A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) reuniu, nesta terça-feira (29), o trade turístico para uma apresentação estratégica sobre as ações do setor em 2024 e o lançamento oficial do calendário de feiras e eventos de 2025. O encontro, realizado no auditório do Sesi Casarão da Indústria, no Centro Histórico de São Luís, ocorreu de forma híbrida e trouxe atualizações fundamentais para empresários e profissionais do setor.
O ponto alto da reunião foi a apresentação da programação do Carnaval do Maranhão 2025, que promete superar os recordes do ano passado e consolidar o Maranhão como um dos principais destinos turísticos do Brasil durante a folia. Com o tema “Estado de Folia e Alegria!”, a festa terá três grandes circuitos: #VemproCentro, #VemproMar e #VempraMadre, além de uma expectativa de público superior a 4 milhões de foliões durante as prévias e os dias oficiais de Carnaval.
“O Maranhão está pronto para mostrar ao Brasil e ao mundo a força da nossa cultura e da nossa festa. Com grandes atrações e um planejamento cuidadoso, garantimos uma experiência inesquecível para foliões e turistas”, afirmou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Em 2024, o carnaval maranhense já havia demonstrado sua força, com mais de 2,9 milhões de participantes nos cinco dias de festa, um impacto econômico de R$ 313,1 milhões e 9 mil empregos diretos gerados. A ocupação hoteleira superou 80%, confirmando o evento como um motor econômico essencial para o estado.
“O turismo e a cultura sempre andam de mãos dadas. Sem cultura não há turismo e vice-versa. O carnaval do Maranhão é um dos maiores impulsionadores desse setor e estamos cada vez mais profissionalizando a festa, garantindo programação tradicional, segurança, saúde e grandes atrações”, destacou o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.
A programação de 2025 já nasce com projeções otimistas. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Maranhão (ABIH-MA), Armando Ferreira, os hotéis na orla e no centro já registram 80% de ocupação para o período do carnaval e a previsão é de um crescimento entre 6% e 8% em relação ao ano passado.
“Estamos vendo um planejamento antecipado e estruturado por parte do Governo do Estado. Quando se organiza com antecedência as operadoras em grandes mercados como São Paulo, Belo Horizonte e Brasília conseguem comercializar os pacotes mais cedo, o que aumenta o fluxo de turistas e fortalece a economia do estado”, enfatizou Ferreira.
A programação está de tirar o fôlego. Com atrações como Jorge e Mateus, Anitta e Wesley Safadão, o Carnaval do Maranhão 2025 promete ser um dos mais disputados do Brasil. Além dos grandes shows, o evento valoriza a identidade cultural local, com homenagens a nomes históricos como Joãozinho Trinta, Nega Glícia e Patativa.
O circuito #VemproCentro, que acontece no Centro Histórico, contará com um cortejo de abertura no dia 31 de janeiro, seguido de desfiles nos dias 14 e 21 de fevereiro. No Beco Catarina Mina, destaque para os blocos de samba como Jegue Folia, Vamu Di Samba e Samba da Tamarineira. Já no circuito #VemproMar, na Avenida Litorânea, a festa começa com prévias nos dias 2, 7, 9, 16 e 23 de fevereiro, estendendo-se para o período oficial do Carnaval entre 27 de fevereiro e 4 de março.
A reunião com o trade turístico reforçou o compromisso do Governo do Maranhão em estruturar o setor para que o estado continue crescendo como destino de referência. Para a assistente comercial do Hotel Blue Tree Towers, Luísa Lima, esse tipo de encontro é essencial para alinhar estratégias e fortalecer a atividade.
“Além do networking a gente consegue se programar para oferecer pacotes mais interessantes para os hóspedes e criar experiências mais completas para os turistas. O Maranhão vive um momento muito positivo, e o setor está pronto para aproveitar esse crescimento”, destacou Luísa.
Tecnologia a serviço do Carnaval
Uma novidade tecnológica também foi anunciada: a Juçara, inteligência artificial que atuará como atendente virtual dos brincantes. Criada pela Secretaria de Estado da Comunicação do Estado (Secom), a ferramenta estará disponível no WhatsApp e oferecerá informações sobre programação, serviços e dicas turísticas.
“A Juçara é super acessível, atende em português e inglês, pode ouvir e responder áudios, e ajudará tanto os foliões quanto os turistas a terem uma experiência completa. Ela fornecerá roteiros, indicações de restaurantes e informações sobre programação e deslocamento dos circuitos. Basta mandar um oi para ela”, explicou Poliana Sales, coordenadora de Relacionamento Digital do Governo do Maranhão.
Publicado em: Política