O advogado e empresário Abelardo de la Espriella foi eleito presidente da Colômbia neste domingo (21). Com 98,22% das urnas apuradas no segundo turno, De la Espriella consolidou sua vitória ao obter 12.766.679 votos (49,77% dos sufrágios válidos), derrotando o candidato governista Iván Cepeda.
A vitória confirma a tendência do primeiro turno, quando De la Espriella já havia liderado a disputa com 10.361.499 votos (43,74%), contra 9.688.361 de Cepeda (40,90%). O economista José Manuel Restrepo será o vice-presidente na gestão que governará o país no período de 2026 a 2030.
Quem é o presidente eleito?
Nascido em Bogotá em 31 de julho de 1978 e criado em Montería, capital do departamento de Córdoba, De la Espriella formou-se em Direito pela Universidad Sergio Arboleda. Em 2002, fundou o escritório De la Espriella Lawyers, expandindo operações para grandes centros como Bogotá, Barranquilla, Medellín e Miami.
Ao longo de sua carreira jurídica, ganhou notoriedade ao representar empresários, artistas, militares e figuras públicas em processos de grande repercussão. Entre seus clientes mais conhecidos estão Álex Saab e David Murcia Guzmán — pontos que foram explorados por seus adversários durante a campanha, mas que o presidente eleito defendeu como parte de sua atuação estritamente profissional.
Fora dos tribunais, De la Espriella atua nos setores de consumo, moda e estilo de vida, além de possuir produções musicais inspiradas em repertórios italianos. Ele é casado desde 2008 com Ana Lucía Pineda, com quem tem quatro filhos.
A campanha que transformou a direita colombiana
Lançado em julho de 2025, o movimento Defensores de la Patria serviu como plataforma de viés nacionalista conservador para catapultar a candidatura de De la Espriella. Ele se apresentou como um “outsider”, destacando o fato de nunca ter ocupado cargos públicos ou administrado recursos estatais.
Sua campanha foi construída em torno de três pilares principais: segurança, autoridade e forte oposição ao projeto político do atual presidente, Gustavo Petro. Em janeiro de 2026, a candidatura ganhou tração ao receber o apoio do movimento Salvación Nacional e, posteriormente, de outras forças de centro-direita.
Principais propostas de governo:
Segurança: Política de “mano dura” contra o crime organizado, combate à corrupção e construção de megacárceres de alta segurança.
Combate ao narcotráfico: Reativação das fumigações contra cultivos ilícitos.
Geopolítica: Fortalecimento da cooperação militar com Estados Unidos e Israel, além de uma postura firmemente crítica em relação ao governo da Venezuela.
Economia: Redução de impostos, eliminação do imposto financeiro 4×1000 e abertura de novos contratos para exploração petrolífera.
Pauta Social: Alinhamento com a defesa da família tradicional e oposição ao aborto.
Durante a corrida presidencial, De la Espriella não escondeu sua admiração por líderes internacionais da nova direita, citando frequentemente o presidente argentino Javier Milei como uma de suas referências.
Controvérsias e Liberdade de Imprensa
A trajetória do novo presidente também é cercada de polêmicas. Organizações de defesa dos direitos humanos e de imprensa, como a Fundação para a Liberdade de Imprensa (FLIP) e a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), já manifestaram preocupação com o histórico de ações judiciais movidas por ele contra jornalistas e colunistas, alertando para possíveis riscos à liberdade de expressão no país.
O presidente eleito também enfrentou desgaste na campanha por declarações consideradas machistas e comportamentos agressivos em entrevistas, episódios que o levaram a emitir pedidos públicos de desculpas em determinados momentos da disputa.
Transição e posse
Abelardo de la Espriella assume o comando da Colômbia em um cenário de profunda polarização política. O processo de transição de poder com o governo de Gustavo Petro deve começar nos próximos dias, preparando o país para a troca de comando que ocorrerá oficialmente em agosto.
A saúde pública de Caxias alcançou mais uma importante conquista. Pela primeira vez na história do município, a população passa a contar com atendimento especializado em Geriatria na rede municipal de saúde, garantindo um cuidado mais direcionado à saúde da pessoa idosa.
O novo serviço será ofertado no Ambulatório Especializado Dr. Humberto Coutinho e representa mais um avanço da gestão do prefeito Gentil Neto na ampliação das especialidades médicas disponíveis para a população.
A implantação da Geriatria também marca o cumprimento de mais um compromisso assumido por Gentil Neto durante a campanha eleitoral. A criação da especialidade fazia parte das propostas apresentadas para fortalecer a rede municipal de saúde e ampliar o atendimento às famílias caxienses.
As consultas serão realizadas mediante agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), facilitando o acesso dos pacientes ao acompanhamento especializado, voltado para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao envelhecimento.
Com a chegada da Geriatria, Caxias dá mais um passo na modernização da saúde pública, oferecendo mais qualidade de vida, atenção e cuidado aos idosos, que agora passam a contar com um atendimento especializado sem precisar sair do município.
Durante passagem por Imperatriz, o ex-presidente do MDB, Marcus Brandão, voltou a reafirmar a força e a união do grupo brandonista. Em entrevista à jornalista Angra Nascimento e com base na evolução registrada nas pesquisas, ele disse acreditar na vitória do pré-candidato Orleans Brandão (MDB) no primeiro turno das eleições para governador.
Marcus Brandão destacou que Orleans tem crescido muito e, no período de um ano, saiu de 9% para 46% nas intenções de voto. “Está muito perto de chegar aos 51%. Para você ter uma ideia, nesse período, Carlos Brandão tinha 22%, ressaltou, fazendo comparativo com a eleição de 2022.
“Temos o maior grupo e o melhor candidato, o mais preparado, que conhece os municípios”, resumiu.
Também garantiu que o pré-candidato ao Senado, André Fufuca, saiu do grupo, mas que 95% dos prefeitos que estavam com o ex-ministro reafirmaram apoio ao governo e a Orleans Brandão. “A candidatura de Fufuca vai entrar sub judice porque existem dois candidatos dentro de uma Federação”, declarou.
Marcus Brandão afirmou que o nome do vice na chapa de Orleans deverá ser anunciado em, no máximo, 10 dias. E também estão analisando o melhor nome para o Senado, que comporá com o senador e pré-candidato à reeleição, Weverton Rocha.
Enquanto a oposição sem noção faz críticas infundadas, o governador Carlos Brandão continua investindo em obras e ações na Baixada, cujos feitos engrandece a qualidade de vida e o bem-estar dos baixadeiros.
E tome recuperação total da MA 014, recuperação de escolas, asfaltamentos, praças para lazer e esporte, restaurantes populares e muito mais ações e obras estruturantes.
“Me convoca, Ancelotti, que eu estou fazendo vários gols na Baixada! Hoje estivemos em São Bento inaugurando a requalificação completa da Areninha Esportiva e da Praça São Lourenço. Também entregamos tablets e fardamentos para os agentes comunitários de saúde e de endemias e visitamos a nossa Carreta da Mulher, onde as mulheres da região têm acesso a consultas, exames e muitos outros atendimentos. Com esse trabalho que não para, a vitória é do povo da Baixada e de todo o Maranhão., afirmou Carlos Brandão.
Internautas de diferentes cidades maranhenses e até de outros estados têm acompanhado a programação
A transmissão ao vivo do Arraial da Assembleia Legislativa do Maranhão tem ampliado o alcance da festa para além do grande terreiro montado no estacionamento da Alema. Pelas redes sociais, internautas de diferentes cidades maranhenses e até de outros estados têm acompanhado a programação junina e compartilhado mensagens de elogio à organização, segurança, acessibilidade e qualidade das atrações culturais.
Durante a transmissão da programação desta sexta-feira (19), que contou com apresentações da Companhia Mirim Princesinha do Jordoa, Boi Mirantes da Ilha, Companhia Encantar, Quadrilha Alegria Caipira, Boi Estrela da Cohab, Boi Nina Rodrigues, Cacuriá do Jhon, Boi da Lua, Boizinho Barrica, Boi Pirilampo e Boi de Maracanã, centenas de comentários destacaram a grandiosidade do evento.
Entre as manifestações dos internautas, um dos pontos mais citados foi a sensação de segurança proporcionada pelo arraial. A publicitária Wilma Vicky classificou o evento como o mais seguro do Maranhão e ressaltou o ambiente acolhedor para públicos de todas as idades.
Repórter da TV Assembleia durante entrevista ao vivo no Arraial da Alema
“É no Arraial da Assembleia que você pode levar seus filhos pequenos com tranquilidade. Os idosos também têm seu espaço. É um arraial de inclusão e respeito pela população”, comentou.
A internauta Hellaynes Ferreira também destacou a estrutura oferecida aos visitantes. “Não tem igual. É literalmente o melhor arraial da ilha. Segurança, conforto, comida boa e uma programação sem igual. Eu amo”, escreveu.
Outro aspecto bastante elogiado pelos espectadores foi a valorização da cultura popular maranhense aliada à acessibilidade dos serviços oferecidos no evento.
Para a internauta Gláucia Salles, o arraial reúne características que o tornam referência entre os festejos juninos do estado. “O arraial entrega segurança, cultura, boa culinária e preços acessíveis para todos os públicos”, avaliou.
Apresentadora conversa ao vivo com deputado Wellington do Curso no estúdio montado na área do arraial
Além dos comentários sobre a estrutura e a organização, muitos internautas aproveitaram a transmissão para interagir, enviar mensagens de apoio aos grupos folclóricos e celebrar a diversidade cultural presente na programação. Os registros demonstram que o Arraial da Assembleia tem conseguido unir tradição, entretenimento e inclusão, alcançando não apenas quem participa presencialmente, mas também milhares de pessoas que acompanham a festa pelas plataformas digitais.
A TV Assembleia transmite ao vivo em sinal aberto digital (9.2), Maxx TV (canal 17) e Sky (canal 309), além das plataformas digitais como YouTube, Facebook e Instagram (@assembleiama). A cobertura, que também está disponível na Rádio Assembleia (96,9 FM), tem proporcionado ao público não apenas o acesso a uma programação rica em cultura popular, mas também um espaço de interação e celebração coletiva, reunindo espectadores de várias partes do Brasil.
O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, cumpriu sábado (20)uma agenda voltada ao segmento evangélico, participando da 4ª Conferência da União de Mulheres da Assembleia de Deus do Ciclo de Oração de Paço do Lumiar (UMCOADEPLU) e do Encontro do Dia do Capelão, realizado em São Luís.
Ao longo do dia, ele esteve acompanhado do governador Carlos Brandão, da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, da deputada estadual Mical Damasceno, do secretário de Representação Social, Wellington Amorim, do prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, além de lideranças religiosas e políticas.
Durante a 4ª Conferência da UMCOADEPLU em Paço do Lumiar, que reuniu mulheres de diversas congregações da Assembleia de Deus, Orleans destacou ações desenvolvidas no município quando ocupava o cargo de secretário de Assuntos Municipalistas, citando obras e programas executados na região. Na ocasião, Orleans lembrou da importância de uma das intervenções realizadas no município, ao mencionar o impacto do centro de hemodiálise.
“O centro de hemodiálise considero uma das obras mais importantes que já entregamos aqui em Paço do Lumiar. A cura só vem com o transplante, mas o conforto de ter uma máquina próxima da sua casa possibilitando esse tratamento é muito importante”, lembrou.
Ainda durante a conferência, Orleans destacou a parceria construída com o segmento evangélico durante sua atuação como secretário, que resultou em ações como a regularização de mais de mil igrejas no último ano, além da distribuição de kits musicais e programas de apoio às entidades religiosas.
A deputada estadual Mical Damasceno também manifestou apoio ao pré-candidato e ressaltou a relação com o segmento evangélico.
“Como secretário Orleans sempre esteve à disposição das nossas demandas. Ele é o nosso pré-candidato ao Governo do Estado porque tem um olhar atencioso e valoriza os evangélicos”, afirmou ela.
O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, prestigiou a Reunião Geral de Obreiros do Campo da Assembleia de Deus de Barreirinhas, neste sábado (20), atendendo ao convite da congregação. O encontro representou mais um importante momento de diálogo entre Orleans e diferentes segmentos da sociedade, fortalecendo a aproximação com as comunidades cristãs e lideranças religiosas de diversas regiões do estado.
Também participaram da programação o prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; a deputada estadual Mical Damasceno; o ex-deputado federal Costa Ferreira; além de pastores, missionários e outras referências do segmento evangélico maranhense.
Na ocasião, Orleans Brandão agradeceu o acolhimento e as parcerias construídas ao longo dos últimos anos com diversas comunidades evangélicas do Maranhão. Ele destacou a importância do apoio espiritual que tem recebido durante sua caminhada.
“Meu coração é só gratidão por ter oportunidades como esta de conversar com as pessoas, ouvir suas experiências, receber suas orações e reafirmar os compromissos que temos com a população maranhense. A cada encontro como esse me sinto ainda mais firme no propósito de continuar trabalhando por um Maranhão cada vez melhor.
São momentos que renovam nossa fé, nossa esperança e nossa disposição para servir a população”, afirmou.
Orleans também ressaltou a importância da Secretaria de Representação Social, criada pelo governador Carlos Brandão. Ele considera a iniciativa fundamental para ampliar o diálogo permanente com as comunidades cristãs e demais segmentos organizados da sociedade.
Segundo ele, a estrutura permite que as demandas dessas comunidades sejam ouvidas de forma mais próxima e efetiva, contribuindo para a construção de políticas públicas alinhadas às necessidades da população e fortalecendo a participação social nas decisões governamentais.
No encontro, Orleans Brandão destacou ainda os avanços alcançados pelo Maranhão nos últimos anos, ressaltando a melhoria dos indicadores sociais e econômicos em diversas áreas. Entre os resultados mencionados, destacou a saída de mais de um milhão de maranhenses da condição de extrema pobreza, conforme dados do IBGE, além dos investimentos em infraestrutura, educação, saúde e programas sociais.
*Compromisso*
Sob a coordenação do pastor presidente da área de Barreirinhas, Eliazar Canavieira, a Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus tem como objetivo promover o alinhamento espiritual, o aperfeiçoamento ministerial e a organização administrativa da igreja. O encontro reúne pastores, evangelistas e auxiliares com o propósito de capacitar os obreiros para servir cada vez melhor às comunidades onde atuam.
O pastor Eliazar Canavieira agradeceu a presença de Orleans Brandão e ressaltou a importância do diálogo entre as lideranças públicas e a comunidade cristã.
“Vamos orar pedindo a Deus que fortaleça sua caminhada e lhe conceda sabedoria para continuar servindo ao povo maranhense. Também é importante que as pessoas reconheçam e apoiem aqueles que têm demonstrado trabalho, compromisso e dedicação com o desenvolvimento de nossa cidade e de nosso estado”, declarou o pastor.
A missionária Diolinda Mendes também ressaltou a relevância da aproximação entre representantes da sociedade e as comunidades religiosas. “Considero muito importante essa proximidade porque nos permite conhecer melhor seus objetivos para a sociedade, compreender seus propósitos e avaliar se eles caminham em sintonia com os valores da nossa igreja e com os interesses da população”, afirmou.
O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, esteve nesta sexta-feira (19) em Ribeirãozinho do Maranhão, onde foi recebido pelo prefeito Flávio Soares, por lideranças políticas da Região Tocantina e pela população. Durante o encontro, falou sobre os investimentos realizados pelo Governo do Estado no município, apresentou propostas para a região e defendeu uma gestão construída a partir do diálogo com os prefeitos, da escuta da população e da presença constante nos municípios.
Ao lembrar sua atuação como secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans destacou que percorreu os 217 municípios maranhenses ouvindo gestores e a população para transformar demandas em ações concretas.
“Eu não esperei o ano eleitoral para estar aqui. Talvez muitos de vocês não me conhecessem, mas eu já estava como secretário de Assuntos Municipalistas, dedicando a minha vida a fazer isso. Faz mais de quatro anos que estou andando por todos esses municípios, conversando com as pessoas, entendendo esse estado”, afirmou.
Durante o discurso, Orleans citou investimentos já realizados em Ribeirãozinho, como a implantação do Restaurante Popular, da unidade do Viva/Procon, da Estação Tech, pavimentação em bloquetes, perfuração de poços artesianos, entrega de tablets aos estudantes da rede estadual, melhorias na alimentação escolar e obras de infraestrutura que fortalecem o desenvolvimento do município.
Na área da saúde, defendeu a implantação de um Hospital de Urgência e Emergência em Imperatriz e de um Hospital Oncológico em Açailândia, com o objetivo de ampliar o acesso a atendimentos especializados na Região Tocantina.
“Eu participei de um governo que deu certo. Participei ativamente de entregas que melhoraram a vida das pessoas e sei que não posso parar por aqui. Eu sinto no meu coração que ainda vou ajudar muito essa região e continuar valorizando um povo que durante muito tempo não foi visto”, declarou.
O prefeito Flávio Soares destacou a parceria entre Ribeirãozinho e o Governo do Estado e afirmou que o município vive um novo momento com os investimentos realizados.
“Eu ainda não tinha visto o Governo do Estado entregar tanto para os municípios da Região Tocantina. É um governo presente, que trabalha, que olha para o interior. Esse é o tipo de governo que o povo está aprovando e nós vamos continuar nesse rumo”, afirmou.
Também participaram do encontro o ex-prefeito Geraldo Braga, o vice-prefeito Boaz Rocha, o presidente da Câmara Municipal, Luciano Soares, o ex-prefeito de Buritirana Wagtônio Brandão, o ex-prefeito de Imperatriz e pré-candidato a deputado estadual Sebastião Madeira, além dos prefeitos Zé Pequeno (Davinópolis), Domingos França (Montes Altos), Antônio Coelho, Léo Cunha (Estreito), vereadores, secretários municipais e lideranças de diversos municípios da Região Tocantina.
Mais uma liderança da capital chega para reforçar o time do pré-candidato Orleans Brandão (MDB), nesta sexta-feira (19), após deixar o pré-candidato Eduardo Braide. João Pedro, que foi candidato a vereador por São Luís e tem forte trabalho na região do Sacavém, declarou seu apoio em vídeo ao lado do ex-prefeito de Barão de Grajaú, Gleydson Resende, que disputa vaga de deputado estadual.
“É com muita honra e alegria que a gente chega para somar ao time do nosso próximo governador, Orleans Brandão”, reforça João Pedro.
“Fico feliz com sua chegada, não só eu, como também o nosso próximo deputado federal, Júnior Lourenço”, agradece Gleydson Resende.
Em reunião realizada nesta sexta-feira (19), na sede do Sindicato Rural (SINRURAL) de Imperatriz, o pré-candidato a governador Orleans Brandão dialogou com produtores rurais e lideranças políticas sobre as necessidades e as oportunidades de desenvolvimento do agronegócio maranhense.
O encontro, que reuniu o presidente do sindicato, Glen Maia, o deputado estadual Antônio Pereira e o pré-candidato a deputado estadual Sebastião Madeira, serviu como um espaço de escuta para as demandas de quem produz e movimenta a economia da região.
O debate priorizou a busca por mais competitividade na pecuária e na cadeia leiteira, setores que enfrentam desafios estruturais severos. Os produtores apresentaram ao pré-candidato preocupações críticas, como a instabilidade no fornecimento de energia elétrica rural, a precariedade das estradas vicinais e a necessidade urgente de uma fiscalização mais rigorosa sobre a entrada de produtos lácteos importados, que atualmente desestabilizam o mercado local pela falta de controle sanitário.
Ao ouvir essas reivindicações, Orleans Brandão ressaltou que o papel do Estado deve ser o de facilitador do crescimento, integrando uma gestão fiscal equilibrada com suporte efetivo ao setor produtivo.
“Quero ajudar a gerar emprego e renda. Se eu acredito no setor, temos que buscar alternativas para quem quer se instalar e crescer no Maranhão. O que for necessário para facilitar a vida do produtor e trazer desenvolvimento econômico, nós vamos tratar com prioridade”, enfatizou.
A conversa também avançou sobre a qualificação profissional e os gargalos de infraestrutura, com Orleans defendendo a integração entre as escolas de governo e o Sistema S para ampliar a oferta de cursos técnicos. O pré-candidato se comprometeu a atuar na interlocução com prefeituras e concessionárias de energia para solucionar os impasses que travam o escoamento da produção.
“Eu me coloco à disposição para conversar com os secretários, tanto de Fazenda quanto de Indústria e Comércio, para a gente buscar soluções. Pode ter certeza que a gente vai continuar mostrando esse potencial que tem Imperatriz e toda a região, sempre aberto ao diálogo para encontrar as respostas técnicas que vocês precisam”, concluiu.
O diálogo no SINRURAL marcou a posição de Orleans Brandão em favor de um plano de governo pautado na eficiência da gestão pública a serviço do fortalecimento do agronegócio no Maranhão.