Caxias se supera com a inclusão social com os Jogos Escolares, haja vista que o esporte desempenha um papel fundamental na sociedade, pois vai além da prática física. Ele promove a inclusão social, estimula a integração entre as pessoas, combate o sedentarismo e contribui para a prevenção de doenças. Além disso, o esporte é uma ferramenta poderosa na educação, pois ensina valores e habilidades que são essenciais para a vida em sociedade. É importante acrescentar, ainda, que a prática esportiva estimula a criança e o adolescente se afastar das drogas e práticas que não condizem com o desenvolvimento intelectual e cognitivo, além de trazer uma série de benefícios para a saúde física. Entre os principais benefícios estão o fortalecimento dos músculos e ossos, melhora da capacidade cardiovascular, aumento da resistência física, redução do estresse e da ansiedade, melhora da concentração e da autoestima. Caxias mais uma vez de parabéns!!!
Muita emoção, nervosismo e expectativas, marcaram os finais da 45ª edição dos Jogos Escolares de Caxias, que aconteceram no Ginásio de Esporte João Castelo, nessa quinta-feira (13).
José Wagla, treinador, elogiou os atletas campeões.
“No ano passado, chegamos a final, mas não fomos felizes, mas esse ano o empenho deles, com o nosso esforço, conseguimos levar eles até a final e ser campeão. É muito gratificante, foi muito importante para eles, eles mereceram esse título”, frisou
João Ricardo, atleta, foi um dos campeões.
“Nós estamos aqui campeão e é muito gratificante essa vitória. Muito treino, nos esforçamos muitos e saímos muitas vezes pra treinar, para sempre melhorar”, disse.
A torcida, de todas as idades, compareceu ao Ginásio, que ficou pequeno para abrigar os milhares de torcedores, que foram em peso para torcer e vibrar com as partidas, como a aposentada, Edna Cunha.
“Muito bom, está tudo ótimo. Eu gosto de vir assistir todo dia, eu acho ótimo”, disse.
Algumas das finais disputadas foram entre as escolas: Thales Ribeiro Gonçalves e o IEMA, Colégio Militar do Corpo de Bombeiros e Escola João Lobo, Colégio São José e o Escola João Lisboa, Colégio Militar e José Castro, além de Colégio Militar e Santos Dumont.
“No ano passado a gente não conseguiu, chegamos apenas nas quartas do final, mas esse ano a gente realizou esse sonho e trazemos esse título Santo Dumont”, destacou Ivan Rodrigues.
“Eu estou muito feliz, é o meu primeiro jogos escolares e o primeiro ganho, é uma sensação muito ótima fazer com que o seu time chegue na final e ganhe esse troféu”, contou Benicio Assunção, atleta.
“É muito bom. A gente tem uma noção que a gente vai perder, mas nada é impossível quando está com Deus”, disse, Marciele Medeiros.
ENTREGA DA PREMIAÇÃO AOS CAMPEÕES
Após as disputas finais, foi realizado, a cerimônia de entrega de medalhas e troféus aos campeões. Neste ano, o evento recebeu 22 modalidades esportivas, e 76 escolas participantes. E, um record de estudantes com: 3.252 estudantes.
O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, realizou a entrega dos troféus e medalhas ao lado do secretariado, e destacou o sucesso dos Jogos Escolares de 2024, o maior de todos os tempos.
“Hoje a gente pôde ver o Ginásio de Esporte João Castelo lotado, isso é reflexo de segurança e, acima de tudo, de confiança e credibilidade que a nossa gestão impõe nos Jogos Escolares. Que venham mais Jogos Escolares, mas que acima de tudo, fiquem a certeza que houve a dedicação de todos aqueles que fizeram jogos escolares acontecer”, frisou.
O Secretário de Esportes, Adelson Pedrosa, agradeceu a todos que fizeram os Jogos Escolares de Caxias (MA), acontecer.
“Hoje a gente entende que o público veio para fazer valer aquilo que foi projetado dentro da gestão do município. Nesse momento, é só agradecer a todos, dizer que nós tivemos grandes jogos. Para nós, para Caxias, para os atletas, para desporto escolar de Caxias, dar parabéns, por que fizemos grandes jogos. Eu tenho certeza que isso vai continuar. Quero agradecer as escolas, os estudantes, os técnicos, os gestores, os árbitros e todos que fizeram os jogos serem esse grande sucesso”, finalizou.
Publicado em: Política