O calor começa a dar trégua no fim de semana, mas o Inmet emitiu alerta de “perigo potencial” para tempestade em sete estados e no DF
Após o ápice da onda de calor nesta semana, que fez a temperatura bater recordes em vários estados, o Brasil se prepara agora para a chegada de fortes chuvas nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de “perigo potencial” para tempestades em sete estados – São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná – e no Distrito Federal.
Segundo o Climatempo, os temporais persistirão no Sul e se estenderão para outras regiões ao longo desta sexta-feira (17/11) e durante o fim de semana.
Estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que já vêm enfrentando elevados acumulados de chuvas, estão em alerta de “grande perigo” devido às tempestades. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para risco de alagamentos e deslizamentos por causa dos temporais.
Os termômetros atingindo marcas recordes na última semana são atribuídos à quarta onda de calor do ano, intensificada por um El Niño considerado atípico e pelos efeitos do aquecimento global.
Com a gradual entrada de umidade no país, um sistema propício ao desenvolvimento de tempestades se formou.
Continue lendo aqui
Publicado em: Política