Festança, que prossegue até domingo (23), foi aberta pela presidente Iracema Vale, nesta quinta-feira, com presença de parlamentares e outras autoridades
Com muita animação, uma multidão prestigiou a primeira noite do Arraial da Assembleia, aberto oficialmente, nesta quinta-feira (20), pela presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale Vale (PSB), com presença de demais parlamentares e autoridades. O público elogiou a organização do espaço, aproveitou os atrativos, cantou e dançou com as manifestações da cultura do Maranhão.
“O arraial é importante para nós salvaguardamos a nossa cultura, confraternizar com as famílias, os servidores e com o povo do Maranhão, sempre celebrando a cultura do estado com toda sua diversidade”, afirmou Iracema Vale.
A chefe do Legislativo Estadual também destacou o caráter solidário do arraial. Nas duas entradas da festança, foram instalados pontos de arrecadação de doação de alimentos não perecíveis. “Aproveitamos também para fazer um São João solidário, com a coleta de alimentos não perecíveis para enviarmos para as famílias do Maranhão”, destacou.
Também arcaram presença na noite de abertura do Arraial da Assembleia os deputados Roberto Costa (MDB), Antônio Pereira (PSB), Neto Evangelista (União), Carlos Lula (PSB), Cláudia Coutinho (PDT), Davi Brandão (PSB), Edna Silva (Patriotas), Francisco Nagib (PSB), Florêncio Neto (PSB), Janaína (Republicanos), Júlio Mendonça (PCdoB), Jota Pinto (Podemos), Ricardo Arruda (MDB), Wellington do Curso (Novo), Yglésio Moyses (PSB), Rodrigo Lago (PCdoB), Soldado Leite (PSD) e Arnaldo Melo (PP).
Oferecendo o melhor do São João do Maranhão, o Arraial da Assembleia já se tornou um dos mais aguardados da temporada junina maranhense em virtude da organização e das atrações que são apresentadas no local. Trata-se de um espaço de vivência e diversão para as famílias, crianças, idosos, com toda acessibilidade e segurança.
O público se esbaldou com as atrações. O Boi Valente da Ilha (sotaque de orquestra) foi o primeiro a se apresentar, seguido pela Quadrilha Buscapé e Dança Portuguesa Vila Luzitano. Na sequência, o Boi de Upaon-Açu (orquestra), Boi de Maracanã (matraca), Boi Lendas e Magia (orquestra) e Boi Nina Rodrigues (orquestra) fizeram a multidão dançar.
Fechando a primeira noite, o arraial contou com a apresentação do Boi Meu Tamarineiro, Dança Portuguesa Beleza de Portugal, Companhia Vem BB, Cacuriá Libertos da Noite e Boi União da Baixada.
Um dos pontos destacados pelos visitantes foi a estrutura montada para garantir seguro e conforto aos presentes. Um dos principais destaques diz respeito a espaços específicos para crianças, idosos e pessoas com deficiência.
Para garantir a inclusão e acessibilidade a todos que estão participando da festança, o arraial foi preparado com rampas para cadeirantes ou pessoas com baixa mobilidade, disponibilizando ainda mesas e cadeiras nos espaços das barracas, além da presença de intérpretes de Libras durante as apresentações culturais. Um espaço especial, na frente do tablado, também foi disponibilizado para pessoas com pouca mobilidade e idosos.
Além de uma vasta programação com a valorização da cultura popular, os participantes destacaram, ainda a variedade culinária em um verdadeiro festival gastronômico de pratos típicos da gastronomia maranhense, oportunizando a dezenas de vendedores a geração de renda, assim como a participação de beneficiários do Programa Mais Renda.
O arraial conta com parquinho infantil, com brinquedos diversos para a criançada se divertir. “O Arraial da Assembleia é um local onde a gente pode apreciar a cultura de forma tranquila, com segurança, o que possibilita que a gente se divirta com tranquilidade, na paz e harmonia com os outros”, disse a jornalista Thais Frazão.
“Sou frequentador assíduo do Arraial da Assembleia justamente pela questão da segurança, da valorização das nossas brincadeiras e por ser muito bom em termos de acessibilidade, animação, programação e de participação popular, com o esplendor da cultura maranhense”, ressaltou o microempreendedor Raimundo César Silva.
Toda a festança também pode ser conferida mesmo de longe. O Arraial tem transmissão ao vivo pela TV Assembleia (aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), pelo Youtube (@tvassembleiamaranhao) e Facebook, além de cobertura em tempo real no Instagram e X (@assembleiama).
Toda a programação também conta com transmissão pela Rádio Assembleia (96,9 FM) todas as noites. Para isso, toda a equipe de Comunicação da Alema está mobilizada visando garantir que o telespectador e internauta acompanhe a festança nos mínimos detalhes.
E até domingo (24), o Arraial da Assembleia também destacará grupos de bumba meu boi dos sotaques de orquestra, zabumba e matraca, além de cacuriá, quadrilha e dança portuguesa.
PROGRAMAÇÃO DO ARRAIAL ASSEMBLEIA
SEXTA-FEIRA (dia 21/06)
19h00 – Boi Encanto da Ilha (orquestra)
20h00 – Cacuriá do Jonh
20h30 – Boi de Sonhos (orquestra)
21h00 – Boi Itapary (orquestra)
22h00 – Boi Estrela da Cohab (orquestra)
22h30 – Quadrilha Juventude do Sertão
23h00 – Dança Portuguesa Realeza da Boa Nova
23h30 – Quadrilha Rosas Junina
00h00 – Boi Tremor da Campina de S. José de Ribamar (orquestra)
00h30 – Boi de Axixá (orquestra)
01h30 – Boi Encanto do São Cristóvão
SABÁDO (dia 22/06)
18h00 – Companhia Batuque
18h30 – Quadrilha Encanto do Sertão
19h00 – Quadrilha Flor do Amor
19h30 – Boi Brilho da Terra (orquestra)
20h30 – Boi da Floresta (zabumba)
21h30 – Boi da Madre Deus (matraca)
22h30 – Boi da Lua
23h00 – Boi da Maioba (matraca)
00h00 – Boi da Matinha
01h00 – Boi Barrica
DOMINGO (dia 23/06)
18h00 – Forró do Tony
18h30 – Boi Encanto do Olho d´água (orquestra)
19h00 – Pérola do Lençóis (orquestra)
20h00 – Boi Estrela
21h00 – Quadrilha Flor e Beija Flor
21h30 – Dança Country Coração de Peão
22h00 – Novilho do Lençóis (orquestra)
22h30 – Boi de São Simão (orquestra)
23h00 – Boi de Morros
01h00 – Boi de Ribamar
02h00 – Boi São Francisco
Publicado em: Política