em defesa da ex-deputada. “A inabilitação de María Corina é uma ação inconstitucional, infundada e vergonhosa”, disse ele. “Rechaçamos de maneira categórica esse novo exemplo do rumo antidemocrático de Maduro e de seu regime.”

María Corina lidera as pesquisas para as primárias convocadas para selecionar entre 13 candidatos o nome da oposição em unidade para enfrentar Nicolás Maduro nas urnas em 2024.

Há grandes dúvidas sobre a viabilidade das eleições. Há poucas semanas, por exemplo, houve uma debandada da ala chavista do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), o que foi interpretado pela oposição como uma medida de boicote às eleições gerais.

Em março, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou o assessor especial da Presidência para assuntos de política externa, o ex-chanceler Celso Amorim, a Caracas, para conversar com Maduro e com representantes da oposição sobre as eleições.

O diplomata retornou ao Brasil afirmando estar otimista. “Todos manifestaram lá o desejo de eleições competitivas. É a expectativa real. Em 20 anos de contato com o país, nunca vi um clima tão grande de incentivo à democracia”, disse ele à Folha na ocasião.

Nas últimas semanas, declarações de Lula sobre a ditadura da Venezuela levaram a críticas públicas. Nesta quinta (29), por exemplo, ele relativizou durante entrevista as críticas ao regime autocrático de Maduro alegando que a democracia é um conceito relativo.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos