Debate entre Tiago e Joel evidencia superioridade técnica da equipe de Brandão sobre a gestão Braide

Publicado em   23/jun/2026
por  Caio Hostilio

O debate realizado entre os ex-secretários de Saúde Tiago Fernandes, que atuou na gestão estadual, e Joel Nunes, ex-titular da pasta em São Luís, no UQ Podcast, evidenciou diferenças importantes na abordagem dos problemas da saúde pública maranhense. Ao longo da discussão, Tiago apresentou dados, contextualizou pactuações do Sistema Único de Saúde (SUS) e detalhou o funcionamento da rede de atendimento, demonstrando domínio dos temas debatidos.

Um dos principais pontos levantados por Tiago foi a baixa cobertura da atenção primária em São Luís. Segundo ele, a falta de acompanhamento preventivo faz com que milhares de pacientes procurem diretamente as unidades de urgência e emergência, contribuindo para a sobrecarga dos hospitais. O ex-secretário também ressaltou que a capital possui responsabilidades pactuadas no atendimento regionalizado e recebe recursos federais para atender pacientes de diversos municípios do Maranhão, razão pela qual o fluxo de usuários do interior para São Luís é uma consequência natural da organização da rede pública de saúde.

Outro tema abordado foi o impacto de decisões administrativas da gestão municipal sobre a rede estadual. Tiago citou mudanças no atendimento do Hospital da Criança e alterações em parcerias entre Município e Estado, como no caso da Policlínica do Cohatrac. Na avaliação dele, medidas desse tipo acabaram transferindo demandas para estruturas estaduais e aumentaram a pressão sobre serviços já bastante procurados pela população.

Ao final, o debate acabou servindo como uma demonstração da qualificação técnica dos quadros que passaram pela gestão do governador Carlos Brandão. Enquanto Tiago apresentou números, diagnósticos e soluções para os desafios da saúde pública, suas argumentações encontraram pouca contestação ao longo da discussão. Para observadores da cena política, o desempenho reforçou a imagem de um grupo que reúne profissionais com experiência prática e conhecimento aprofundado da realidade da saúde maranhense.

  Publicado em: Política

Orleans Brandão reúne prefeitos em São Luís e fortalece articulação política para as próximas etapas da pré-campanha

Publicado em   23/jun/2026
por  Caio Hostilio

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.

O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.

Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

*Unidade*

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

  Publicado em: Política

Os investimentos na Segurança Pública pelo governo Carlos Brandão…

Publicado em   23/jun/2026
por  Caio Hostilio

É preciso compreender que Segurança Pública requer investimentos maciços, principalmente quando parlamentares, como o senador Weverton Rocha, fez ao destinar emendas para a área de segurança.

Os investimentos do governo Carlos Brandão foram providenciais para o fortalecimento das forças policias, de inteligência, de monitoramento, em armamento, aumento de contingente, além promoções.

Mas é importante salientar o que o governador Carlos Brandão chama a atenção. A MUDANÇA DA LEGISLAÇÃO NO BRASIL, QUE VEM FACILITANDO A VIDA DOS BANDIDOS, QUE SÃO PRESOS E SOLTOS RAPIDAMENTE.

“Já são mais de mil viaturas nas ruas reforçando a atuação do nosso sistema de segurança. Hoje entregamos mais 49 viaturas para a Polícia Civil, Perícia Oficial e Centro Tático Aéreo (CTA), além de armas. Seguimos ampliando os investimentos em equipamentos, inteligência e promoções para garantir mais estrutura e valorização a quem se dedica diariamente a combater a criminalidade e proteger o povo maranhense.”, destacou Carlos Brandão.

Assistam ao vídeo abaixo:

  Publicado em: Política

Gentil Neto: um gestor competente e cumpridor de suas promessas…

Publicado em   23/jun/2026
por  Caio Hostilio

A avaliação da competência de um gestor público vai além do cumprimento de promessas de campanha. Embora o atingimento de metas seja fundamental, a verdadeira capacidade gerencial é mensurada por critérios técnicos, processuais e de impacto social, como vem agindo sua administração em Caxias…

A Capacidade de sua gestão vem otimizando os recursos, buscando garantir os serviços essenciais e o bem-estar aos caxienses, com menos custos e equilíbrio das contas públicas.

  • As tomada de decisão se baseiam em dados e diagnósticos técnicos, adaptando-se aos serviços essenciais.

“CAXIAS FAZ HISTÓRIA NA SAÚDE!

Pela primeira vez, nossa cidade passa a contar com atendimento de um médico geriatra na rede municipal de saúde.

Um avanço importante para cuidar de quem tanto contribuiu para a história de Caxias e merece atenção, respeito e qualidade de vida.

Para marcar sua consulta, procure a UBS mais próxima da sua residência e solicite o encaminhamento.

Porque cuidar dos nossos idosos é cuidar da nossa própria história. E é esse cuidado que estamos fortalecendo todos os dias em Caxias.”, destacou Gentil Neto.

  Publicado em: Política

Weverton Rocha destaca união de esforços no lançamento das obras da nova sede da Embrapa Maranhão

Publicado em   22/jun/2026
por  Caio Hostilio

O senador Weverton Rocha prestigiou, na manhã desta segunda-feira (22), ato que marcou o início das obras de construção da nova sede da Embrapa no Maranhão, realizado no Campus Maracanã do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São Luís. O parlamentar afirmou que a nova sede é resultado da união de esforços entre a Embrapa, o Governo Federal e a bancada maranhense.

“Hoje é um dia histórico para o Maranhão. A Embrapa tem um papel estratégico para o desenvolvimento da nossa agricultura, especialmente da agricultura familiar. Ficamos felizes em contribuir para que esse projeto saísse do papel. Trabalhamos junto à bancada federal para garantir recursos e fortalecer uma instituição que produz conhecimento, gera oportunidades e transforma vidas”, afirmou o senador.

Presentes ao ato a presidente do órgão, Silvia Massruhá; o chefe-geral da Embrapa Maranhão, Marco Bomfim; o deputado federal Márcio Honaiser; o diretor-geral do IFMA Campus Maracanã, Jeovani Machado Rodrigues, além de autoridades, representantes do setor produtivo, pesquisadores e estudantes.

“Quero registrar o reconhecimento da Embrapa ao senador Weverton Rocha, que sempre esteve ao lado da nossa instituição. Por meio de sua articulação junto à bancada federal, presidida pelo deputado Márcio Honaiser, foram destinados recursos importantes que contribuíram para o fortalecimento da infraestrutura e dos projetos da Embrapa no Maranhão”, afirmou o chefe-geral da Embrapa Maranhão, Marco Bomfim.

*Investimento*
O empreendimento, que receberá investimentos de R$ 43,9 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), representa um marco para o fortalecimento da pesquisa agropecuária, da inovação e do desenvolvimento sustentável no Maranhão.

A nova estrutura será construída em uma área de aproximadamente 22 hectares e contará com instalações modernas voltadas à pesquisa, inovação e articulação institucional, fortalecendo a atuação da Embrapa nos biomas Amazônia e Cerrado, na região do Matopiba, na agricultura familiar e junto às comunidades tradicionais.

  Publicado em: Política

Cadê o dinheiro que era para está aqui? Inquérito sobre respiradores na pandemia, que tem ex-ministro de Lula como suspeito, volta ao STF

Publicado em   22/jun/2026
por  Caio Hostilio

Há seis anos, a Polícia Federal tenta descobrir o destino de 48 milhões de reais que foram desviados dos cofres públicos durante a fase mais aguda da pandemia de covid-19. Em 2020, ainda não havia a vacina contra a doença e pacientes agonizavam nos hospitais por falta de remédios e equipamentos.

Nessa época, o Consórcio Nordeste, que reúne os nove estados da região, foi cenário de um golpe. Alegando urgência, o órgão assinou um contrato sem licitação com uma empresa para a compra de 300 respiradores. O pagamento foi integralmente realizado, mas as máquinas nunca foram entregues.

Desde então, um inquérito investiga os responsáveis pelo negócio e tenta, sem sucesso, recuperar o dinheiro perdido. Os bloqueios judiciais alcançaram menos de 4% do total dos recursos. O restante continua desaparecido.

A suspeita é de que tudo, do início ao fim, fazia parte de uma grande tramoia. Nunca houve a intenção de comprar respirador algum. O que existiu foi um conluio entre políticos, empresas de fachada, estelionatários e lobistas, que negociavam lucros ainda maiores em transações futuras e tinham a garantia de que nada lhes aconteceria.

De fato, ninguém está preso, a investigação está paralisada e resgatar o dinheiro depois de tanto tempo é uma tarefa com chances mínimas de sucesso. VEJA teve acesso ao inquérito que tem o ex-ministro da Casa Civil Rui Costa (PT) como integrante do núcleo político que materializou a trama. Esse escândalo não é o único que atinge hoje os petistas da Bahia.

Continue lendo aqui

  Publicado em: Política

Excelente para a investigação!!! Saída de Gilmar Mendes da Segunda Turma é má notícia para Vorcaro

Publicado em   22/jun/2026
por  Caio Hostilio

Por Malu Gaspar

Em agosto, o decano do Supremo, ministro Gilmar Mendes, deixa o comando da Segunda Turma, colegiado responsável pela análise das decisões do relator das investigações do caso Master, André Mendonça. Pelo critério de rodízio previsto no regimento interno da Corte, a turma passará a ser presidida pelo ministro Luiz Fux, a quem caberá definir a pauta de julgamento das sessões presenciais pelo período de um ano.

Fux sempre acompanha os entendimentos de Mendonça no caso Master e se converteu numa espécie de “aliado incondicional” do relator no conturbado ambiente da Segunda Turma. Já Gilmar se tornou o principal foco de oposição de Mendonça no colegiado, abrindo divergências e votando para derrubar prisões, não se cansando de associar a investigação aos excessos da Operação Lava-Jato, que ele próprio ajudou a enterrar no STF.

Na prática, a passagem de bastão de Gilmar para Fux pode trazer implicações para o caso Master já que cabe ao presidente da Turma a elaboração das pautas das sessões presenciais. Por um lado, isso dá a Mendonça um aliado no controle da pauta de julgamentos, reduzindo o risco de surpresas que podem tumultuar as investigações.

Por outro, retira de Gilmar o poder de manobra de controlar a pauta de julgamentos, como ele fez na última terça-feira, quando surpreendeu Mendonça ao decidir de última hora inserir na sessão a análise das prisões preventivas de Henrique e Felipe Vorcaro, respectivamente pai e primo do banqueiro.

“É precisamente a dimensão do caso que recomenda redobrada cautela. É nos casos de maior repercussão, aqueles em que a pressão por resultado se faz mais intensa e o clamor público mais agudo, que a proteção de garantias se faz mais necessária”, disse Gilmar Mendes, ao votar contra as prisões preventivas. “Juiz algum pode comportar-se como delegado de polícia. Nós sabemos muito bem onde esse caminho termina.”

“Não estamos aqui a julgar a Lava-Jato. Estamos aqui a julgar a maior fraude financeira da história do nosso país e, talvez, uma das maiores do mundo. E essa fraude tem algumas peculiaridades. Não é simplesmente um crime de colarinho branco; é mais do que isso. Não são simplesmente atores nos gabinetes, nos escritórios da Faria Lima ou nos palácios que provocaram a dilapidação do FGC [Fundo Garantidor de Crédito], das poupanças do nosso país. Aqui há contornos de máfia, contornos de crime organizado mafioso: fuzis, metralhadoras, armas raspadas, infiltração no sistema policial”, devolveu o relator.

Correlação de forças

A troca no comando da Segunda Turma não altera a composição do colegiado, que segue sendo formado por Mendonça, Fux, Gilmar, Kassio Nunes Marques e Dias Toffoli.

Toffoli não tem votado em julgamentos do caso Master desde que deixou a relatoria das investigações em fevereiro deste ano, após o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, entregar pessoalmente ao presidente do tribunal, Edson Fachin, um documento de 200 páginas listando indícios de conexões entre Vorcaro e Toffoli que poderiam levar à sua suspeição.

Mesmo longe do caso Master, Toffoli ainda pode ajudar Vorcaro indiretamente, já que o seu afastamento deixa apenas quatro ministros aptos a votar na Segunda Turma, abrindo margem para empates, que sempre favorecem os investigados.

Nas contas de interlocutores de Mendonça, o fiel da balança da Turma será o ministro Nunes Marques, que, até aqui, tem acompanhado o relator, como no julgamento de Henrique e Felipe Vorcaro.

Se a saída do Fux é um revés para Vorcaro, pelo menos uma boa notícia o aguarda: Mendonça deve mantê-lo na sala especial da superintendência da PF, apesar da pressão da corporação de retirá-lo de lá.

  Publicado em: Política

Só sobrou o Lula!!! Direita Vence Na Colômbia: Abelardo De La Espriella É Eleito Presidente

Publicado em   22/jun/2026
por  Caio Hostilio

O advogado e empresário Abelardo de la Espriella foi eleito presidente da Colômbia neste domingo (21). Com 98,22% das urnas apuradas no segundo turno, De la Espriella consolidou sua vitória ao obter 12.766.679 votos (49,77% dos sufrágios válidos), derrotando o candidato governista Iván Cepeda.

A vitória confirma a tendência do primeiro turno, quando De la Espriella já havia liderado a disputa com 10.361.499 votos (43,74%), contra 9.688.361 de Cepeda (40,90%). O economista José Manuel Restrepo será o vice-presidente na gestão que governará o país no período de 2026 a 2030.

Quem é o presidente eleito?

Nascido em Bogotá em 31 de julho de 1978 e criado em Montería, capital do departamento de Córdoba, De la Espriella formou-se em Direito pela Universidad Sergio Arboleda. Em 2002, fundou o escritório De la Espriella Lawyers, expandindo operações para grandes centros como Bogotá, Barranquilla, Medellín e Miami.

Ao longo de sua carreira jurídica, ganhou notoriedade ao representar empresários, artistas, militares e figuras públicas em processos de grande repercussão. Entre seus clientes mais conhecidos estão Álex Saab e David Murcia Guzmán — pontos que foram explorados por seus adversários durante a campanha, mas que o presidente eleito defendeu como parte de sua atuação estritamente profissional.

Fora dos tribunais, De la Espriella atua nos setores de consumo, moda e estilo de vida, além de possuir produções musicais inspiradas em repertórios italianos. Ele é casado desde 2008 com Ana Lucía Pineda, com quem tem quatro filhos.

A campanha que transformou a direita colombiana

Lançado em julho de 2025, o movimento Defensores de la Patria serviu como plataforma de viés nacionalista conservador para catapultar a candidatura de De la Espriella. Ele se apresentou como um “outsider”, destacando o fato de nunca ter ocupado cargos públicos ou administrado recursos estatais.

Sua campanha foi construída em torno de três pilares principais: segurança, autoridade e forte oposição ao projeto político do atual presidente, Gustavo Petro. Em janeiro de 2026, a candidatura ganhou tração ao receber o apoio do movimento Salvación Nacional e, posteriormente, de outras forças de centro-direita.

Principais propostas de governo:

  • Segurança: Política de “mano dura” contra o crime organizado, combate à corrupção e construção de megacárceres de alta segurança.

  • Combate ao narcotráfico: Reativação das fumigações contra cultivos ilícitos.

  • Geopolítica: Fortalecimento da cooperação militar com Estados Unidos e Israel, além de uma postura firmemente crítica em relação ao governo da Venezuela.

  • Economia: Redução de impostos, eliminação do imposto financeiro 4×1000 e abertura de novos contratos para exploração petrolífera.

  • Pauta Social: Alinhamento com a defesa da família tradicional e oposição ao aborto.

Durante a corrida presidencial, De la Espriella não escondeu sua admiração por líderes internacionais da nova direita, citando frequentemente o presidente argentino Javier Milei como uma de suas referências.

Controvérsias e Liberdade de Imprensa

A trajetória do novo presidente também é cercada de polêmicas. Organizações de defesa dos direitos humanos e de imprensa, como a Fundação para a Liberdade de Imprensa (FLIP) e a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), já manifestaram preocupação com o histórico de ações judiciais movidas por ele contra jornalistas e colunistas, alertando para possíveis riscos à liberdade de expressão no país.

O presidente eleito também enfrentou desgaste na campanha por declarações consideradas machistas e comportamentos agressivos em entrevistas, episódios que o levaram a emitir pedidos públicos de desculpas em determinados momentos da disputa.

Transição e posse

Abelardo de la Espriella assume o comando da Colômbia em um cenário de profunda polarização política. O processo de transição de poder com o governo de Gustavo Petro deve começar nos próximos dias, preparando o país para a troca de comando que ocorrerá oficialmente em agosto.

  Publicado em: Política

Compromisso cumprido: Gentil Neto implanta especialidade em Geriatria na rede municipal de saúde

Publicado em   22/jun/2026
por  Caio Hostilio

A saúde pública de Caxias alcançou mais uma importante conquista. Pela primeira vez na história do município, a população passa a contar com atendimento especializado em Geriatria na rede municipal de saúde, garantindo um cuidado mais direcionado à saúde da pessoa idosa.

O novo serviço será ofertado no Ambulatório Especializado Dr. Humberto Coutinho e representa mais um avanço da gestão do prefeito Gentil Neto na ampliação das especialidades médicas disponíveis para a população.

A implantação da Geriatria também marca o cumprimento de mais um compromisso assumido por Gentil Neto durante a campanha eleitoral. A criação da especialidade fazia parte das propostas apresentadas para fortalecer a rede municipal de saúde e ampliar o atendimento às famílias caxienses.

As consultas serão realizadas mediante agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), facilitando o acesso dos pacientes ao acompanhamento especializado, voltado para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao envelhecimento.

Com a chegada da Geriatria, Caxias dá mais um passo na modernização da saúde pública, oferecendo mais qualidade de vida, atenção e cuidado aos idosos, que agora passam a contar com um atendimento especializado sem precisar sair do município.

  Publicado em: Política

VÍDEO: Em Imperatriz, Marcus Brandão destaca crescimento de Orleans e diz que vice será anunciado em 10 dias

Publicado em   22/jun/2026
por  Caio Hostilio

Durante passagem por Imperatriz, o ex-presidente do MDB, Marcus Brandão, voltou a reafirmar a força e a união do grupo brandonista. Em entrevista à jornalista Angra Nascimento e com base na evolução registrada nas pesquisas, ele disse acreditar na vitória do pré-candidato Orleans Brandão (MDB) no primeiro turno das eleições para governador.

Marcus Brandão destacou que Orleans tem crescido muito e, no período de um ano, saiu de 9% para 46% nas intenções de voto. “Está muito perto de chegar aos 51%. Para você ter uma ideia, nesse período, Carlos Brandão tinha 22%, ressaltou, fazendo comparativo com a eleição de 2022.

“Temos o maior grupo e o melhor candidato, o mais preparado, que conhece os municípios”, resumiu.

Também garantiu que o pré-candidato ao Senado, André Fufuca, saiu do grupo, mas que 95% dos prefeitos que estavam com o ex-ministro reafirmaram apoio ao governo e a Orleans Brandão. “A candidatura de Fufuca vai entrar sub judice porque existem dois candidatos dentro de uma Federação”, declarou.

Marcus Brandão afirmou que o nome do vice na chapa de Orleans deverá ser anunciado em, no máximo, 10 dias. E também estão analisando o melhor nome para o Senado, que comporá com o senador e pré-candidato à reeleição, Weverton Rocha.

  Publicado em: Política

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos