Arquivo de junho de 2026

Carlos Brandão e o reconhecimento de 23 vereadores de São Luís pelas obras estruturantes na capital…

Postado por Caio Hostilio em 11/jun/2026 - Sem Comentários

Observa-se que a gestão Carlos Brandão se destaca entre as gestões estaduais que mais fez pela capital.

Assim como a ex-governadora Roseana Sarney (com os viadutos, avenidas, Lagoa da Jansen, Espigão e a revitalização do Centro Histórico), José Sarney (com o Porto Itaqui, a BR 135, a UFMA e UEMA e a Boa Esperança), Cafeteira (com a avenida dos Holandeses que deu uma nova dimensão a capital), Castelo (com os conjuntos habitacionais), Lobão (Avenida Litorânea e a inauguração do Hospital Sara), O governo Carlos Brandão se destaca, também, conforme as obras estruturantes que São Luís tanto precisa abaixo:

Hoje também foi dia de receber 23 vereadores de São Luís para um diálogo produtivo sobre as ações na nossa capital. Seguimos fortalecendo parcerias que transformam a cidade, a exemplo das obras estruturantes que estão em execução:

🏗 Nova Litorânea
🏗 Avenida Metropolitana
🏗 Canal da Macaúba
🏗 Canal da Areinha
🏗 Reforma do Viva da Cidade Operária
🏗 Praça do Bequimão
🏗 Arena de Beach Soccer da Camboa
🏗 Pavimentação de ruas em diversos bairros

E também das obras já entregues:

✅ Praça do Sol
✅ Praça dos Açores
✅ Requalificação da Lagoa da Jansen
✅ Primeiro CAPS AD III, no João Paulo
✅ Primeiro Laboratório de Doenças Raras do Maranhão
✅ Primeira Oficina Ortopédica da Rede Estadual de Saúde
✅ E tantas outras.

Com diálogo, municipalismo e união de esforços, seguimos trabalhando para melhorar a vida dos ludovicenses.

Caxias: As parcerias e a concretização da homologação do aterro sanitário…

Postado por Caio Hostilio em 11/jun/2026 - Sem Comentários

Diante das parcerias certas, tendo as deputadas Amanda Gentil, Daniella e, em especial, o governo Carlos Brandão, foi homologado o aterro sanitário de Caxias.

É sabido que esse aterro sempre foi uma das prioridades da gestão Gentil Neto, de seus parceiros e, principalmente, dos caxienses.

Agora, seguir em frente com um meio ambiente com o cuidado que ele merece!!!

O destaque da deputada Daniella abaixo:

Gente, eu estou tão feliz…

Sabe aquela conquista que deixa o coração da gente quentinho? Pois é… Hoje eu tenho ainda mais certeza de que vale a pena persistir, acompanhar de perto os anseios da população e construir as parcerias certas.

Recebemos, hoje, a homologação do aterro sanitário de Caxias. Esse aterro é um sonho da população e agora conseguimos avançar com essa importante homologação, que representa mais qualidade de vida, cuidado com o meio ambiente e mais dignidade para o nosso povo.

E eu não poderia deixar de destacar aqui o prefeito @gentilneeto , que vem acompanhando comigo de perto essa luta e esses pedidos da população, e também agradecer ao nosso governador @carlosbrandaoma , que tem sido sensível às demandas dos municípios e atendido aquilo que realmente faz diferença na vida das pessoas.

Seguimos trabalhando e acreditando que quando existe compromisso, os resultados chegam 🙏✨

Quem adora bater tem hora que apanha!!! Yglésio sobre Rodrigo Lago: “Canalha, marginal, alma sebosa”

Postado por Caio Hostilio em 10/jun/2026 - Sem Comentários

O deputado Yglésio Moyses (PRD), que integra a base governista, teceu duros comentários, com xingamentos, ao deputado Rodrigo Lago, pertencente ao bloco de oposição na Assembleia Legislativa.

O médico endureceu o discurso depois que o seu colega, ao fazer uso da tribuna, disse que Yglésio coaduna com supostos atos de corrupção e desvio de recursos da educação.

Canalha, marginal e alma sebosa foram alguns dos termos utilizados por Yglésio contra o seu opositor.

Por Glaucio Ericeira

Assistam ao vídeo!!! Hildo Rocha destasca da tribuna da Câmara dos Deputados o programa Maranhão Livre da Fome, criado pelo governo Carlos Brandão

Postado por Caio Hostilio em 10/jun/2026 - Sem Comentários

Durante discurso na tribuna do Plenário Ulysses Guimarães o deputado federal Hildo Rocha(MDB) destacou que o programa Maranhão Livre da Fome, criado pelo governo Carlos Brandão, conquistou reconhecimento internacional levando o governo do Maranhão a ser convidado pela Estônia para apresentar sua experiência de combate à insegurança alimentar.

O parlamentar maranhense ressaltou o papel de Orleans Brandão(MDB) na construção da iniciativa, que une transferência de renda, qualificação profissional, assistência de saúde e inclusão produtiva. Segundo Hildo Rocha, o programa já contribuiu para que milhares de famílias saíssem da vulnerabilidade nutricional.

Para o deputado, os resultados alcançados reforçam o protagonismo do Maranhão na construção de políticas públicas inovadoras, mostrando ao Brasil e ao mundo que é possível combater a pobreza com ações estruturadas, inclusão produtiva e geração de oportunidades para quem mais precisa.

https://tinyurl.com/2zmzx3kb

Em vitória da oposição, CCJ da Câmara aprova PEC da redução da maioridade penal

Postado por Caio Hostilio em 10/jun/2026 - Sem Comentários

Em uma vitória da oposição, a CCJ da Câmara aprovou nesta quarta-feira a PEC da redução da maioridade penal, por 44 votos a 18. O texto sugere a alteração da Constituição Federal para estabelecer a imputação penal a partir dos 16 anos.

O próximo passo da tramitação é a análise em comissão especial, que depende da disposição do presidente da Casa, Hugo Motta, para sair do papel. Que faz gestos ao PT.

A interlocutores, o paraibano sinalizou que decidiria se dará andamento à tramitação da matéria só depois da apreciação pela principal comissão da Câmara.

Continue lendo aqui

O Petista Wagner Lago, nome histórico da política do Maranhão, declara apoio a Orleans Brandão

Postado por Caio Hostilio em 10/jun/2026 - Sem Comentários

Filiado ao PT, Wagner Lago, ex-deputado federal e irmão do ex-governador Jackson Lago, é mais um nome histórico da política do Maranhão a apoiar o pré-candidato Orleans Brandão (MDB) ao governo do Estado. Antes, Dra. Clay Lago já havia declarado apoio ao emedebista.

O petista confirmou a preferência durante visita a Marcus Brandão, ex-presidente estadual do MDB. O momento foi registrado e publicado em rede social por Marcus Brandão.

Wagner Lago é mais um nome de peso da política maranhense a reconhecer a consistência do projeto de Orleans Brandão para o Maranhão. O ex-deputado avalia que o emedebista tem as melhores propostas para o desenvolvimento dos municípios e da população maranhense.

Lago é mais um petista de renome a reforçar o time Orleans neste período de pré-campanha. Tudo leva a crer que outros ainda podem chegar para apoiar o candidato do MDB.

Ministro de Lula é citado na delação de Daniel Vorcaro por caixa 2 de campanha e PT baiano é citado…

Postado por Caio Hostilio em 10/jun/2026 - Sem Comentários

O dono do Banco MasterDaniel Vorcaro, citou pelo menos um ministro de Lula em sua proposta de delação premiada. Alexandre Silveira, titular da pasta de Minas e Energia, foi citado nas duas propostas de colaboração entregues por Vorcaro à Procuradoria-Geral da República (PGR) e à Polícia Federal (PF). Em seu relato, ele afirmou ter feito repasses no caixa 2 à campanha à reeleição no Senado Federal do então candidato do PSD de Minas Gerais.

De acordo com fontes ligadas à investigação, Silveira é o único ministro de Lula citado na proposta. Nas minutas apresentadas pelo ex-banqueiro, a doação no caixa 2 é apresentada sem muitos detalhes exceto pelo valor, de R$ 20 milhões.

Assim como nos outros capítulos do relato de Vorcaro, as informações foram consideradas insuficientes por integrantes da PF e do Ministério Público Federal porque Vorcaro não teria especificado as contrapartidas do acerto de caixa 2.

Em relação ao PT baiano, a proposta de delação de Vorcaro menciona pagamentos que teriam sido realizados como contrapartida à operação do programa Credcesta pelo Banco Master no estado.

O Banco Master passou a operar o Credcesta na Bahia entre os anos 2018 e 2022. Na época, o estado era governado por Rui Costa (PT), ex-ministro da Casa Civil no terceiro mandato de Lula.

Atenção concurseiros!!! O governador aumenta de 30 para 35 anos a idade máxima para o concurso da PMMA e Corpo de Bombeiros

Postado por Caio Hostilio em 10/jun/2026 - Sem Comentários

Um ato que traz a chance para o maior número de pessoas que podem concorrer a uma vaga na PMMA e no Corpo de Bombeiros, conforme, explica o governador Carlos Brandão abaixo:

Enviei à Alema a MP nº 554, que aumenta de 30 para 35 anos a idade máxima de ingresso no quadro de praças da PMMA e do Corpo de Bombeiros. Também alteramos a altura mínima: 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres.

E já se preparem, pois vem aí o edital do maior concurso público da história do Maranhão, que iniciaremos pelo nosso sistema de segurança, com 3.350 vagas imediatas.

Caxias: Eita prefeito que só traz notícias excelentes… Adiantamento dos salários e Local para assistir a Copa com sorteio!!!

Postado por Caio Hostilio em 10/jun/2026 - Sem Comentários

Olha aí caxiense!!! Gentil Neto já marcou o lugar para você assistir a Copa e participar do sorteio de camisas da seleção. Confira abaixo:

“ALÔ, CAXIAS! O primeiro jogo do Brasil merece uma festa à altura!

Neste sábado, a partir das 17h, o encontro é no Mirante da Balaiada, na Rua das Sombrinhas. Vamos vestir o verde e amarelo, torcer juntos pela nossa Seleção e viver uma tarde de muita animação, música e energia positiva!

E tem mais: vamos sortear 5 camisas oficiais da Seleção Brasileira para quem estiver presente!

Chama a família, reúne os amigos e vem fazer parte dessa grande corrente de torcida. Porque quando o Brasil entra em campo, Caxias joga junto! ”

E não é que o prefeito Gentil Neto resolveu antecipar os salários e o 13º salário? Confira abaixo:

“Junho chegou daquele jeito: dinheiro na conta e economia em movimento!

Mais uma vez, a Prefeitura de Caxias demonstra organização e responsabilidade com as finanças públicas: os salários dos servidores municipais serão pagos no dia 19 de junho, e a primeira parcela do 13º salário será creditada no dia 26 de junho, garantindo mais tranquilidade para os trabalhadores e fortalecendo a economia do município.

O pagamento em dia e de forma antecipada reafirma o compromisso da gestão do prefeito com a valorização dos servidores, o fortalecimento do comércio local e o desenvolvimento de Caxias. Planejamento, respeito e responsabilidade seguem sendo marcas de uma administração que cuida das pessoas e trabalha pelo crescimento da cidade.”

 

Orleans Brandão reúne lideranças e demonstra força política no bairro João Paulo, em São Luís

Postado por Caio Hostilio em 10/jun/2026 - Sem Comentários

O bairro João Paulo foi palco, nesta terça-feira (9), de uma forte demonstração política em torno da pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Estado. O encontro, realizado na sede do Boi da Lua sob a liderança do vereador Antônio Garcês, contou com a presença da pré-candidata a deputada federal Tharcianne Garcês, do deputado estadual Guilherme Paz, do pré-candidato a deputado estadual Túlio Rezende e do prefeito de Tasso Fragoso, Kelson Carvalho, em um diálogo voltado para o futuro do Maranhão.

Ao abrir o encontro, Orleans Brandão destacou a receptividade da comunidade e sua ligação histórica com o bairro João Paulo.

“Fico muito feliz com a recepção que tenho recebido aqui e em todo o Maranhão. O João Paulo faz parte da minha história familiar, e é por meio do trabalho, do diálogo e da dedicação que estamos construindo um projeto voltado para resolver problemas reais da população, especialmente nas áreas da saúde e da geração de oportunidades”, afirmou.

O vereador Antônio Garcês enfatizou a confiança depositada na capacidade de liderança de Orleans. “Eu não traria alguém para o bairro do João Paulo e adjacências se não fosse para somar e dar certo. Sou uma pessoa que gosta de fazer o bem e jamais apresentaria alguém que não correspondesse a essa expectativa. Orleans tem o meu apoio e deste grupo porque demonstra sensibilidade, conhece as necessidades da nossa gente e tem a credibilidade necessária para trabalhar por essa comunidade, que tanto precisa de atenção”, declarou o parlamentar.

O deputado estadual Guilherme Paz ressaltou a importância estratégica de Orleans no cenário estadual, destacando sua trajetória e experiência como ex-secretário de Assuntos Municipalistas.

“Tenho dito em todo o Maranhão que Orleans é a nossa esperança. Ele participou efetivamente da gestão atual como secretário, conhece os caminhos e sabe como resolver as demandas da população. É um homem que sabe ouvir a classe política para levar soluções a quem está na ponta. Com sua força e juventude, tenho certeza de que fará um governo ainda melhor, dando continuidade aos avanços que o nosso estado tem vivenciado”, pontuou o deputado.

Encerrando o evento, Orleans Brandão reafirmou o compromisso de ampliar os investimentos na região e em todo o estado. “Já realizamos importantes ações no João Paulo, como a pavimentação de ruas, a revitalização da Praça Duque de Caxias e a chegada do Restaurante Popular. Mas sabemos que ainda há muito a fazer. Vamos trabalhar por uma feira mais estruturada para feirantes e consumidores, buscar soluções para os desafios do transporte público e lutar pela implantação da UPA do João Paulo, uma demanda histórica da comunidade. Tenho percorrido cada cidade e cada bairro do Maranhão ouvindo as pessoas e construindo um projeto que permita ao nosso estado continuar avançando”, concluiu o pré-candidato.

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos