Capacitações aconteceram nas próprias comunidades para facilitar o acesso dos participantes.
A Alumar segue investindo em programas de capacitação técnica para jovens eadultos, aliando sua vocação natural de empreendedorismo à convivência e
ações colaborativas com as comunidades. Em 2024, o Consórcio ofertou quatro cursos profissionalizantes junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), formando mais de 100 novos profissionais especializados.
O investimento foi de mais de R$ 103 mil. Jucineide dos Santos é moradora da Estiva e uma das cinco mulheres a concluir o curso de operador de pá carregadeira. “Me sinto realizada em ser uma das mulheres a estarem aqui firmes e fortes, em meio às máquinas, concluindo o curso. Sinto que estamos em igualdade, tendo a mesma oportunidade dos homens, podendo buscar por uma vaga de emprego com a mesma qualificação. Me sinto valorizada”, destaca.
Os cursos foram de Eletricista predial, com 23 formandos; Soldador Mig/mag, com 17 formandos; Soldador eletrodo revestido, com 29 formandos; e Operador de pá carregadeira, com 32 formandos e que teve a parceria do Grupo Edeconsil.
Para facilitar o acesso à profissionalização, os cursos foram oferecidos nas comunidades Residencial 2000, Coqueiro, Estiva e Vila Rica, mas atingiram um público bem maior, atraindo pessoas das localidades vizinhas.
“É uma política bem estruturada da Alumar incentivar a qualificação das comunidades, dando aos participantes a oportunidade de se apresentarem ao mercado com uma maior capacitação técnica. Isso é possível porque mantemos um diálogo bidirecional efetivo, essencial para construir relações de
confiança e promover o desenvolvimento sustentável compartilhado”, afirma o gerente de Performance Social da Alumar, Bruno Furquim.
Os currículos dos participantes certificados ficam à disposição da RAM – Rede de Ajuda Mútua, que engloba diversas empresas ao longo dos primeiros 24km da BR-135 para contratação ou formação de banco de talentos.
Publicado em: Política