Arquivo do Autor

Que sirva de exemplo para os demais gestores do MA!!! Gil Cutrim autoriza construção de Creches Municipais em tempo integral

Postado por Caio Hostilio em 26/jan/2013 - 11 Comentários

Prefeito também entregou, nesta sexta-feira (25), duas novas ambulâncias que irão reforçar o atendimento no setor municipal de saúde de São José de Ribamar.

FOTOS CRECHES 023O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), autorizou, nesta sexta-feira (24), a construção de cinco Creches Municipais em tempo integral nos bairros São José dos Índios, Novo Cohatrac, Alto do Turu, Matinha e Miritiua. Gil Cutrim também entregou duas novas ambulâncias que irão reforçar o atendimento no setor municipal de saúde.

FOTOS PREFEITURA 079As obras de construção das unidades públicas educacionais terão duração de um ano e estão sendo custeadas com recursos federais (cerca de R$ 5 milhões), através do Ministério da Educação. Cada Creche Municipal terá capacidade para atender até 120 alunos, com idade variando entre quatro meses e cinco anos, e será dotada de toda a infraestrutura necessária (salas de aula, anfiteatro, playground, pátio coberto, refeitório, acessos para portadores de necessidades especiais, dentre outras) para oferecer educação de qualidade aos ribamarenses.

A construção das novas Creches Municipais reforça, ainda mais, o sistema educacional em tempo integral de São José de Ribamar, que já possui as Escolas Municipais Liceu Ribamarense I e Liceu Ribamarense II, construídas, equipadas e mantidas com recursos próprios da prefeitura e que formam a primeira rede de ensino público em tempo integral de São José de Ribamar e do Maranhão.

“Nossa administração continuará buscando parcerias com os Governos do Estado e Federal no sentido de formalizar mais parcerias que beneficiem o povo ribamarense”, afirmou Gil Cutrim.

Para o comerciante José de Ribamar Fonseca, morador da Matinha, a implantação das Creches Municipais em tempo integral é mais uma ação importante da prefeitura que visa, além de oferecer educação pública de qualidade, beneficiar muitos pais e mães da cidade. “Nossos filhos irão ter acesso a uma educação de qualidade, além de permanecer em um ambiente saudável e tendo acesso a uma ótima alimentação, por exemplo. Mais uma vez, o prefeito Gil Cutrim dá exemplo de compromisso com a coisa pública”, disse.

Avaliação semelhante fez o presidente da Câmara Municipal de Ribamar, vereador Beto das Vilas “O Gil é um gestor sério e que aplica muito bem os recursos públicos. São por estas e várias outras ações que a administração municipal de São José de Ribamar é reconhecida nacionalmente”.

Também participaram da solenidade de assinatura das ordens de serviço os vereadores César Vieira (PSDC), Antônio Augusto (DEM), Negão (PMDB), Valberlena (PSDC) e Lindoso (PT do B).

Por que esse assunto sobre a Vale é tão debatido no exterior?

Postado por Caio Hostilio em 26/jan/2013 - 1 Comentário

A matéria abaixo, eu postei no dia 24 de fevereiro de 2011, mostrando o descaso da CVRD com seus parceiros, cujas falências estavam constantes.

O interessante é que essa matéria foi publicada no jornal Estado de Minas e alcançou uma dimensão extraordinária no exterior, principalmente no Canadá, na China, nos USA e em diversos países europeus, porém não teve muita repercussão aqui no Maranhão.

Dia desses uma autoridade disse-me: “Já li seu blog hoje e muitos já devem ter lido”. Respondi a ele: “Acho que não, pois não me ligo em escrever fofocas, mas sim coisas de interesse para coletividade. Talvez eu tenha mais acessos fora do Maranhão”. Ele se espantou!!!

O certo é que essa matéria abaixo até hoje é comentada e divulgada no exterior. Seu acesso diário no exterior é algo impressionante. Agora, sabem o porquê desse interesse? Não é porque o texto é maravilhoso, mas sim porque traz informações preciosas para os investidores, para os ambientalistas, para aqueles que pensam na geração de emprego e renda, coisa que ainda não chegou ao estado de maturação por aqui.

vale interesse

Alguns dos comentários:

vale II

Notícias

Postado por Caio Hostilio em 25/jan/2013 - Sem Comentários

Elogio publico

Por Lauro Jardim

gastãoNa reunião que teve ontem com doze ministros, para preparar o encontro com os prefeitos marcado para segunda-feira, Dilma Rousseff elogiou o desempenho de Gastão Vieira à frente do Turismo.

Secretário Luis Fernando Silva prestigia lançamento do 9º Festival Geia de Literatura, em Ribamar

Foto 1 Lu..[1] gewiaLançada, nesta sexta-feira (25), na sede do Liceu Ribamarense I, a 9ª edição do Festival Geia de Literatura. O evento contou com a presença do secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva; do presidente do Instituo Geia, Jorge Murad e do prefeito de Ribamar, Gil Cutrim; de associados, patrocinadores, professores e estudantes. “O festival tem como objetivo despertar o hábito da leitura, o que tem contribuído para a melhoria da qualidade do ensino em Ribamar”, declarou Luis Fernando Silva, que é ex-prefeito da cidade. O secretário chefe da Casa Civil destacou que a iniciativa já apresenta resultados, de acordo com os índices do Ministério da Educação. “O Liceu Ribamarense I registrou Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 6,8% e o Ribamarense II, alcançou 6,6%, ficando entre as melhores escolas maranhenses. O resultado se deve em parte a iniciativas como essa, além de outros investimentos que contribuem para uma educação pública de qualidade é possível”.

É necessário!!! Barreiras eletrônicas voltam a funcionar em São Luís

Já estão em pleno funcionamento todas as barreiras eletrônicas que fazem o serviço de redução de velocidade nas principais avenidas da cidade, gerando maior disciplina e segurança no trânsito de São Luís. A titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Myrian Aguiar, explica que o processo de reativação do contrato do serviço de fiscalização eletrônica foi retomado no primeiro dia da nova gestão. De acordo com Myrian Aguiar, a utilização dos redutores de velocidade é de fundamental importância para a segurança do trânsito na capital. As barreiras foram instaladas nas principais avenidas de São Luís, em pontos estratégicos, após estudo técnico feito pela Coordenação de Estudos e Projetos de Engenharia de Tráfego da SMTT levando em consideração o índice de acidentes e a velocidade da via.

Rematrícula de alunos na rede municipal de ensino começa na segunda-feira

Os alunos que cursaram o ano letivo de 2012 na rede municipal de ensino devem ser rematriculados a partir da próxima segunda-feira (28). Os pais e/ou responsáveis dos estudantes devem se deslocar à unidade de Educação Básica onde os alunos cursaram o ano de 2012 para realizar o procedimento. O prazo para rematrícula encerra no dia 31 deste mês.Para os novos estudantes que vão ingressar na rede municipal, o período de matrícula será aberto no dia 1º fevereiro e seguirá até o dia 8 do mesmo mês. Os responsáveis devem apresentar a documentação necessária para a matrícula na sede da unidade de Educação Básica em que os alunos pretendem estudar. No caso da Educação Infantil, além dos documentos de matrícula é preciso apresentar cópia do cartão de vacinação. Os documentos requisitados para matrícula são: cópia da certidão de nascimento do aluno, do comprovante de residência, cartão de Bolsa Família (se houver), 02 fotografias 3 X 4, histórico escolar do  ano letivo anterior e cópia do documento de identificação dos pais e/ou responsáveis.

Aleluia!!! Ex-prefeitos terão que devolver dinheiro público

DESEMBARGADORAA 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) condenou os ex-prefeitos Deusdedith Sampaio (Açailândia) e Ademar Alves de Oliveira (Olho D´água das Cunhãs) a ressarcir o erário público verbas recebidas e não aplicadas, com pagamento de juros e correção monetária. O ex-prefeito de Açailândia, Deusdedith Sampaio, terá que ressarcir R$ 11.115,00 recebidos por meio de convênio com programa nacional que objetiva identificar e corrigir dificuldades visuais e auditivas de alunos da rede pública. Ademar Alves de Oliveira foi acionado pelo MP, em razão da não prestação de contas de convênio firmado com o Estado do Maranhão, em 1999, com a finalidade de apoiar ações de imunização no município, no valor de R$ 2.640,00. A relatora dos dois processos foi a desembargadora Raimunda Bezerra, cujo entendimento foi de que os ex-prefeitos incorreram em atos de improbidade administrativa, ao deixarem de comprovar a regular aplicação dos recursos com a respectiva prestação das contas.

Alto Parnaíba: Liminar manda ex-gestor devolver documentos à prefeitura

O juiz José Francisco Fernandes, titular da comarca de Alto Parnaíba, deferiu uma liminar na qual determina que o ex-prefeito entregue documentos e computadores da prefeitura ao atual gestor. De acordo com o município, autor da ação, os documentos foram indevidamente retirados da Prefeitura Municipal e de outros órgãos pelo ex-prefeito Ernani Soares, pelo ex-secretário de administração e finanças José Henrique Soares (filho do ex-prefeito) e pela contadora da gestão passada, Rosimar Barros. Os documentos estariam guardados na casa de Rosimar, em Balsas. 

É preciso muita explicação sobre esse pagamento a SP Alimentos pela ex-gestão de Castelo

Postado por Caio Hostilio em 25/jan/2013 - 5 Comentários

castelonaEssa documentação abaixo já está em poder do Ministério Público, segundo o que pude apurar.

Mas vamos ao que interessa. Baseado em que a ex-gestão, através do ofício nº 1308/2012, datado do dia 26 de dezembro de 2012, encaminhado ao gerente do Banco do Brasil, em nome do gerente do Banco Brasil, autorizando o pagamento da OBC nº 2271/2012, no valor de R$ 1.516.268,20.

No ofício, consta apenas o número da conta a ser debitada C/C 6.579-X, porém em nenhum momento citam a fonte do recurso a ser utilizado para efetuar tal pagamento.

Quanto a autorização de débito, consta o número da conta com uma sigla PMSL/MEREN e do tipo Convênio.

Pelo visto os pagamentos estão relacionados à compra de merenda escolar, mas houve compra de merenda escolar? Quem recebeu? Quando foram entregues? Quem atestou as notas fiscais? Quais foram as unidades escolares que receberam os insumos? Cadê as requisições assinadas pelas diretoras e os recebimentos devidamente assinados?

Por outro lado, por que fracionou o pagamento, isso no apagar das luzes da ex-gestão, já que o pagamento seu em sua totalidade no dia 27 de dezembro de 2012?

Agora o questionamento mais interessante. Por que o ordenador de despesas, nesse caso o secretário Municipal da Fazenda, José Mário Bittencourt Araújo, não assinou o ofício e sequer a autorização de débito? Deixando para a secretária adjunta de administração e financeira, Maria Ferreira de Almeida, assinar essa ordenação de despesa prá lá de esquisita?

castelo

casteloI

casteloII

casteloIII

O blog Metendo o Bedelho e sua expressão!!!

Postado por Caio Hostilio em 25/jan/2013 - 3 Comentários

Sempre fui um questionador crítico, por isso desde novo comecei a escrever artigos para jornais, seguindo a vocação do meu pai.

Tanto no Rio de Janeiro quanto em Brasília escrevi diversos artigos que foram publicados, mesmo alguns passando pelo crivo da censura.

Em São Luís tenho artigos publicados nos principais jornais desse Estado e me orgulho muito em ter tido a oportunidade em escrever para o EMA, O Imparcial, o Jornal Pequeno, o Atos e Fatos, o Extra (pioneiro), o saudoso Veja Agora, o A Tarde e o Diário da Manhã.

Virei blogueiro, não para disputar com os jornalistas ou brigar por números de acesso, mas sim para continuar, como articulista, a tecer meus questionamentos críticos dentro de uma linha de pensamento sobre o cotidiano político, social e econômico.

Foi com esse pensamento que escrevi em 10 de agosto de 2012 o artigo “Um blog sem acesso, mas que chama a atenção!!!”, onde começo dizendo:Quem sempre falava do potencial do meu blog era o meu amigo Décio Sá. Ele vez por outra me dizia: “Caio melhora o visual do teu blog, ele tem muito acesso, consigo ver isso pelo total de acesso que ele dá ao meu diariamente, principalmente nos outros estados… Mas nunca me importei com o fator concorrência, haja vista que primo mais pela qualidade que pela quantidade, ainda mais por escrever numa linha editorial rebuscada aos parâmetros sociológicos.

Nesse artigo, digo que fui convidado duas vezes para escrever artigos para uma revista com dimensão internacional, coisa que fiz.

O primeiro artigo publicado foi “Faculdade de Direito: O que aconteceu?”, sua postagem aconteceu em 10 de maio de 2011. A repercussão internacional foi excelente e esse blog recebeu 51 comentários internacionais e nenhum maranhense…

Em outra matéria “A diferença entre motoqueiro e motociclista e as conseqüências para a saúde pública”, publicada em 14 de fevereiro de 2011, foram mais de 135 comentários internacionais.

Mostrei que esse blog essa lido em países, segundo Google Analytics.

97 PAÍSES ACESSARAM ESSE BLOG, ABAIXO OS 20 COM MAIOR ACESSO:

acessollll

 

 

Agora para minha felicidade, o meu artigo “Atos de corrupção”, publicado, ontem 23/01/2013, foi reproduzido por dois grandes meios de comunicação desse país, sendo um do Rio de Janeiro e o outro de São Paulo, conforme abaixo, com exposição internacional:

A mim não interessa números de acessos, mas sim o reconhecimento daqueles que sabem tirar proveito de um questionamento crítico.

metendo o bedelho

metendo o bedelho I

 

Flávio Dino veja em Brasília a possibilidade de liberarem os recursos bloqueados de Pinheiro!!!

Postado por Caio Hostilio em 25/jan/2013 - 17 Comentários

Como seria importante que o “comunista” Flávio Dino mostrasse agora ao povo de Pinheiro o quanto o seu aliado, o ex-prefeito Zé Arlindo (PSB), é um irresponsável com a coisa pública, haja vista que após o mesmo ter a aplicado um calote, o aliado de Flávio Dino bloqueou R$ 833 mil da Prefeitura de Pinheiro. Ah!!! Ver se Márcio Jardim não consegue!!!

luciano-genesio[1]A cada semana, o prefeito de Pinheiro, Filuca Mendes (PMDB), contabiliza mais um rombo nos cofres do município, em consequência da desastrosa herança administrativa deixada pelo antecessor, o ex-prefeito Zé Arlindo Souza (na foto com os aliados Flávio Dino e Luciano Genésio). Desta vez foram R$ 833 mil, que foram bloqueados judicialmente para pagamento de uma multa decorrente do descumprimento das obrigações com a Justiça do Trabalho, em ação movida pelo Ministério Público do Trabalho, relacionada aos direitos de crianças e adolescentes.

Por conta do montante da multa, em torno de mil reais por dia, o FUNDEB (Fundo de Manutenção e o Desenvolvimento do Ensino Básico), o FMS (Fundo Municipal de Saúde) e o FPM (Fundo de Participação do Município) foram bloqueados por decisão do juiz do trabalho, Lucas Silva de Castro. O bloqueio desses recursos, segundo o prefeito Filuca, praticamente inviabiliza a maioria das ações emergenciais em curso. “Estamos empreendendo todas as tentativas de acordo para que, pelo menos, parte desses recursos sejam disponibilizados. Do contrário, teremos grandes dificuldades para cumprir obrigações e dar continuidade ao programa de ações emergenciais”, explicou ele.

A solicitação judicial, feita ao Banco Central do Brasil, ocorreu em razão do não cumprimento com compromissos assumidos. No primeiro ano de gestão do ex-prefeito, em 14/12/2009, a Prefeitura de Pinheiro foi notificada por não cumprir suas obrigações, não apresentar defesa e nem pagar o valor devido. Em 2011, o Município novamente não cumpriu seus compromissos. Agora o calote da Administração Zé Arlindo saiu caro. No final do ano passado, em 28/11/2012, o juiz Érico Renato Serra Cordeiro, determinou o bloqueio online do FPM que deveria ser revertido em favor do FIA, Fundo da Infância e Adolescência do Estado.

A justiça levou em consideração “o silêncio do executado”, ou seja, o total desleixo e falta de atenção da administração passada, com relação ao caso. Em janeiro deste ano, no dia 16/03, a Justiça do Trabalho realizou uma fiscalização no Mercado Municipal de Pinheiro, no Lixão da cidade e nas instalações físicas do PETI – Programade Erradicaçãodo Trabalho Infantil e no Conselho Tutelar.

Além de todos os nove pólos do PETI estarem desativados, o Conselho Tutelar pinheirense funcionava em um prédio em precárias condições. Na feira e no lixão constatou-se a presença de meninos e meninas trabalhando, ilegalmente, no comércio de hortaliças e catando lixo, uma grave infração ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Mais um calote deixado pelo ex-prefeito Zé Arlindo. E quem vai pagar as contas é a população.

Atenção, incautos maranhenses!!! Brasil está apenas na 37ª posição em ranking de qualidade de vida

Postado por Caio Hostilio em 25/jan/2013 - 5 Comentários

Para os metidos os salvadores da pátria, os mágicos, escondedores de espadas, os “moralistas e éticos”, os “camaradas que acham que sabem gerir a coisa pública”, os politiqueiros canalhas que vivem do discurso sem fundamento, leiam essa matéria e sejam mais honestos com vocês mesmos!!! Apesar dos avanços econômicos dos últimos anos, o país não consegue obter uma classificação melhor. Isso é o mundo neoliberal!!!  

Rosana Hessel

pobrezaNos últimos anos, o Brasil ganhou o status de potência econômica mundial. Em 2012, com um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 2,42 trilhões, ocupou a posição de sétima maior economia do mundo, depois de ter figurado momentaneamente, no ano anterior, em sexto lugar, à frente do Reino Unido. O país tem avançado também em outros aspectos, como melhoria de renda das classes mais baixas. Tudo isso, no entanto, ainda não foi suficiente colocar o país na linha de frente das nações em que a população desfruta de boa qualidade de vida. Nesse campo, estamos muito atrasados e em situação pior da existente em países muito mais pobres ou que atravessam crises gravíssimas, como a Grécia.

Ao longo desta semana, em uma série de reportagens, o Correio mostrou a vida difícil dos brasileiros que vivem na periferia dos grandes centros ou em locais distantes do interior, abandonados pelo poder público. Nessas regiões, faltam serviços essenciais, como fornecimento de água, saneamento básico, hospitais, salas de aula, bancos, correios e até luz elétrica. Esse retrato dramático das carências nacionais, que ainda sujeita mais da metade dos brasileiros a viver sem coleta de esgotos, por exemplo, se reflete em estatísticas e estudos que procuram avaliar não apenas o PIB, mas a efetiva qualidade de vida da população.

Uma pesquisa da consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), divulgada no fim do ano passado, é um exemplo de quanto ainda precisamos evoluir. No levantamento, apesar de ter uma das 10 maiores economias do planeta, o país não é um dos 10 melhores lugares do mundo para se nascer — ocupa a 37ª posição de um ranking liderado pela Suíça, com a Nigéria em 80º e último lugar. A Argentina ficou no 40° posto, mas à frente do Brasil estão Chile (23º), República Tcheca (28º), Costa Rica (30°), Polônia (33º) e Grécia (34º). O estudo leva em conta variáveis como renda, taxa de criminalidade, igualdade entre homens e mulheres, qualidade da vida familiar e comunitária, expectativa de vida, liberdade política e transparência e eficiência do governo.
“O Brasil ainda é muito desigual de origem e, tendo em vista que só há pouco começamos a combater a pobreza, isso nos deixa atrás desses países citados”, avaliou o professor de relações internacionais da Universidade Católica de Brasília Creomar de Souza. “Acredito que temos melhorado, mas a questão primordial é a baixa velocidade das mudanças”, completou. Esse ritmo lento é o que explica por que o país, apesar dos ganhos registrados nas últimas décadas, perdeu terreno no ranking dos que oferecem boa qualidade de vida. Em termos simplificados, outras nações se desenvolveram mais rápido.

Perdendo terreno

Em 1988, levantamento semelhante da EIU trazia o Brasil na 30º colocação e os Estados Unidos na liderança. A Grécia estava em 27º, a Argentina, em 21º, e o Chile nem aparecia na lista. O economista responsável pela pesquisa atual, Laza Kekic, não se sentiu à vontade para comparar os dois estudos. “As metodologias são diferentes, por isso eles não são comparáveis”, afirmou.

Especialistas ouvidos pelo Correio, no entanto, explicam que, para entender a perda de posição brasileira, basta olhar para duas referências fundamentais quando o assunto é nível de vida: o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), e o Índice de Percepção da Corrupção (CPI, na sigla em inglês), da Transparência Internacional (TI). Neles, o Brasil aparece na 84º e na 69ª colocações, respectivamente. “O avanço da renda do brasileiro não é suficiente para garantir a ele boa qualidade de vida”, disse Otto Nogami, professor de Economia do Insper. “Ainda há muito a ser melhorado em áreas como transporte urbano, saúde e educação.”
O IDH é elaborado com base em dados sobre o nível educacional da população, renda per capita e expectativa de vida ao nascer. O país avançou nesses três itens, mas não tanto quanto necessário. A expectativa de vida chegou a 73,4 anos, a renda per capita mais que dobrou entre 1988 e 2012, alcançando a US$ 12,02 mil, mas a educação ficou para trás. “O aumento da renda do brasileiro foi focado no consumo, e o salto de classe social não sofreu ganhos qualitativos. Priorizou-se a cultura do ter, e não se agregaram valores que só se obtêm com educação em um nível mais elevado. É com ela que conseguiremos dar um salto mais expressivo nesses outros rankings”, afirmou a psicóloga e diretora executiva do CPM Research, Oriana Monarca White.

Na década de 1970, a Coreia do Sul — que tem população um pouco maior do que do estado de São Paulo e dimensões semelhantes às de Santa Catarina — tinha um PIB inferior ao do Brasil. Mas priorizou a educação e iniciou uma arrancada que a levou a ostentar, hoje, a 15ª colocação do IDH. Dos 49,7 milhões de habitantes, 99% são alfabetizados e têm acesso ao que há de mais moderno em matéria de tecnologia. Em termos de qualidade do sistema educacional, o Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking de 40 países em outro estudo encomendado pela EIU. A Coreia do Sul foi a vice-líder, atrás da Finlândia.

Violência
Na avaliação de Oriana, a valorização do consumo pode ter ajudado a estimular a economia nos últimos anos, mas gerou animosidade entre os que têm menos ou poucos bens. Isso explicaria, em parte, o aumento da violência nos grandes centros urbanos e o uso de drogas, por exemplo. Ela cita também o aumento na percepção de corrupção na esfera pública, devido, especialmente, ao maior acesso à informação. No geral, países mais corruptos são os que têm piores indicadores sociais, já que recursos públicos que poderiam ser empregados em programas para beneficiar toda a população são desviados em nome de grupos que se aproveitam das fragilidades no controle das finanças do governo.
O diretor do escritório brasileiro da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), Carlos Mussi, pondera que é difícil comparar os dois estudos da EIU, mas reconhece que a desigualdade ainda é evidente no Brasil, apesar de o país ser admirado pelos nossos vizinhos latino-americanos mais pobres. “A qualidade de vida para a maior parte da população melhorou em termos de emprego e renda, mas o desafio, em geral, é a qualidade dos serviços públicos e da infraestrutura do país. Eles não acompanharam o crescimento”, pontuou.

Nogami, do Insper, também ressalta as diferenças entre os dois estudos da EIU e lembra que a pesquisa, além de considerar fatores empíricos, a exemplo de indicadores econômicos, políticos e sociais, também leva em conta elementos subjetivos. “Não podemos interpretar tudo o que mostra o estudo, mas uma leitura superficial aponta o abismo social que ainda existe no Brasil e a necessidade de melhorar a infraestrutura, especialmente em relação à saúde pública e ao saneamento básico”, ressaltou. Para Creomar Souza, é preciso ainda “definir um modelo educacional consistente, que prepare as futuras gerações para os desafios de uma economia global cada vez mais complexa”. Além disso, pondera, “os serviços públicos precisam estar focados no atendimento ao público e não no conforto do servidor”.

» Reformas necessárias

Os especialistas observam que além de melhorar a educação e a infraestrutura, é preciso realizar as reformas estratégicas, como a tributária. “Uma empresa quebra aqui de tanto imposto que tem de pagar”, critica Oriana White, da CPM Research. Otto Nogami, do Insper, adverte que o país subiu no ranking econômico não apenas devido ao próprio crescimento, mas porque outras economias encolheram. “Quando a Europa sair da crise, o Brasil, se ficar parado, pode não se sustentar entre as 10 maiores economias”, comenta.

Pois é Marco D’Eça, vamos ver se Holanda Junior vai suportar ser tutelado!!!

Postado por Caio Hostilio em 25/jan/2013 - 14 Comentários

Li agora pouco no blog do jornalista Marco D’Eça a matéria “Holandinha quer, mas o PCdoB não deixa…”. Em minha opinião, isso terá dias contados, haja vista que o Edivaldo Holanda Junior é um político jovem e de um futuro brilhante, pois já conseguiu chegar aonde o Flávio Dino não chegou.

Eu já disse aqui que Holanda Junior foi eleito por seus próprios méritos, principalmente a carisma, coisa que somente vejo nele e em Roseana Sarney, que queiram o não, é nesse Estado quem possui um patamar de 45% do eleitorado a seu favor.

Os próprios números da eleição de 2012 mostram isso!!! Holanda ganhou por seus méritos…

Quanto ao monitoramento de Márcio Jerry, concordo plenamente com o jornalista e até comentei isso, ontem, com uma figura ilustre do governo de Holanda Junior, onde lhe disse que não era justo ter nomeado Rodrigo Marques (uma pessoa competente e séria) para ser o secretário de governo e nas fotos de todas as reuniões aparecer ao lado do prefeito sempre o secretário de comunicação Márcio Jerry. Falei que aqui quando caísse na mídia pegaria muito mal para a gestão de Holanda.

holandia22Marco D’Eça, no dia 12 de novembro de 2012 publiquei o artigo “Por que Flávio Dino precisa tutelar Edivaldo Holanda Junior?”, vamos ler:

É obvio que Flávio Dino era o candidato predileto para concorrer à Prefeitura de São Luís contra o atual prefeito João Castelo.

Ele tinha vinha de duas derrotas, uma para o próprio Castelo em 2008 numa disputa pela prefeitura de São Luís, no segundo turno, e outra em 2010 para Roseana Sarney numa disputa pelo governo do Estado, no primeiro turno.

Isso abalou a estrutura política e emocional de Flávio Dino.

Não demorou em vir à tona um dos piores escândalos desse país envolvendo o seu partido, o PCdoB, no Ministério do Esporte, com desvios de bilhões e bilhões, através ONGs.

Foi acalentado ao ser nomeado para presidir a EMBRATUR.

Não demorou em acontecer uma tragédia na sua vida pessoal, a morte prematura e covarde do seu filho Marcelo, por erro médio no Hospital Santa Lúcia, em Brasília.

Diante dos fatos, Flávio Dino declara que não disputaria mais a Prefeitura de São Luís e nem tampouco se envolveria na disputa.

Eu até acredito que essa era sua idéia…

Ao chegar 2012, lá estava Flávio Dino engajado na disputa pela Prefeitura de São Luís, não como candidato, mas como o mentor de um consórcio de candidatos, que de lá sairia o escolhido. Talvez aquele que melhor seguisse suas orientações e não o atrapalhasse em suas empreitadas para 2014.

Flávio Dino viu que o perfil que se enquadrava era o de Holanda Junior, mas ele precisa de outras forças além do PCdoB e conseguiu através de Eduardo Campos atrair o PSB e cooptar o Roberto Rocha.

Estava fechado o seu cerco em São Luís e outras estratégias em alguns municípios.

Flávio Dino só não contou com um agravante, caso a gestão de Holanda Junior (que não será dele de fato) não funcionar, a responsabilidade será totalmente dele, assim como se for maravilhosa, os méritos serão dele.

Por isso, Flávio Dino tem que manter Holanda Junior diuturnamente monitorado e se possível monitorar Roberto Rocha, missão mais difícil.

Então, acharam os documentos de Coroatá referentes a 2012 e cadê os de São Luís?

Postado por Caio Hostilio em 25/jan/2013 - Sem Comentários

Todo governo marcado pela corrupção, sempre aproveita o último ano de gestão para fazer as maiores falcatruas com o dinheiro do contribuinte e terminam transformando o setor contábil numa balburdia generalizada.

IMG_7565_1280x719[1]A primeira medida de um gestor corrupto, que não consegue se reeleger ou eleger seu sucessor é transformar o ambiente público numa verdadeira algazarra e dar sumiço na documentação do último ano de sua gestão. Isso já é praxe. Os órgãos fiscalizadores e a própria Justiça sabem disso.

IMG_7568_1280x719[1]Claro que os documentos referentes o exercício de 2012 da Prefeitura de Coroatá só poderia está com um dos ex-funcionários da contabilidade da gestão de Luiz da Amovelar.

IMG_7575_1280x719[1]Era notório que o funcionário alegaria que os documentos serviriam para subsidiar a prestação de contas do ex-prefeito. Mas ele esquece que os documentos não são de propriedade do seu ex-patrão, mas sim do poder público.

IMG_7581_1280x719[1]Sobre São Luís, chamei a atenção em diversas matérias, com a “Quando sairá o relatório da comissão de transição?”, publicada no dia 14 de dezembro de 2012 e a última nesse sentido foi publicada no dia 2 de janeiro de 2013 “A equipe do prefeito Edivaldo Holanda Junior já tomou conhecimento da real situação?”, onde digo: Estão bem longe!!! Com certeza não chegarão a um denominador comum por uma simples e real conclusão: “As documentações que dariam todo fio da meada em todas as áreas referente ao exercício de 2012 estão todos com o ex-prefeito João Castelo, que terá até abril de 2013 para prestar contas com TCE. 

Será que já conseguiram toda essa documentação?

Uma coisa eu posso garantir: todos os prefeitos que ficaram com os documentos, estão com uma equipe de contadores especializados debruçados sobre toda essa documentação para tentar corrigir o máximo que puder as falcatruas. O que vai pintar de Notas Fiscais e documentos com papeis novinhos e de fácil verificação, não está no gibi!!!

Um texto aos políticos e aos comentaristas desse blog…

Postado por Caio Hostilio em 24/jan/2013 - 8 Comentários

O artigo abaixo, eu publiquei no dia 30 de abril de 2011 “Reflexão!!!“. Sempre vi serem criadas leis para regulamentar os serviços públicos nesse país, mas jamais vi alguém querer passá-las didaticamente para a coletividade, servindo apenas para o uso inadequado pelos tecnocratas e, principalmente, pela absorção contrária pelos “políticos” para atacar seus adversários.

Vamos ao artigo:

Reflexão!!!

reflexãoCansei!!! Sinceramente não haverá tempo de eu ver mudanças!!!

Como todos os leitores dos meus textos sabem, eu já escrevi demais sobre a falta de conhecimento dos brasileiros e da maioria dos políticos sobre as leis que regem os serviços públicos do país, os direitos e deveres dos cidadãos brasileiros. Por outro lado, cansei também de ver e ouvir baboseiras de políticos que não condizem com a realidade, apenas serve para desinformar ainda mais o povo.

Cheguei a conclusão que os políticos e o povo não querem conhecer os fatos em suas essências, por isso a melhor definição ao nosso povo TUPINIQUIM brasileiro é a desinformação e escolher o que aí está, ou seja, a hipocrisia, as politiquices, as safadezas etc. Fico triste, mas jamais mudarão alguma coisa nesse barco furado.

Não assustem os leitores dessa CROCRÍTICA inúteis palavras, porém, realistas que escrevo. Todo homem tem o seu preço, não sou hipócrita e tenho o meu, portanto: Não me coloquem em nenhum cargo político, logo, estarão todos roubados e meus bolsos estarão cheios de grana!

Pessimista que sou e diga lá, não vejo orgulho e esperança daquilo que chamamos PÁTRIA, tampouco reafirmaria que exercemos cidadania através do voto. Cidadania a meu ver é exercida dentro de uma política de troca de valores entre as partes “GOVERNO e POVO”, cabendo às partes o que é de cada um (Sócrates em sua máxima filosofia). E se fossemos avaliar o que o POVO TUPINIQUIM BRASILEIRO tem, certamente veríamos que nada temos, logo, falta-nos de tudo, principalmente bons representantes e conhecimento didático de como funciona a gestão pública, pois assim poderíamos cobrar dos que apenas criam factóides e mentiras sobre o assunto

Ainda nessa ideologia do VOTO, enganam-se os leitores e demais brasileiros quando pensam que voto é exercer cidadania e no mínimo mal entendem das palavras DIREITO e DEVERES.

João Ubaldo Ribeiro dizia em seu livro “Viva o povo brasileiro”, certa visão realista e que todos nós pagamos caro pelo comportamento brasileiro. Assim segue: “(…) Um país de povo alegre, festeiro, que dribla todas as dificuldades com o célebre jeitinho brasileiro, um país feliz! E mais! Um país que nunca enfrentou guerras, nem pestes, nem vulcões, nem terremotos (…)”- Um pouco mais adiante, segue em sua crítica e enfatiza a mansidão brasileira: “(…) Um povo que convive com amenidade e cortesia, um povo prestativo, de coração bondoso, em que todas as raças se misturam livremente, pois desconhece o preconceito racial, visto que aqui o preconceito é econômico.”- Diante dos fatos elucidados pelo autor, não é difícil entender o seu ponto fraco; brasileiro é um povo amigo, dócil e confiante em tudo, principalmente nas promessas e nos discursos inflamados falaciosos, sem consistências que envolvem a esperança de um Brasil melhor.

Diante do desconhecimento do povo e da maioria dos políticos de como funciona de fato a economia e o social adotado no Brasil, resta-me dizer: “Viva o povo brasileiro!!! Salve-o da ignorância política!!!”

Ah!!! Já ia me esquecendo… Os políticos, seja de oposição ou posição, não querem que o povinho brasileiro conheça como funcionam esses ditames que regulamentam o serviço público brasileiro. Os oposicionistas porque perderiam o discurso falacioso, hipócrita e safado, podendo perder, com isso, suas vantagens politiqueiras, mesmo sabendo que suas falas vão de encontro à legalidade, a moralidade e a ética do serviço público. Enquanto que os governistas não podem perder seu “bote” de quatro em quatro anos.

Para a hipocrisia politiqueira, nós, povo, somos: medíocres, incultos, incautos, pobres e até miseráveis, indesejados, porém, felizes. É nesse aspecto que reflito sobre a falta de conhecimento do povo brasileiro dos seus direitos e deveres aparados pelas leis que regulamentam as gestões públicas.  

Portanto, fica aqui um pedido a qualquer político desse Maranhão: “Tenha coragem de debater esse assunto. Gostaria ao menos de ver um político sensato com o desconhecimento do povo brasileiro”.

Para que melhor reflita sobre o assunto, deixo um trecho do poema de Castro Alves “O navio negreiro”: “-Oh, Deus dos desgraçados!“. “Castro Alves rogou a Deus as mazelas dos negros e eu rogo pela falta de conhecimento do povo brasileiro”.

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos